Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Escolas públicas da Zona da Mata recebem aulas-espetáculo com o cirandeiro Anderson Miguel

Projeto “Vamos Cirandar com a Raiz da Mata Norte” tem como objetivo salvaguardar a ciranda, patrimônio imaterial de Pernambuco e do Brasil

Entre os dias 23 e 25 de setembro, escolas da Rede Estadual e Municipal de seis cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco receberão o projeto “Vamos Cirandar com a Raiz da Mata Norte”, conduzido pelo mestre Anderson Miguel. A iniciativa, gratuita e com acessibilidade comunicacional, propõe levar ao ambiente escolar aulas-espetáculo interativas, com ensinamentos sobre a ciranda, uma das principais manifestações culturais do estado.

Durante a programação, alunos e educadores terão contato com a musicalidade, os personagens, a dança, os elementos e a história da ciranda, além de assistir a uma apresentação especial do mestre Anderson Miguel. Também vivenciarão o processo de criação das letras, conhecerão os instrumentos utilizados e suas variações. Serão contemplados os municípios de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Limoeiro, Cumaru, Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata.

O projeto busca, ainda, aproximar as novas gerações da tradição da ciranda, garantindo a valorização e a perpetuação do legado dos mestres da cultura popular. “Pernambuco é um estado plural e rico em expressões culturais. Com essa aula, queremos contribuir para a aprendizagem escolar por meio de uma vivência prática, próxima e formadora de plateia sobre a ciranda, manifestação que tem importância não apenas no estado, mas em todo o país”, destaca o professor e produtor cultural Clébio Marques, idealizador e coordenador da ação. 

O encerramento acontecerá com uma apresentação especial no Campus Mata Norte da UPE, como contrapartida social. Na ocasião, serão arrecadados alimentos para doação à Casa Irmã Guerra (Casa de Caridade Imaculada Conceição), Instituição de Longa Permanência para Idosos que atua ininterruptamente há 94 anos em Nazaré da Mata.

Coordenado pela Usina Produções, o projeto “Vamos Cirandar com a Raiz da Mata Norte” conta com incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

*SERVIÇO:*

Nazaré da Mata / Mata Norte
EREM Maciel Monteiro 
Terça-feira – 23/setembro/2025 – 10h30

Tracunhaém / Mata Norte
EREM Dr. Walfredo Luiz Pessoa de Melo 
Terça-feira – 23/setembro/2025 – 15h

Limoeiro / Agreste Setentrional
EREM Professora Jandira de Andrade Lima 
Quarta-feira – 24/setembro/2025 – 10h30

Cumaru / Agreste Setentrional
EREM Manoel Gonçalves de Lima 
Quarta-feira – 24/setembro/2025 – 15h

Vitória de Santo Antão / Mata Sul
EREM Professora Amélia Coelho 
Quinta-feira – 25/setembro/2025 – 10h30

São Lourenço da Mata / Região Metropolitana
Colégio Municipal Ministro Apolônio Sales 
Quinta-feira – 25/setembro/2025 – 15h30

UPE Campus Mata Norte – Nazaré da Mata 
Quinta-feira – 25/setembro/2025 – 19h30
Apresentação Especial – contrapartida social com arrecadação de alimentos à Casa Irmã Guerra, Instituição de Longa Permanência para Idosos, em Nazaré da Mata.

Fotos: Anderson Souza Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário