Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Clipe encerra edição de 2025 com muita literatura, cultura e impacto social

A quarta etapa do circuito foi realizado entre os dias 7 e 13 de agosto e reuniu mais de 100 mil pessoas

O Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) de 2025 chegou ao fim celebrando uma semana intensa de programação no Centro de Convenções, em Olinda. Com entrada gratuita, o evento promoveu debates, lançamentos de livros, apresentações artísticas e ações voltadas à valorização dos profissionais da educação. A edição deste ano teve como tema “A justiça socioambiental num contexto de leituras do mundo” e contou com a participação de escritores, artistas, professores e estudantes.

“O Circuito Literário de Pernambuco é mais do que um evento literário, é uma política pública que conecta educação, cultura e cidadania. Ao longo dessas quatro etapas, vimos a leitura transformar realidades e aproximar comunidades. Encerrar essa edição na Região Metropolitana com mais de 100 mil visitantes é a prova de que investir em literatura e inclusão é investir no futuro de Pernambuco”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Durante os 7 dias do evento, mais de 100 mil pessoas marcaram presença pelos corredores do Centro de Convenções, circulando pelos 47 estandes disponíveis para comercialização de livros. O público teve a oportunidade de acompanhar uma vasta programação voltada para todas as idades e gostos, além de rodas de conversas que destacaram papeis sociais importantes como o protagonismo feminino e educação ambiental.

Para a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa, o Clipe reforça o compromisso do Governo do Estado de descentralizar o acesso à cultura e à educação em todas as regiões, ao mesmo tempo em que já projeta a edição de 2026. “Passamos pelo Sertão, pelo Agreste e agora pela Região Metropolitana, vivenciando arte, literatura, música, cordel, teatro e dança. Hoje finalizamos o Clipe 2025, mas já pensando e planejando uma edição de 2026 que, tenho certeza, será ainda melhor”, afirmou.

O estudante Pedro Paulo, da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, do bairro de Casa Amarela, teve a oportunidade de participar pela segunda vez do Clipe. Ele esteve presente no evento realizado em 2024 e por ser grande amante da literatura não deixou de marcar presença na edição deste ano. Para ele, o Circuito Literário de Pernambuco vem se consolidando no calendário de Pernambuco.

“Foi tudo muito legal, com muitos estandes, uma variedade enorme de livros. Gosto muito de ler e acabei comprando a obra “Ainda estou aqui”. Já tinha assistido ao filme e eu queria muito ler o livro. Assisti também às apresentações que tiveram, a programação no estande da secretaria e eu estou encantado”, disse Pedro. 


Os servidores efetivos e contratados da SEE puderam adquirir livros e materiais didáticos por meio do Bônus Livro, regulamentado em maio deste ano, que concede R$ 1.045,60 aos professores e R$ 522,80 a analistas e assistentes, disponibilizados em cartão magnético, intransferível e personalizado.

“Fiquei muito feliz, porque antes era difícil adquirir livros. Com esta gestão do governo temos mais oportunidades. Comprei livros de lógica e de atividades para trabalhar com os alunos de forma divertida. Tive também a oportunidade de prestigiar a gerente da GRE Mata Centro, Ana Xavier, que lançou seu livro, ainda pude rever colegas de Vitória de Santo Antão e Recife e percebi que estamos realmente sendo valorizados pelo Governo do Estado”, disse a professora Joseane Gomes.

Antes de chegar ao Recife, o Clipe passou por Serra Talhada, Caruaru e Petrolina, levando literatura, cultura e debates sobre diversidade e inclusão a diferentes regiões do estado. Cada etapa reuniu estudantes, professores, autores e o público em geral, com rodas de conversa, oficinas literárias e palestras sobre leitura inclusiva, políticas públicas e protagonismo juvenil, aproximando a população da literatura, valorizando escritores e educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário