A Secretária da pasta, Yanne Teles, representou o Governo de Pernambuco na abertura do evento, que também conta com ações das campanhas “Juventudes pelo seu Direito” e de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), marcou presença na abertura da VI Conferência Nacional do Mapa da Educação, realizada nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro Cultural Cais do Sertão, bairro do Recife. Pela primeira vez sediado no Nordeste, o evento prevê a participação de cerca de mil jovens de todo o país em uma programação voltada à troca de experiências, escuta ativa e construção de soluções para os desafios da educação básica no Brasil.
Representando o Executivo Estadual, a secretária da Criança e da Juventude Yanne Teles destacou, em sua fala, a sintonia entre os objetivos da conferência e as diretrizes da política estadual para juventude, pautada na escuta, na participação social e na promoção do protagonismo juvenil. “A escolha do Nordeste como sede reconhece a força cultural e social da nossa região. Para a governadora Raquel Lyra, fortalecer o protagonismo juvenil é um compromisso que orienta nossas ações. Temos buscado ampliar a participação dos jovens nas decisões que impactam seu presente e futuro, transformando políticas em resultados concretos”, afirmou a secretária.
Durante o evento, a SCJ-PE também estará promovendo ações voltadas à inclusão e à cidadania das juventudes, com a campanha “Juventudes pelo seu Direito”, que incentiva a expansão do ID Jovem, programa que garante acesso à cultura, mobilidade e esporte para jovens de baixa renda, entre 15 e 29 anos, e que já coloca Pernambuco como segundo estado do Nordeste e quinto do Brasil com maior número de emissões do documento. Além disso, a campanha de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes também será realizada no espaço, reforçando o compromisso permanente da pasta com a conscientização social sobre a importância da realização de denúncias sobre violações de direitos e a proteção integral desse público.
Organizada pelo Mapa da Educação, iniciativa independente e suprapartidária que mobiliza jovens de todo o país em projetos educacionais, a conferência propõe dois dias de formação e debate, com mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais.
A secretária reforçou, ainda, que neste semestre, a governadora Raquel Lyra anunciou a universalização das Casas da Juventude em Pernambuco, importantes instrumentos descentralizados de prevenção social da violência, transformando a energia e a criatividade da juventude em força de mudança positiva para os territórios. Os investimentos de quase R$ 6 milhões serão executados pela SCJ-PE e visam o fornecimento aos municípios de kits com itens de informática, mobiliário, além de equipamentos de TV e som, que deverão ser entregues após a formalização dos convênios firmados entre o Governo do Estado e as Prefeituras.
A participação da SCJ-PE no evento reforça o alinhamento entre as pautas da juventude e da educação, áreas que se complementam na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e humano. Ao estar presente em um evento de projeção nacional que valoriza a escuta e o protagonismo dos jovens, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com uma agenda que conecta participação, aprendizado e transformação social, pilares essenciais para o futuro da educação e das juventudes em Pernambuco e em todo o país.
Fotos: Fred Pena/SCJ-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário