Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Secretaria de Esportes reúne torcidas femininas organizadas para debater segurança e cadastramento no aplicativo Torcedor Arretado

Encontro contou com representantes de diferentes pastas do Governo do Estado e reuniu organizadas femininas do “Trio de Ferro”

A Secretaria de Esportes de Pernambuco promoveu, na terça-feira (10), uma reunião com representantes das torcidas femininas organizadas do Trio de Ferro do futebol pernambucano - Náutico, Santa Cruz e Sport - com o objetivo de debater ações voltadas à segurança das mulheres nos estádios, fortalecer a cultura de paz no futebol e orientar sobre o processo de cadastramento no aplicativo Torcedor Arretado.

Participaram do encontro integrantes das torcidas do Santa Cruz: Movimento Coralinas, Núcleo Feminino Explosão Inferno Coral, Raça Feminina Coral, Santa Chopp e Loucas pelo Santa; do Sport: Brava Ilha, Elas e o Sport e Pelotão Feminino; e do Náutico: Timbuninas e Timbuzeiras.


A reunião, liderada pela secretária de Esportes do Estado, Ivete Lacerda, contou com a presença de representantes de diversas pastas do Governo. Estiveram presentes Joana Figueiredo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH); a major Gisele Campelo, representando a Secretaria de Defesa Social (SDS); a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Michele Collins; Camilla Iumatti, secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência; Laura Patrício, superintendente de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência; além de representantes das Secretarias da Mulher e da Criança e da Juventude.

“Nosso compromisso é garantir que os estádios sejam espaços de alegria, respeito e segurança para todas e todos. Ouvir as torcidas femininas é fundamental para construirmos soluções efetivas e fortalecer a presença da mulher no futebol pernambucano. Estamos unindo esforços entre as secretarias para avançar em ações concretas, e o aplicativo Torcedor Arretado é mais uma ferramenta que chega para ampliar a proteção, organizar o cadastramento das torcidas e facilitar o acesso das torcedoras aos jogos”, destacou a secretária de Esportes, Ivete Lacerda.

Para Joana Figueiredo, o encontro representou um momento histórico de diálogo e construção coletiva. “A convite da Secretaria de Esportes, participamos de uma reunião inédita com as torcidas femininas organizadas, um espaço muito rico de escuta e troca. A orientação da governadora Raquel Lyra é clara: ninguém faz nada sozinho. Precisamos ouvir a população para aprimorar as políticas públicas. Estamos em sintonia para promover a cultura de paz nos estádios, fortalecendo ações de prevenção à violência e formando jovens multiplicadoras dessa mensagem de respeito e convivência no esporte”, afirmou.

As torcedoras apresentaram demandas, relataram experiências e reforçaram a necessidade de ampliar as medidas de segurança, acolhimento e prevenção à violência nos equipamentos esportivos do Estado. A Secretaria de Esportes também informou que, com o lançamento do aplicativo, serão promovidas novas reuniões e encontros de orientação para esclarecer dúvidas e apoiar as torcidas no processo de cadastramento na plataforma.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com o diálogo e a construção de políticas públicas voltadas à promoção de ambientes mais seguros e inclusivos no esporte. A Secretaria de Esportes seguirá promovendo espaços de escuta com os diversos segmentos envolvidos no futebol pernambucano, fortalecendo ações integradas para combater a violência e assegurar que os estádios sejam espaços de convivência, respeito e paixão pelo esporte.

Fotos: Mateus Bernardo/Sesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário