Localizado a 88 km da capital pernambucana, Recife, João Alfredo também tem recebido milhares de fiéis e devotos da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Desde a última sexta-feira, dia 28 de novembro, religiosos de todo o estado acompanham a programação, que conta com novenário e missas solenes, sempre na Igreja Matriz, localizada no centro da cidade.
O município é um dos que mais têm padres filhos da terra na região. Durante as festividades, a imagem da padroeira segue em peregrinação pelas comunidades. Nesta quarta-feira, a programação começa na comunidade Nossa Senhora das Dores e segue até o próximo dia 8 de dezembro.
Na programação religiosa, no dia 6 de dezembro, haverá um momento de reencontro chamado de “Noite dos Filhos Ausentes”, no qual pessoas que são filhos da terra, mas residem em outras cidades, retornam ao município para celebrar a padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Segundo a organização da festa, no dia 7 de dezembro será celebrada a noite dos motoristas, agricultores e cavaleiros, com a procissão dos motoristas e Missa Solene. “Estamos com grande expectativa para o dia 7 de dezembro, que será o último dia da novena, da procissão dos motoristas e da arrematação”, comentou Felipe Emanuel, coordenador da Pascom de João Alfredo.
No último dia da festa, 8 de dezembro, Dia da Padroeira, as comemorações começam logo cedo, com Missa Solene às 6h, seguida de outra celebração às 9h. A programação religiosa termina à tarde, a partir das 15h, com Missa Solene e procissão com andor da Santa.
De acordo com Felipe Emanuel, coordenador da Pascom de João Alfredo, a juventude está bastante engajada na Festa de Nossa Senhora da Conceição. “A juventude está muito participativa, na decoração das bandeiras e nas vendas das camisas. Temos um grupo jovem responsável pela ornamentação. No dia 6 de dezembro, também será a ‘Noite dos Jovens’”, ressaltou Felipe.
Agricultura Familiar
A Agricultura Familiar de João Alfredo é uma das principais fontes econômicas da região, com grande produção de grãos, como milho e feijão, hortaliças e outros tipos de verduras, com ampla circulação comercial dentro e fora do município. Também é grande produtora de frutas da época, como acerola, jaca, cajá, laranja, banana e pitaya, além de tubérculos como inhame, cará, macaxeira e batata-doce.
João Alfredo também se destaca por ter uma área de plantação de pitaya, ou Fruta-do-Conde, como é popularmente conhecida na região. Trata-se de um alimento exótico, nativo da América Central e do México, conhecido pela sua casca escamosa e pela polpa suculenta, que pode ser branca, vermelha ou amarela, sendo um dos produtos mais distribuídos para outras localidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário