Os pernambucanos Maria Carolina Santiago, da natação, Raimundo Nonato, do futebol de cegos, e Jhon Xavier, do pentatlo moderno, foram destaques nas principais premiações esportivas do país, Prêmio Brasil Olímpico e Prêmio Brasil Paralímpico. Realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), os prêmios reforçam o potencial do Estado na formação e no apoio a talentos do esporte olímpico e paralímpico.
No Prêmio Brasil Paralímpico 2025, realizado pelo CPB no Tokio Marine Hall, na noite da terça-feira (9), em São Paulo, a nadadora recifense Maria Carolina Santiago, integrante do programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, o Time Pernambuco, foi eleita como Melhor Atleta da Natação e Melhor Atleta Feminina do Brasil. Seis vezes campeã e dez vezes medalhista paralímpica, Carol conquistou o prêmio de Melhor Atleta Feminina pela quarta vez, consolidando cada vez mais sua trajetória como um dos maiores nomes do esporte paralímpico.
Ao celebrar a conquista, Carol destacou os desafios enfrentados ao longo do ano: “Estou muito feliz com essa premiação. Foi um ano de muitas mudanças, o que tornou tudo muito desafiador. Superar essas dificuldades e conquistar um resultado tão importante no Mundial, que me garantiu o troféu de Melhor Atleta Paralímpica do ano, me deixa satisfeita e confiante de que estamos no caminho certo. Acredito que esse é um excelente início de preparação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles”, contou.
A atleta também ressaltou a importância do apoio estadual: “Representar Pernambuco é sempre uma honra, e é motivo de muita alegria saber que o Estado me acompanha de perto nessa caminhada. Sou Time Pernambuco de coração, esse programa incrível que faz o esporte do nosso estado crescer”, declarou.
No futebol de cegos, o tricampeão paralímpico e bicampeão mundial Raimundo Nonato, natural de Orocó, no Sertão, e também integrante do Time Pernambuco, recebeu o prêmio de Melhor Atleta da modalidade. Considerado um dos maiores nomes da história da modalidade, Nonato, de 37 anos, segue escrevendo sua história no esporte.
Já no Prêmio Brasil Olímpico 2025, realizado pelo COB nesta quinta-feira (11), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o jovem talento Jhon Xavier, primeiro brasileiro a conquistar medalha em um Mundial de Base no pentatlo moderno, foi reconhecido como Melhor Atleta da modalidade. O pentatleta integra o programa Bolsa Atleta Pernambuco, política pública que apoia e incentiva atletas em formação e alto rendimento.
A secretária de Esportes do Governo de Pernambuco, Ivete Lacerda, celebrou as conquistas: “Esses resultados mostram a força do esporte pernambucano e o quanto investir nos nossos atletas faz diferença. Carol, Nonato e Jhon são exemplos de dedicação e excelência. Pernambuco tem muito orgulho deles e continuará trabalhando para ampliar o apoio e incentivar cada vez mais talentos em todas as modalidades”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário