Os jovens atletas pernambucanos foram destaque nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens Santiago 2025, realizados entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, nas regiões Metropolitana de Santiago e de O’Higgins, no Chile. Representando o Brasil em diferentes modalidades, os integrantes dos programas Time Pernambuco e Bolsa Atleta Pernambuco mostraram o potencial do esporte inclusivo do estado, conquistando um total de sete medalhas, cinco no atletismo e duas no goalball.
No atletismo, as pernambucanas Alanny Sthefany e Laryssa Vitória brilharam nas pistas e no salto. Integrante do Time Pernambuco, Alanny foi o nome da classe T20, garantindo duas medalhas de ouro, nos 400 metros e no salto em distância. Já Laryssa Vitória, beneficiária do Bolsa Atleta Pernambuco, teve uma grande participação na classe T47, conquistando três medalhas: prata nos 400 metros, bronze nos 100 metros e bronze nos 200 metros.
O sucesso das pernambucanas também contou com o trabalho do técnico Ismael Marques, integrante do Bolsa Técnico e treinador de Laryssa, que foi convocado para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira de atletismo durante a competição.
No goalball, Pernambuco também subiu ao topo do pódio. Os recifenses Emily Victória e José Arthur, ambos do Bolsa Atleta Pernambuco, representaram o país nas seleções feminina e masculina da modalidade, que conquistaram o ouro invicto.
A equipe feminina superou Argentina, Canadá, México, Guatemala e Chile, e venceu o Canadá na final por 8 a 3. No masculino, o Brasil venceu Canadá, México, Chile e Colômbia, empatou com a Argentina na fase de grupos e, na decisão, voltou a vencer os hermanos, também por 8 a 3, garantindo o lugar mais alto do pódio.
Emilly celebrou com emoção a conquista inédita no Chile. Segundo ela, participar dos seus primeiros Jogos Parapan-Americanos de Jovens foi uma experiência marcante: “Representar o Brasil e Pernambuco de forma honrosa e ainda trazer o ouro para casa foi algo que mexeu muito comigo, porque foi o meu primeiro ouro com a Seleção Brasileira de base de goalball. Tudo foi incrível, e ainda ganhamos de forma invicta. Os jogos foram muito pesados, árduos, mas a gente nunca desistiu”, destacou a atleta.
As conquistas em Santiago reforçam o compromisso do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Esportes, com o desenvolvimento do esporte paralímpico e com o incentivo aos jovens talentos que representam o estado e o país com orgulho e excelência.
“Esses resultados demonstram a força do nosso investimento em programas como o Time Pernambuco e o Bolsa Atleta. Nossos atletas têm mostrado que, com apoio e estrutura, conseguem competir e vencer em alto nível, representando Pernambuco e o Brasil com muita garra”, destacou a secretária de Esportes, Ivete Lacerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário