Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de julho de 2025

Cozinha Comunitária de São Vicente Férrer inova e ganha destaque na FENEARTE

Participação reforçou o papel do local como instrumento de transformação social

O município de São Vicente Férrer, localizado no Agreste de Pernambuco, foi destaque na Feira Nacional de Negócios de Artesanato de Pernambuco (FENEARTE-PE), em sua 25ª edição, com a presença da Cozinha Comunitária Helena Alves de Andrade. Comandada pelas cozinheiras Maria do Carmo e Solange Norberto, a cozinha não apenas levou receitas, mas histórias de luta, união e valorização da cultura alimentar popular a maior feira de artesanato da América Latina, segundo relatos das vicentinas.

A participação da cozinha aconteceu no dia 14 de julho, data que marcou a ida do município na FENEARTE. Segundo o secretário de Assistência Social, Adilson Carlos, a proposta de levar a Cozinha Comunitária para a feira foi nutrir memórias, contar histórias e reforçar a potência da cultura local e alimentar como forma de resistência e geração de renda.

“O comparecimento da Cozinha Comunitária na feira não passou despercebida. Foi destaque pela autenticidade, pelo sabor marcante dos pratos e pela energia acolhedora das cozinheiras. Uma verdadeira experiência sensorial e afetiva”, afirmou Adilson.

A cozinheira Maria do Carmo destaca que a cozinha ao longo do dia foi parada obrigatória dos participantes  da FENEARTE. “Ao longo do dia, a cozinha foi ponto de parada obrigatória, para quem buscava mais que uma refeição: ali se encontrava comida de verdade, feita com ingredientes locais, afeto. Pratos típicos preparados com o sabor da terra e das tradições vicentinas”, destacou.

Para Adilson Carlos, além de fortalecer a economia local, a participação da cozinha na feira reforça o papel do local como instrumento de transformação social. “A Cozinha Helena de Andrade volta para São Vicente Férrer com visibilidade ampliada, com dignidade e excelência do município na maior vitrine do artesanato e da cultura popular do Brasil”, ressaltou o secretário de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário