O religioso dinamizou a espiritualidade católica no Cariri e segue influenciando a fé de muitos nordestinos
Há 136 anos, em 30 de novembro de 1870, Padre Cícero Romão Batista era ordenado sacerdote. A reportagem do blog O Repórter Que Chega Primeiro preparou uma matéria especial sobre a vida do “Padim Ciço”, destacando seus milagres, atuação política e o processo de beatificação.
História
Padre Cícero Romão Batista, conhecido em todo o Nordeste como Padre Cícero ou Padim Ciço, tornou-se uma das figuras religiosas mais emblemáticas do país, apesar de nunca ter sido canonizado. Nasceu em 24 de março de 1844, no Crato (CE).
Aos 12 anos, fez voto de castidade após ler a vida de São Francisco de Sales. Após a ordenação, retornou ao Crato, onde ensinou latim no Colégio Padre Ibiapina enquanto aguardava uma paróquia para administrar.
Milagres
O episódio mais conhecido de sua trajetória é o “Milagre de Juazeiro”, ocorrido em 1º de março de 1889, quando a hóstia dada à beata Maria de Araújo teria se transformado em sangue. Segundo relatos, o fenômeno se repetiu 47 vezes durante a Quaresma, diante de fiéis.
O caso ampliou a devoção ao sacerdote e fortaleceu o fervor religioso na região do Cariri.
Política
Padre Cícero foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, e chegou a ocupar o cargo de vice-governador do Ceará. Era reconhecido por orientar os sertanejos e defender práticas de cuidado com o meio ambiente e o bem-estar social.
Morte
O religioso morreu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos, em Juazeiro do Norte, onde está sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Santificação
Em agosto de 2022, a Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação de Padre Cícero. O anúncio feito pelo bispo de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, foi celebrado pelos fiéis.
Após o milagre de 1889, as peregrinações a Juazeiro se intensificaram, impulsionando o crescimento do povoado, que se tornou cidade em 22 de julho de 1911, tendo Padre Cícero como primeiro prefeito. A religiosidade popular e as romarias fortaleceram ainda mais a devoção ao sacerdote.
Devotos
Até hoje, romeiros de todo o Nordeste visitam a estátua do Padre Cícero e os templos históricos de Juazeiro do Norte. Em Limoeiro, Agreste de Pernambuco, fiéis também organizam viagens para a cidade.
Jair — o popular Berg — é devoto há anos e participa de romarias anuais. “Gosto de visitar Juazeiro, rezar e participar da Festa do Chapéu. Tudo é lindo. Convido todos a irem”, afirmou.
Aos 94 anos, Maria de Jesus reforça a fé no religioso. “Quem crê sabe. Na aflição, você chama por ele, e Padre Cícero socorre”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário