Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 16 de agosto de 2025

Festival Pernambuco Meu País transforma Pesqueira, no Agreste, em palco de mistura de arte e cidadania

A cidade de Pesqueira, no Agreste do Estado, se transformou em um grande palco de celebração da arte e da identidade pernambucana durante a abertura da edição local do Festival Pernambuco Meu País 2025, que ocorreu na noite desta sexta-feira (15). A governadora Raquel Lyra prestigiou o evento, marcado por um espetáculo que reuniu música, dança, diversas outras linguagens artísticas e o compromisso da interiorização das políticas culturais estaduais.

“É lindo demais andar pelas ruas de Pesqueira e ver a alegria das pessoas, a oportunidade de gente de cada região ter acesso a movimentos de cultura popular, a uma festa gratuita de qualidade. Estamos fortalecendo o calendário cultural de Pernambuco como um todo, Carnaval, Semana Santa, São João e emendando com o Festival Pernambuco Meu País. Vemos hotéis lotados, restaurantes, bares, as pessoas vendendo roupas, é uma forma de movimentar a economia num momento em que talvez não houvesse essa oportunidade de geração de emprego e renda nessa região”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

Ao longo do fim de semana, mais de 140 ações gratuitas movimentam Pesqueira e distritos como Cimbres, Mimoso e Mutuca, com apresentações de música, circo, teatro, gastronomia, moda, economia criativa e culturas populares. 

No palco principal, a noite de sexta foi aberta pela cantora Doralyce, que misturou poesia, ritmo e presença cênica para celebrar a força da música pernambucana. Teto levou o seu rap vibrante para Pesqueira, seguido pela emoção do brega romântico de Raphaela Santos. O encerramento ficou por conta de Matuê, que transformou o trap em espetáculo de luz e energia.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou o papel do Pernambuco Meu País como um símbolo de democratização do acesso à cultura. “Esse festival é de uma importância gigante não só para Pesqueira, mas para todas as cidades ao redor. A gente está aqui com os hotéis lotados, restaurantes, todo mundo que vive de eventos trabalhando em empregos formais e informais. São muitas linguagens e em diversos territórios da cidade”, pontuou a secretária.

O festival também contou com o Rede PE, iniciativa que levou serviços, formações e orientações de órgãos do Estado diretamente para o público, unindo arte, cidadania e desenvolvimento social. Entre os dias 22 e 24 de agosto, o palco do Pernambuco Meu País segue para Gravatá, no Agreste.

O prefeito de Pesqueira, Marcos Cacique, celebrou os impactos do festival no município, que recebe a festa pelo segundo ano. "Nós estamos em festa, literalmente. O povo vem o tempo todo mandando mensagem, agradecendo ao Governo de Pernambuco. Ao fazer a cultura circular, também circula a economia”, afirmou o gestor.

Presente na abertura, o deputado estadual Luciano Duque destacou o papel do festival como instrumento de fomento à produção artística do Estado. “Esses investimentos fortalecem muito a nossa cultura. A gente sabe que mais de 90% dos artistas contratados aqui são do Estado, trabalham e recebem, não acontece mais o que acontecia no passado. Isso nos encanta e nos faz acreditar que esse festival chegou no momento certo para fortalecer os nossos artistas”, disse o parlamentar. 

SEGURANÇA REFORÇADA —  Durante os dias de festa, Pesqueira contará com um esquema especial de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social para garantir que o público aproveite as festas com tranquilidade. Com um efetivo de 494 agentes, o esquema de segurança reúne policiamento ostensivo, plantão da Polícia Civil, equipes do Corpo de Bombeiros e monitoramento aéreo por drones.

Acompanharam a governadora no evento os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), César Freitas (Sanharó), Guilherme Vasconcelos (Poção) e os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura).

Fotos: Hesíodo Góes e Yêdo Leonel/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário