O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), realiza nesta segunda-feira (29) a partir das 10h, no auditório do ICMBIO, em Fernando de Noronha. Um evento voltado à valorização do trabalho, qualificação e empreendedorismo, a iniciativa contempla três marcos importantes: a entrega de certificados do programa Qualifica PE, a assinatura do Protocolo de Intenções para a implementação da Agência de Pequeno Porte (APP) e o anúncio da visita técnica in loco, que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, para definição do espaço onde funcionará a APP no arquipélago. Um marco para Fernando de Noronha.
Entre as autoridades presentes, estarão o Administrador Geral do Distrito de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira; o Superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Tiago Magalhães; o Superintendente de Educação, Alexandre de Arruda Ricardo, e o Yuri Coriolano Secretário Executivo da Casa Civil, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe) Tatiana Ferraz Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação (Setraq) e Camila Godoy Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (Seplag).
CERTIFICAÇÃO E NOVAS OPORTUNIDADES - No evento, 29 alunos que concluíram o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (20h/a) receberão seus certificados. Além da entrega simbólica, todos os concluintes serão cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE/PE), com encaminhamento para oportunidades no mercado de trabalho. Em andamento para conclusão no dia 03/10 o curso de Técnicas de Instalações Elétricas Prediais, com 25 inscritos. Além de duas turmas que irão iniciar o curso em outubro de Sistemas de Energia Solar Fotovoltáicas.
O Qualifica PE é uma ação estratégica do Governo de Pernambuco para ampliar a empregabilidade, oferecendo cursos gratuitos em parceria com o SENAI e o SENAC, com carga horária que varia de 15 a 108 horas/aula, em áreas como indústria, comércio e serviços.
PROTOCOLO - Outro destaque será a assinatura do Protocolo de Intenções para a instalação da APP em Fernando de Noronha, marcando o início de um ciclo de formaturas no Distrito que visam prestigiar os beneficiários do programa e dar visibilidade às políticas públicas de qualificação profissional do Estado. A unidade garantirá estrutura física adequada, atendimento de qualidade e integração ao SINE/PE, ofertando serviços como:
• Intermediação de mão de obra;
• Habilitação ao seguro-desemprego;
• Encaminhamento à qualificação pelo Qualifica PE;
• Orientação a MEIs e autônomos pelo programa Bora Empreender;
• Apoio sobre Carteira de Trabalho Digital;
• Expedição de RG.
DECLARAÇÃO OFICIAL - O Secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes, Manuca de Zé do Povo, destacou a importância das ações no arquipélago:
"Estamos trazendo para Noronha não apenas a celebração da formatura desses trabalhadores, mas também a abertura de novas perspectivas de emprego e renda. Nosso compromisso é com a transformação social por meio da qualificação e do incentivo ao empreendedorismo. Essa é a marca do Governo de Pernambuco: investir nas pessoas para que possam construir um futuro melhor."
COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO - As ações em Fernando de Noronha integram a política estadual de qualificação profissional, fomento ao empreendedorismo e geração de renda, pilares estratégicos da gestão do Governo de Pernambuco para promover o desenvolvimento produtivo e regional em todas as regiões do Estado.
"Em Noronha, cada ação voltada para a qualificação e para o empreendedorismo tem um impacto direto no dia a dia da nossa comunidade. Estamos falando de mais do que cursos e protocolos: trata-se de preparar nossa gente para aproveitar melhor as oportunidades, fortalecer o turismo e os serviços locais, e garantir que os moradores tenham condições de crescer sem precisar deixar o arquipélago. Essa parceria com o Governo de Pernambuco reforça que o desenvolvimento de Noronha passa, sobretudo, pela valorização das pessoas que vivem aqui." Destacou Virgílio Oliveira, Administrador de Fernando de Noronha.
Com a união de qualificação profissional, encaminhamento ao mercado de trabalho e a implantação da Agência de Pequeno Porte, o Governo de Pernambuco e a SEDEPE transformam políticas públicas em oportunidades que tocam a vida das pessoas. Em Fernando de Noronha, essas ações vão além de certificados e protocolos: representam sonhos concretizados, novas perspectivas de emprego e renda, e a certeza de que investir nas pessoas é o caminho mais sólido para construir um futuro mais justo e próspero para toda a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário