Após um dia intenso de agendas na Zona da Mata Norte nesta terça-feira (8), a governadora Raquel Lyra encerrou o dia anunciando uma série de ações estruturadoras que vão beneficiar vários municípios da região. Entre os investimentos apresentados pela gestora, que estava acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, estão a abertura de licitações para aquisição e instalação de uma estação de tratamento de água em Timbaúba e para a reativação da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Capibaribe Mirim, no mesmo município. As ações têm o objetivo de ampliar o acesso dos timbaubenses à água.
“Nós, do Governo de Pernambuco, temos um compromisso muito forte com a questão da água. Aqui em Timbaúba assinamos duas autorizações de obras para acabar com o rodízio da cidade, porque ter acesso à água nas torneiras é um sonho antigo do povo dessa região. Isso é levar dignidade à população, nosso objetivo maior”, declarou a governadora Raquel Lyra.
Ao todo, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Governo de Pernambuco vai investir R$ 12,6 milhões nas duas intervenções. “Vamos instalar uma das ETAs móveis mais sofisticadas do Brasil, além de retomar a captação no Capibaribe Mirim, abandonada há anos. Estamos retomando a eficiência do sistema com tecnologia de ponta e controle remoto”, celebrou o presidente da Compesa, Alex Campos.
*PE NA ESTRADA* - Na ocasião, a governadora também anunciou a abertura da licitação para a requalificação da PE-082, mais uma ação do programa PE na Estrada. A via é estratégica para o escoamento da produção agrícola e a mobilidade entre os municípios da Mata Norte. Serão requalificados 23,06 quilômetros, divididos em três trechos principais, beneficiando diretamente as cidades de Timbaúba, Ferreiros, Camutanga e Goiana.
“Nosso dia de hoje começou na PE-062, onde entregamos uma obra de R$ 88 milhões. Agora, damos início ao processo da PE-082. Em breve estaremos aqui de novo para acompanhar de perto esse avanço. É hora de acelerar”, enfatizou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
“Toda a Mata Norte vai ser beneficiada com essa estrada. Hoje, ela é uma das piores que a gente tem, mas isso vai mudar. Agora, Pernambuco vive um dos melhores momentos da sua história”, afirmou o deputado estadual Antônio Moraes.
A vice-prefeita de Timbaúba, Arleide Guerra, comemorou os anúncios. “Essas ações certamente irão contribuir de forma muito positiva para a vida dos timbaubenses. Especialmente a água, que sempre foi um problema da nossa cidade”, disse.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO — Ainda nesta terça-feira, em Macaparana, a governadora autorizou um convênio entre o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), e a prefeitura de São Vicente Férrer para reforma, requalificação e ampliação do mercado público municipal. A ação vai garantir a modernização de 50 boxes comerciais e a expansão do espaço em mais 244 m².
A agenda também incluiu a oficialização de incentivos fiscais, via Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind), para a indústria de beneficiamento de frutas Paraíso das Frutas. “Estamos vivendo uma década de trabalho intenso, realizando diversas obras em parceria com os municípios, e essa será mais uma conquista”, pontuou o diretor-geral de infraestrutura da Adepe, Rodrigo Miranda.
Participaram das cerimônias os prefeitos Éder Waltter (Vicência), Talita de Doda (Camutanga), Pedro Freitas (Aliança), Marcone Santos (São Vicente Férrer), Zé Roberto (Ferreiros), Dió Filho (Riacho das Almas) e Armando Pimentel (Itambé). Também participaram os secretários estaduais Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre às Drogas) e Alessandro Carvalho (Defesa Social).
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário