Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Abolição da Escravatura a História



13 de Maio Abolição da Escravatura a História sobre o Viés do Abolicionista Joaquim Nabuco



Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo natural de Recife Escritor Senador Advogado formou-se no ano de 1870, diplomata foi adito no serviço Diplomático em Londres, abarcando a carreira política entre os anos de 1876 a 1879. Eleito pela província de Pernambuco quer indo a Capital do Brasil Rio de Janeiro nesse contexto histórico como homem público militante abolicionista este foi seu estandarte. O escritor Joaquim Nabuco publica em 1883 em Londres o livro de maior relevância da sua lista de escritos.





“O Abolicionista” assumiu a linha de frente da campanha abolicionista. A Princesa Izabel colocou em cheque a forma desumana de organizar trabalho, que surge no período colonial. Dos frutos da herança colonial Ibérica, já não correspondia ao Brasil nascente próximo de um novo tempo para utilizar uma linguagem corrente de Sergio Buarque próximo da ética do trabalho. Joaquim Nabuco fiel ao regime monárquico apesar da proclamação da república em 1889 começa a residir de forma definitiva no Rio de Janeiro surge Joaquim Nabuco o Jornalista, Advogado Ativista. Do diálogo de Joaquim Nabuco com a comunidade letrada surge deste ar mais tarde a Academia Brasileira de Letras em 1897. Joaquim Nabuco elogiado como homem letrado por grandes autoridades dos (EUA) conhecedor da cultura brasileira morre em Washington.


A sua biografia escrita por seu filho, sublinha Nabuco o Estadista do Império. Batizado na Capela de São Mateus no Engenho, na Massangana no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Criado por sua madrinha Dona Ana Rosa Falcão. Estudou com escravos e filhos de escravos, não percebia na sua juventude, as agruras do fosso social que tenha seu princípio na escravidão, o Ídolo a ser destruído.

A morte de sua madrinha trouxe mudanças na sua trajetória de vida. Já morando com seu pai e irmãos que mau conhecia, estudou no colégio D. Pedro Segundo. Em São Paulo participou da fundação de pequenos jornais. No Recife participa do julgamento de um homem de cor, mas na condição de liberto.... Tomaz assassinou o subdelegado de Olinda Braz Pimentel. Na argumentação de Joaquim Nabuco a desigualdade social marcava o passo. Joaquim Nabuco conseguiu que Tomaz fosse sentenciado não mais a pena capital pelo crime, mas a serviços forçados. Na Europa Joaquim Nabuco entra em contato com políticos eintelectuais,se filia a sociedade britânica que lutava contra a escravidão conhece grandes abolicionistas consegue ser nomeado o adido na alegação do Brasil em Wasghton, passa quase dois anos fazendo diversas viagens entre Wasghtom Nova York. 


O discurso pontua a necessidade de por fim a escravidão como instituição. No ano de 1883 escreve sua obra de maior relevância “O abolicionista” procura interpretar a formação da sociedade brasileira eis que surge Joaquim Nabuco, o Historiador um dos primeiros olhares sobre a escravidão e sua gravidade, a forma de como estava arraigada na sociedade. “Não basta abolir a escravidão é preciso destruir a obra da escravidão” Joaquim Nabuco. 

Com abolição resta destruir seu filho, é preciso matar este estigma. O grande mote da sua campanha 1884 foi abolição da escravatura. Conseguiu que o Papa Leão XIII escreva uma encíclica condenando a escravidão, mas quando chega ao Brasil já estava abolida a escravidão.

 Fonte: Glaydson Tavares Jornalista MTB 6611; Radialista 4072 e Historiador Cultural












Nenhum comentário:

Postar um comentário