Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Limoeiro realizará II Feiral, Feira de Alfaletrar, valorizando metodologias inovadoras na alfabetização

Evento deve acontecer em dezembro deste ano, fortalecendo a política de alfabetização na cidade

Com o objetivo de buscar valorizar e compartilhar as metodologias inovadoras desenvolvidas pelos profissionais da rede municipal de ensino, o município de Limoeiro realiza a segunda edição da Feira de Práticas Inspiradoras de Alfabetização (II Feiral)

A iniciativa acontecerá em dezembro de 2025, e tem o intuito de fortalecer a política de alfabetização na cidade. A feira é aberta à participação dos professores e gestores de escolas urbanas e rurais da Educação Infantil - 4 e 5 anos - e do Ensino Fundamental - 1ª e 2º anos.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar relatos de experiências de alfabetização que tenham desenvolvido em sala de aula ou na gestão escolar ao longo do ano letivo.

Como participar?

As inscrições serão individuais e a prática do professor deve ser validada pelo gestor da escola. A equipe gestora também pode inscrever uma prática, desde que seja feita pelo próprio gestor. A participação é exclusiva para profissionais em efetivo exercício de suas funções.

Práticas

Os trabalhos inscritos podem ser apresentados em três formatos: Relato de Experiência, com um resumo simples, com um texto detalhado sobre a prática, com no mínimo duas e no máximo quatro laudas.

Ainda tem outras categorias como a banner: um painel visual que resume a metodologia, os resultados e as considerações finais da experiência. E por último o vídeo: um produto de um minuto que mostre evidências da prática inspiradora.

Avaliação

Uma comissão de avaliação será formada por profissionais da educação com experiência em alfabetização, que será responsável por analisar os trabalhos inscritos e selecionar os destaques. Os relatos de experiência serão avaliados com base em critérios estabelecidos no edital.

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes as escolas deverão realizar uma seleção interna para escolher um representante por etapa de ensino para a feira. No dia do evento, cada escola será responsável por montar e ambientar o seu espaço de exposição, a programação da feira e seu cronograma.

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes a II Feiral promete ser um espaço de troca e aprendizado. "A Feira de Práticas Inspiradoras de Alfabetização promete ser um espaço de troca e aprendizado, incentivando o desenvolvimento de projetos inovadores e reforçando o compromisso da rede municipal de ensino com a alfabetização de qualidade", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário