Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 14 de junho de 2025

VEJA divulga edital com 6.715 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos do Trilhatec

Estudantes da rede estadual podem se inscrever a partir desta segunda-feira (16)


A Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Pernambuco divulgou, neste sábado (14), dois novos editais para inscrições no programa Trilhatec, cursos de qualificação profissional de estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Ensino. Ao todo, estão sendo oferecidas 6.715 vagas em cursos gratuitos promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os detalhes podem se inscrever a partir desta segunda-feira (16) através do site https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/ .

O Trilhatec é um programa do Governo do Estado de Pernambuco voltado para a qualificação profissional dos estudantes da rede pública estadual, oferecendo cursos em diversas áreas de conhecimento. O objetivo principal é preparar os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando-lhes uma formação técnica de qualidade, alinhada com as demandas atuais das indústrias e do setor de serviços no estado.

“A partir de segunda-feira estaremos com as vagas abertas para os estudantes do ensino médio e da EJA que desejam fazer uma qualificação profissional. O programa Trilha Tech é um programa do governo do estado que vem capacitar a formação profissional desses jovens. Então é muito importante que cada estudante procure se inscrever a partir de segunda-feira no curso que é do seu interesse, facilitando assim o seu acesso ao mundo do trabalho”, frisou o secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Paulo Dutra.

Os cursos fazem parte da profissionalização dos jovens do ensino médio e visam ampliar as possibilidades de inserção dos estudantes no mundo do trabalho, com foco em empreendedorismo, geração de renda e empregabilidade. As formações são oferecidas nas áreas de beleza, moda, hotelaria, tecnologia, gastronomia, logística, construção civil, automotiva, entre outras. A carga horária varia de acordo com o curso escolhido.

Do total de vagas, 4.800 são oferecidas para o Senac enquanto as demais 1.915 são para o Senai. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados no ensino médio ou na EJA da rede estadual com as inscrições gratuitas e realizadas de forma contínua até o dia 30 de novembro. Cada candidato poderá se inscrever em um curso por vez, considerando o período de realização. As escolas-polo também oferecerão apoio presencial aos estudantes que não tenham acesso à internet.

As formações serão realizadas nas escolas polo da rede estadual espalhadas por todas as regiões do estado. A seleção respeitará a ordem de inscrição e os critérios de elegibilidade, como idade e escolaridade mínimas oportunas. Será formado um cadastro reserva com o mesmo número de vagas por curso.

Clique AQUI para acessar o Edital de vagas do Senac
Clique AQUI para acessar o Edital de vagas do Senai

Nenhum comentário:

Postar um comentário