Jhon Xavier foi premiado como o melhor atleta brasileiro do ano na modalidade do Pentatlo Moderno
A educação e o esporte de Pernambuco tem grandes motivos para celebrar mais uma importante conquista. O atleta Jhon Xavier, estudante da Escola Rotary Alto do Pascoal, localizada no Recife, foi o vencedor de melhor atleta do ano na modalidade Pentatlo Moderno no Prêmio Brasil Olímpico 2025. A cerimônia foi realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (11), e reuniu os principais nomes do esporte brasileiro.
“É até difícil falar em um momento como esse. Uma felicidade enorme em poder receber esse reconhecimento. Com apenas 17 anos estar entre os melhores e poder dividir palco com tantos grandes nomes do esporte brasileiro, é algo inexplicável. A ficha ainda não caiu. Agradeço a todo mundo que torceu por mim ao longo do ano e não vou parar por aqui! Quero buscar mais e mais objetivos mantendo meu foco nas competições para continuar crescendo no esporte”, completou Jhon.
Representando o estado e sua escola com destaque, Jhon Xavier, que integra o programa Bolsa Atleta PE, conquistou o troféu após uma temporada marcada por se tornar o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno Sub-19. Com apenas 17 anos, o jovem atleta se consolidou como uma das grandes promessas da modalidade no país, que é considerada uma das mais completas do esporte mundial. A modalidade reúne provas como natação, esgrima, hipismo, corrida e tiro esportivo.
O secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes, destacou a importância do reconhecimento e celebrou a conquista do atleta pernambucano. “É uma alegria imensa ver um estudante da nossa Rede Estadual sendo premiado no maior evento do esporte olímpico brasileiro. O resultado de Jhon nos enche de orgulho e reforça o impacto que o esporte tem na formação dos nossos jovens. Parabenizo o atleta, sua família e comissão técnica por essa conquista tão significativa. O Governo de Pernambuco segue firme no compromisso de incentivar o esporte em todas as regiões do estado, garantindo mais oportunidades para que talentos como Jhon possam surgir e alcançar voos cada vez mais altos”, afirmou.
Almir Claudino, que é treinador e coordenador técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), celebrou a conquista como um marco histórico para o esporte pernambucano. Ele destacou que é a primeira vez que um atleta treinado pela comissão recebe o Prêmio Brasil Olímpico no pentatlo moderno, resultado de um ano marcado por feitos inéditos, como a medalha no Campeonato Mundial Sub-19.
“É uma felicidade imensa, não só pra mim enquanto coordenador técnico, mas para toda a comissão técnica. Depois de anos, ver um atleta de Pernambuco, da Rede Estadual, subindo ao pódio mundial e recebendo um troféu entre os melhores do Brasil é algo extraordinário. É a consolidação de muito trabalho e esperamos que seja só o começo. Jhon ainda é muito novo e temos certeza de que colherá muitos frutos. O Brasil não é um país com tradição no pentatlo moderno, mas esse resultado mostra que estamos abrindo um novo caminho para a modalidade”, destacou Almir.
Criado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Prêmio Brasil Olímpico é a principal homenagem do esporte olímpico nacional. Realizado anualmente desde 1999, o evento reconhece os atletas, treinadores e equipes que mais se destacaram ao longo da temporada, premiando os melhores de cada modalidade e elegendo os atletas do ano no feminino e no masculino. A cerimônia também celebra feitos históricos, incentiva novas gerações e reforça o papel do esporte na formação cidadã e no desenvolvimento do país.
Além de Jhon, os pernambucanos Raimundo Nonato e Maria Carolina Santiago também foram premiados como os melhores do ano. Eles, por sua vez, foram premiados no evento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Prêmio Brasil Paralímpico, que foi realizado, também nesta quinta-feira (11), no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Raimundo recebeu o prêmio de melhor atleta do Futebol de Cegos, e Carol recebeu o de melhor atleta da natação e melhor atleta feminina em 2025. Ambos fazem parte do programa de incentivo ao esporte do Governo de Pernambuco, Time PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário