Foi criado o município de Machados, desmembrado de Bom Jardim, elevado o mesmo a categoria de cidade.
Na época o prefeito de Bom Jardim era o tabelião Noé Souto Maior, que está com 92 anos de idade. Segundo o mesmo, ele deu a maior força para que Machados se tornasse município.
O então prefeito da cidade mãe conta como foi o processo de transição para a criação do município de Machados.
ASSISTAM A ENTREVISTA COMPLETA NA ÍNTEGRA
NOÉ SOUTO MAIOR PREFEITO DE BOM JARDIM-MACHADOS 1963
História do município de Machados
Machados está situado em terras do antigo Engenho Bom Destino, que pertencia ao município de Bom Jardim. Pela proximidade ao Engenho Machado (propriedade de uma família de mesmo nome), o nosso município recebeu o nome Machados.
O marco zero localiza-se onde atualmente está edificada a Igreja Evangélica Congregacional. A primeira casa, construída por Manoel João Rodrigues do Nascimento, no ano de 1890 e, lhe serviu de residência e ponto comercial. Tal fato despertou a atenção de outras pessoas, que começaram a construir novas casas, iniciando, assim, a Vila Machados.
A partir de sua fundação o povoado cresce e é elevada a categoria de vila. Em 10 de outubro de 1917 realiza-se a primeira feira livre, que resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas, que aqui instalavam suas barracas a fim de comercializarem seus produtos.
Na atualidade com a gestão do prefeito Argemiro Pimentel os comerciantes e comerciários têm apoio e incentivo por parte da prefeitura municipal. As feiras livres têm início as sextas-feiras e encerra-se aos sábados, com a participação de várias pessoas das cidades vizinhas.
Em 26 de novembro de 1962, a Assembleia Legislativa do estado votou a emenda do projeto nº 2146, criando o município de Machados. Esse foi um dos passos mais importantes para nossa libertação. Porém, o sonho de liberdade só pode se tornar realidade no dia 20 de dezembro de 1963, quando foi assinada pelo então governador Dr. Miguel Arraes de Alencar, a lei estadual nº 4994, desmembrando definitivamente Machados de Bom Jardim.
No dia 23 de novembro de 1964 toma posse interinamente passando assim, para a história como o primeiro prefeito de Machados o Major João Marques de Oliveira, o qual é patrono de uma escola municipal.
O primeiro prefeito de Machados eleito pelo povo no dia 25 de Abril de 1965 que tomou posso no dia 30 de maio de 1965.
O município hoje é administrado pelo seu ilustre filho Argemiro Pimentel Cavalcanti, filiado ao PSB, esta no seu segundo mandato consecutivo. Sendo o 9º prefeito do município de Machados, e o 8º na lista dos eleitos pelo voto direto.
O município de Machados também se destaca na cultura e na religiosidade tendo como uma das maiores festa a do seu padroeiro São Sebastião que acontece a cada último domingo do mês de janeiro. No próximo ano de 2018 celebra o seu centenário.
Reportagem
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário