Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Caravana de profissionalização leva cursos para mais de 80 socioeducandos em Garanhuns



Atividades incluem aulas de Produção de Vídeo, Pintura Imobiliária, Introdução à Eletrônica, Reparo de Computadores e Jardinagem

O Case/Cenip Garanhuns, que atende adolescentes e jovens em regime de internação ou internação provisória, está recebendo, ao longo deste mês, uma caravana de qualificação profissional. As atividades incluem a oferta dos cursos de Produção de Vídeo, Pintura Imobiliária, Introdução à Eletrônica e Introdução ao Reparo de Computadores. Nesta semana, as ações ainda ganharam o reforço do treinamento em Jardinagem, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ao todo, 84 socioeducandos estão sendo contemplados pela série de iniciativas, que se estenderá até a próxima quarta-feira (29). A caravana está sendo promovida pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), responsável pela articulação de parcerias que viabilizem a oferta de cursos profissionalizantes nas unidades.




No curso de Produção de Vídeo, os alunos aprendem noções de enquadramento, foco, iluminação e edição de vídeo por meio de teoria e prática. A missão dada aos socioeducandos na última quarta-feira (22), por exemplo, foi captar imagens dos outros cursos e oficinas realizados no Case/Cenip e gravar entrevistas com os instrutores responsáveis. As aulas são ministradas pelo coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque. O jovem K.S., de 18 anos, foi um dos dez inseridos no curso. Ele manuseou a câmera e gostou de participar da atividade. “Está sendo muito bom por estar movimentando mais a casa. Muita gente está participando dos cursos, estamos aprendendo coisas novas. Isso ajuda muito e faz com que o tempo passe mais rápido”, disse o socioeducando, que está no local há três meses.




Em outra ala, os instrutores Pedro Ivo Fernandes e Rafael Souto Maior ensinam aos adolescentes técnicas para emassar e pintar paredes. Os próprios alunos estão transformando os dormitórios com uma nova pintura. Ao todo, são 24 contemplados pela oficina, que tem 20 horas e conta com um módulo de Empreendedorismo. Já no curso de Introdução à Eletrônica, 20 adolescentes e jovens estão inseridos. As aulas são ministradas pelo instrutor Higino Filho, com carga horária de oito horas. Por fim, o curso de Introdução ao Reparo de Computadores, que está atendendo exclusivamente socioeducandos da internação provisória - os que podem ficar até 45 dias na unidade. O número de vagas ofertadas chega a 20. Nas aulas da instrutora Beatriz Delmiro, os alunos aproveitam peças de computadores que seriam descartadas para compor novas máquinas, um ofício de grande demanda no mercado de trabalho. A caravana ainda contou com a oferta de corte de cabelo para os socioeducandos.




Outra atividade lúdica é o treinamento em Jardinagem, do Senar. O curso está contemplando outros dez adolescentes e jovens. Primeiro, os alunos reaproveitam pneus, que são pintados para formar canteiros para a plantação. Depois, trabalham a terra. Por fim, manuseiam mudas obtidas por meio de doações. “É uma atividade que traz equilíbrio ambiental e trabalha muito o lado social. Onde há um jardim, há calma. Os alunos aprendem a trabalhar em equilíbrio e, sobretudo, em equipe”, explica a instrutora Gisélia Mariz, do Senar.



Na avaliação do coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, o objetivo da caravana está sendo alcançado, uma vez que a maior parte dos adolescentes atendidos no Case/Cenip Garanhuns estão envolvidos em atividades diversas. Ele destaca que os cursos e oficinas funcionam em período integral ou têm turmas nos dois turnos e que, no fim das aulas, os socioeducandos ganharão certificados. “Estamos mexendo com uma unidade inteira e com uma abordagem que é diferente da nossa forma de atuar. Estamos dentro de cada espaço de convivência e, enquanto realizamos os treinamentos, vamos plantando uma semente de possibilidades futuras. Tem sido uma experiência apaixonante”, declara.


Imagens: Divulgação/Funase






Nenhum comentário:

Postar um comentário