Dados do levantamento apontam que, desde o planejamento até a reserva da hospedagem, a culinária local é fator decisivo para o turismo no Brasil
A gastronomia conquistou de vez o seu lugar como parte essencial da experiência de viagem. De acordo com uma pesquisa global encomendada pela Booking.com para entender os comportamentos e inovações que devem moldar o setor de turismo nesse ano, 69% dos viajantes brasileiros consideram a culinária local um fator importante na hora de escolher o destino de uma viagem.
Além disso, a influência gastronômica atravessa perfis e gerações: entre as mulheres do país, esse percentual sobe para 73%, enquanto entre os homens é de 65%. A motivação é igualmente forte entre diferentes faixas etárias, com 71% dos Millennials valorizando a comida local como critério de decisão, seguidos por 68% da Geração X e Z.
O levantamento também identificou um comportamento mais amplo, no qual 67% dos viajantes brasileiros afirmam que viver a cultura e a gastronomia locais é uma motivação pessoal para viajar, com maior destaque entre as mulheres (72%). Essa motivação se traduz em prática com o planejamento de alguma experiência gastronômica nas viagens desses viajantes, como: visitar restaurantes locais pouco conhecidos (59%), visitar mercados locais (56%), experimentar comida de rua (53%) e visitar uma cervejaria ou vinícola local (46%) participar de um tour culinário, aula de cozinha ou jantar em um restaurante específico.
A gastronomia também influencia a etapa de reserva da hospedagem. Quase metade dos brasileiros (43%), que fizeram reservas on-line, considera importante saber se há opções de alimentação disponíveis no local, especialmente os Millennials (44%) e homens (44%).
Influência cultural
Além do paladar, a tela também tem papel importante. A pesquisa mostra que 26% dos viajantes brasileiros são inspirados por séries e filmes na hora de planejar uma viagem. E entre esse grupo, 58% desejam experimentar uma comida que viram em um programa ou filme, com destaque para as mulheres (63%) e a Geração X (65%). Além disso, 55% querem visitar restaurantes mostrados nesses programas, desses dados sobressaem mulheres (60%) e a Geração Z (60%).
Esses dados reforçam que, mais do que uma motivação, a gastronomia é parte relevante da jornada de viagem: do primeiro clique ao momento da experiência, passando pela escolha da hospedagem, o que se come importa para o viajante brasileiro.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário