Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Entre a fé e a identidade cultural: Orobó vive dias de devoção popular com a Festa de Nossa Senhora da Conceição

Tradição e religiosidade movimentam a economia local durante as celebrações

Em Orobó, a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição tem como tema: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da Vida”. A programação reúne fé, devoção popular e grande participação dos fiéis. São aguardados devotos de cerca de 20 municípios circunvizinhos.

Serão dez dias de celebrações eucarísticas, com novena, alvoradas, descida da imagem, procissões pelas principais ruas da cidade, bênção do Santíssimo Sacramento e momentos culturais, como show religioso em frente à Igreja Matriz. O ponto alto acontece no dia 8 de dezembro, com a Solenidade da Imaculada Conceição.

Além do forte aspecto religioso, a festa movimenta a economia local, atrai romeiros de várias cidades do Agreste e da Paraíba e reforça a identidade cultural do povo de Orobó. “Estamos com a expectativa de mais de um milhão de fiéis durante os dez dias de festa. Estamos dando todo o apoio possível à festividade da paróquia”, destacou a diretora de Cultura de Orobó, Vitoria Duarte.

Orobó é rico na área de artesanato e é conhecido nacionalmente como “A Terra do Frivolité”, que é um encanto na ponta dos dedos: um tipo de renda tecida manualmente com o auxílio de uma naveta, instrumento talhado em madeira. A arte foi criada pelos franceses no século XIX. Atualmente, mulheres do município trabalham na confecção de produtos com incentivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. Nesta época do ano, as vendas do produto triplicam.


Religiosidade

No Agreste Setentrional de Pernambuco, o município está entre as localidades que possuem mais católicos e abriga uma das paróquias mais centenárias da região. O que chama a atenção dos fiéis e visitantes é a imagem de Nossa Senhora instalada na calçada da paróquia.

Um grande diferencial da religiosidade de Orobó é a quantidade de padres nascidos no município: são 17 padres filhos da terra, entre eles quatro bispos.

Agricultura fortalecida

Neste período do ano, Orobó recebe milhares de turistas e visitantes, o que fortalece a economia local e impulsiona a agricultura. Atualmente, os alimentos mais cultivados na região são as frutas cítricas, como laranja e limão, além das hortaliças, que são comercializadas nas feiras da cidade, nas comunidades e nos espaços agroecológicos.

Natal

Desde o último dia 29 de novembro, Orobó já vive a magia do Natal. A Praça Coronel Abílio de Souza Barbosa está toda decorada com os enfeites que representam essa época do ano. Na ocasião, também foi inaugurado o pórtico do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário