Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de abril de 2019

Oportunidade | Prefeitura de Limoeiro oferece workshop para barbeiros


A Prefeitura Municipal de Limoeiro (PML), por meio da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio (SEIC), abriu inscrições gratuitas para um workshop para barbeiros, com 40 vagas. A oportunidade garantirá especialização na área de estética masculina, assim como ingresso no mercado do trabalho com mais qualidade ou mesmo a abertura do próprio negócio.


Os interessados devem realizar a inscrição na SEIC, localizada na Avenida Santo Antônio (em frente ao banco Santander), 199, no Centro. O horário de atendimento é de 8h às 13h. Os documentos necessários são Identidade (RG) e CPF. De acordo com a secretaria, o workshop será realizado no dia 19 de maio, das 9h às 16h.


A capacitação será ministrada por “Ricardo Barbeiro. Segundo a SEIC, ele atua como profissional há 10 anos e traz no currículo diversos cursos, além de ter atuado como instrutor do Senac. Na programação do evento, Ricardo ensinará técnicas como Barba Design, Barboterapia, Visagismo e Fade, além de manuseio de ferramentas. Os alunos receberão certificados de conclusão. (Imagem | Reprodução Internet)


Fonte: Blog do Agreste

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Primeiro aulão do Prepara Jovem em 2019 reúne mais de mil estudantes da rede estadual

Em sua terceira edição, o projeto idealizado pelo Governo do Estado, promove neste ano 16 aulas gratuitas para estudantes que se preparam para o Enem


Cerca de 1.200 estudantes da rede estadual de ensino participaram, na manhã deste sábado (27), do primeiro aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido pelo projeto Prepara Jovem, proposta idealizada pelo Governo do Estado. Os alunos acompanharam aulas de matemática, redação e geografia ministradas pelos professores Diogo Lobo, Emily Ellen e Pedro Simas. O encontro aconteceu na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, no município de Igarassu.


Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e de Educação e Esportes (SEE), o projeto vai promover 16 aulões gratuitos em 2019. “Política pública de educação se faz mesmo com a participação dos estudantes. São vocês os grandes responsáveis por tudo que vai acontecer nas suas vidas. O papel do Estado é dar o empurrão e a oportunidade, e aqui em Pernambuco temos garantido esse impulso durante o todo o ano letivo e com projetos como o Prepara Jovem”, pontuou o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, para os alunos.


Na coordenação do projeto, o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, Félix Aureliano, destacou que para 2019 o Prepara aumentou a quantidade de aulas oferecidas e que vai atingir todas as regiões do Estado. “O Prepara Jovem já vem paulatinamente aumentando a quantidade de aulas e de regiões em que acontece. Ano passado foram 10 aulões e esse ano expandiu para todas as 16 gerências regionais de Pernambuco. A expectativa é que 22 mil estudantes participem do projeto, o dobro de jovens que participaram no ano passado”, afirmou.


Representando a Secretaria Estadual de Educação, o gerente regional da Metropolitana Norte, Glaydson Santiago, ressaltou a relevância do projeto para os estudantes. “Aqui temos alunos de escolas estaduais situadas de Olinda até Araçoiaba. São jovens de sete municípios, que é o número de cidades que compõem a regional Metro Norte, que querem concretizar o sonho de entrar para uma universidade e que, participando de aulões como este, que são gratuitos e trazem professores renomados, terão estímulo e energia para se dedicar e ser aprovado”, avaliou.

  
Concorrendo a uma vaga no curso de Medicina, os estudantes Sara Regina, 17 anos, e Marcos Antônio, 18 anos, frisaram a importância do Governo do Estado promover momentos como este. “Nem todos têm condições de pagar um curso preparatório para complementar o conhecimento passado pela escola, então participar desses aulões é uma oportunidade para absorver mais dicas e assuntos necessários para se preparar para a prova”, pontuou Sara. “O aulão é muito importante também para nos ajudar a colher dicas importantes e refrescar alguns assuntos que são essenciais para o vestibular”, completou Marcos. Com o desejo de cursar licenciatura em História, a estudante Vitoria Kevelyn, 17 anos, afirmou que no aulão sua concentração será maior nas aulas de redação e matemática. “Redação é umas das provas principais para qualquer aluno e matemática é minha maior dificuldade, então sei que preciso me dedicar mais”, afirmou.



Os próximos aulões estão marcados para o dia 4 de maio, no Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, em Jaboatão dos Guararapes, e no dia 18 de maio, no Escola de Referência do Ensino Médio Professora Jandira de Andrade Lima (CERU), em Limoeiro. A lista de todas as cidades que receberão o projeto está disponível no site www.sdscj.pe.gov.br.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Imprensa SDSCJ






Imagens Crédito: Marcelo Vidal|SDSCJ


sábado, 27 de abril de 2019

Orobó: 41 famílias são contempladas com casas populares



Neste domingo (28), a prefeitura de Orobó realizará a entrega das chaves de 41 casas populares construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, na Vila Caraúbas. O ato oficial está marcado para às 15h, na própria vila. Nos últimos dias, as famílias beneficiadas estão tendo acesso às residências para limpeza e organização dos móveis. 

Segundo o prefeito Cléber Chaparral (PSD), a contrapartida da prefeitura foi a doação do terreno. “Essas casas são presentes de Deus na vida desses novos moradores, que pagavam alugueis e agora terão a oportunidade de chamar de meu lar, onde poderão chegar e descansar depois de um dia de trabalho”, comemorou Chaparral.


Por conta da demora na finalização da obra – em virtude de problemas na liberação de recursos de ordem federal – o gestor municipal articulou um mutirão com os moradores beneficiados para que o loteamento ficasse pronto para habitação. Chaparral adiantou para nossa reportagem que o deputado federal Fernando Filho (DEM) destinou emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil reais, que será utilizada na pavimentação da comunidade.

Para ter direito ao imóvel, as famílias passaram por cadastramento, avaliação e acompanhamento de técnicos da Secretaria de Assistência Social de Orobó. Os contemplados estão na faixa de baixa renda e são beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. “Nossa gestão teve o maior cuidado de contemplar quem realmente precisa. Esse é o papel das políticas públicas”, pontuou o prefeito.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Pernambuco recebe trinta e um imigrantes venezuelanos

O grupo foi acolhido na Instituição Ação Missionária para Áreas Inóspitas, em Carpina. Com a chegada deles, o Estado passa a abrigar 291 venezuelanos


Pernambuco acolhe mais 31 imigrantes venezuelanos. O grupo, que chegou no Estado na tarde da última sexta-feira (19), foram alojados na Instituição Ação Missionária para Áreas Inóspitas, no município de Carpina.  Com a chegada do novo grupo, 291 venezuelanos foram acolhidos no processo de interiorização no Estado.

A partir da instalação dos imigrantes, o Governo de Pernambuco, junto ao município de Carpina, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Todos chegam a Pernambuco com o CPF, carteira de trabalho e solicitação de refúgio.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), faz parte do comitê de órgãos que coordena as ações conjuntas de acolhimento emergencial dos venezuelanos. O grupo foi recebido e acompanhado até Carpina pela equipe da SDSCJ e do município, que, através de um trabalho integrado, estão executando ações que promovam a garantia de direitos dos imigrantes.

A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Câmara cria comissão especial para discutir reforma da Previdência

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência B

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou a criação da comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência (PEC 6/19). O colegiado será composto por 49 membros e 49 suplentes. O ato de criação da comissão foi lido durante a sessão do plenário desta quarta-feira (24) pela deputada Geovânia de Sá (PSDB-SC), segunda suplente da Mesa Diretora.
Inicialmente, foram anunciados 34 membros e 34 suplentes, mas a composição foi ampliada para incluir um número maior de partidos na comissão especial.
Aprovado na noite de terça-feira (23), por um placar de 48 votos a 18, o texto do relator Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) pela admissibilidade segue agora para análise da comissão especial.  Segundo a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann, o colegiado deve ser instalado nesta quinta-feira (25). 
Na manhã de hoje, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse que a aprovação do parecer do relator Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) pela admissibilidade da proposta mostrou que há um número grande de parlamentares e partidos que apoiam a reforma da Previdência.

Por Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil

Edição: Fábio Massalli

Parceria: prefeitura de Limoeiro e PM cadastram aparelhos no Alerta Celular




Através de uma parceria firmada entre a prefeitura de Limoeiro e a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), será realizado o cadastramento de aparelhos celulares no Programa Alerta Celular da Secretaria de Defesa Social (SDS). O serviço, que é gratuito, será prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Secretaria Executiva de Indústria e Comércio (antiga sede da Receita Estadual), na Avenida Santo Antônio, no Centro de Limoeiro.

A ação objetiva inserir o IMEI (International Mobile Equipment Identity), código de identificação internacional de equipamento móvel, no aplicativo da SDS, além dos dados pessoais do proprietário do aparelho, como nome, endereço e identidade. Os policiais têm intensificado as abordagens e, no momento da ação, através do aplicativo, em tempo real, conseguem identificar se o celular consultado está registrado como roubado ou furtado. "Trabalho importante para que a polícia possa recuperar os celulares", destaca Nilo Queiroz, secretário executivo de Indústria e Comércio.

O cidadão também pode realizar o cadastramento através do site www.alertacelular.sds.pe.gov.br. O suspeito que for flagrado com celular registrado como roubado ou furtado, mesmo que informe ter comprado de terceiro, mas não apresente Nota Fiscal, será encaminhado à delegacia e autuado em flagrante pelo crime de receptação. (Imagem / Reprodução TV Jornal)

Fonte: Blog do Agreste

domingo, 21 de abril de 2019

Caravana: projeto leva cursos do Sebrae para o interior pernambucano




A Federação das CDLs de Pernambuco em parceria com o SEBRAE irá lançar a partir deste mês de abril o projeto Caravana 4.0. A ação tem como objetivo percorrer todo o estado levando para os micro e pequenos empreendedores oficinas e consultorias sobre varejo 4.0. A primeira cidade que irá receber a caravana será Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, no dia 23 de abril. As inscrições são gratuitas e devem ser feita na CDL da cidade.


O projeto também irá passar, até o segundo semestre, pelas cidades de Paulista, Santa Cruz do Capibaribe, Salgueiro, Palmares, Petrolina e Afogados da Ingazeira, contemplando assim todas as mesorregiões do Estado. A estimativa é que, no total, até nove mil empresários possam ser beneficiados. Nas ações da Caravana serão abordados assuntos como economia digital e novos modelos de negócios. Também serão trazidos, em paralelo, temas que trabalhem mudanças comportamentais como marketing digital, design thinking, e-commerce e mapa de empatia.


As capacitações serão guiadas pelos consultores do SEBRAE Lab, braço da instituição criado para proporcionar a conexão entre empreendedores locais, fornecendo ferramentas para o surgimento de novos projetos. Ainda tem como prerrogativa fomentar a inovação nos negócios com base nos conceitos de economia criativa e colaborativa. (Assessoria FCDL – PE)

Izado Andrade afirma que profissionais tem papel fundamental na promoção saúde

Na gestão do prefeito Cléber Chaparral a classe trabalhadora recebe o piso salarial


Izaldo Andrade, coordenador de Saúde de Básica do município de Orobó, conversou com nossa reportagem. Segundo ele, os profissionais tem papel fundamental na promoção a saúde. Na gestão do prefeito Cléber Chaparral, a classe trabalhadora, recebe o piso salarial.

Andrade afirma que o cuidado com saúde das Famílias Oroboenses é referência na região. Unidades de atendimento básico de prevenção à saúde da população, estão passando por revitalizações para garantir melhor infraestrutura para atendimento do público.

As unidades contam com serviço médico diariamente com equipes engajadas, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que realizam um trabalho sistemático de acompanhamento dos pacientes.

Prefeitura com vagas abertas em curso de empreendedorismo para mulheres



A Prefeitura do Carpina, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenadoria da Mulher e Juventude, está com inscrições abertas para o curso de empreendedorismo online “Ela Pode”. O projeto é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google.
O curso será ministrado com temas ligados a liderança, comunicação assertiva, marca pessoal e finanças. As inscrições estarão abertas de 22 de abril a 06 de maio, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica na rua Bernardo Vieira de Melo, 275, Bairro de São José, ao lado da Pousada do Carpinteiro. Os participantes terão direito a um certificado de 16h.

Assessor de Comunicação - Governo de Carpina

Portaria divulga novo calendário para notificações e suspensão do Benefício da Prestação Continuada (BPC)

Agora, os bloqueios serão feitos mensalmente, de acordo com o período do aniversário do beneficiário



Os beneficiários do Benefício da Prestação Continuada (BPC) terão mais tempo para regularizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) da Assistência Social. Um novo calendário foi divulgado pelo Ministério da Cidadania, por meio de portaria, no Diário Oficial da União, determinando que o processo de notificação, bloqueio e suspensão passe a ser feito mês a mês, de acordo com o aniversário do beneficiário. Os idosos e pessoas com deficiência serão notificados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O secretário executivo de Assistência Social do Estado, Joelson Rodrigues, explica que, com a nova contagem, os aniversariantes de janeiro passam a ser notificados em abril, tendo o bloqueio inicial em maio e, se os dados ainda estiverem irregulares, o benefício será suspenso em julho. “Cumprindo os meses previstos no novo calendário, o prazo final se estende para 2019. Essa é uma postergação e uma reorganização que poderá gerar um melhor atendimento nas unidades do Cadastro Único e, assim, permitir que o processo de cadastro seja mais fácil de ser feito”, pontua.



No entanto, Rodrigues faz um alerta: “apesar da prorrogação, é importante que o beneficiário do BPC esteja atento ao novo cronograma para atualizar seus dados. Os beneficiários precisam estar no Cadúnico e é necessário que eles alterem o cadastro sempre que houver uma recomposição familiar ou no máximo em 24 meses. É um cadastro dinâmico e para que tenha validade é preciso que ele esteja atualizado”, ressalta.

Para o cadastramento, é preciso que o beneficiário ou o responsável por ele procure os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com os documentos de CPF e RG, além do comprovante de residência em mãos. O BPC é um incentivo da Política de Assistência Social que integra a Proteção Social Básica, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Por lei, é concedido o valor de um salário mínimo aos idosos a partir dos 65 anos e às pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a sua própria manutenção e nem de tê-la provida pela sua família. O auxílio é individual, não vitalício, não contributivo e intransferível.

Pernambuco registra um total de 314.485 beneficiários do BPC, sendo 41% (127.634) pessoas idosas e 59% (186.851) pessoas com deficiência. Para regularizar a situação em relação ao benefício, 60.228 pessoas precisam ser inseridas no CadÚnico para programas sociais no Estado. Destas, 23.998 são pessoas idosas e 36.230 são pessoas com deficiência.


Confira na tabela abaixo os prazos de notificação e bloqueio do benefício:



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Estado leva acessibilidade para o espetáculo da Paixão de Cristo

Nos dias 15 e 17 de abril, serão disponibilizados serviços de interpretação de Libras e audiodescrição, além das vans do PE Conduz, para o espetáculo em Nova Jerusalém
A encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, terá serviços que promovem a inclusão social de pessoas com deficiência. Pelo sétimo ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) vai disponibilizar, nos dias 15 e 17 de abril, o serviço de interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência, através do Projeto "Paixão Para Todos", e vans do programa PE Conduz, além da audiodescrição para pessoas com deficiência visual no dia 17.
            Ao todo, seis intérpretes de Libras, divididos entre os dois dias, vão acompanhar as pessoas surdas durante a apresentação. Em cada cena, o grupo será posicionado em um espaço reservado. Cinco vans do programa PE Conduz, sendo três partindo do Recife e duas de Caruaru, irão garantir o transporte de cerca de 10 usuários no dia 15.  Já no dia 17, o foco total será para o processo de audiodescrição que vai atender 20 pessoas com deficiência visual, através de aparelhos de tradução simultânea, que possibilita informações sobre figurino, cenário e orientações durante todo o espetáculo.
De acordo com a secretária interina da SDSCJ, Laura Gomes, o Governo de Pernambuco tem buscado todos os dias que as construções de políticas públicas no Estado sejam pensadas para todos. “Nesse conjunto, estão as pessoas com deficiência. Seja dentro do viés da política da cultura e lazer, ou em qualquer outro segmento, é necessário levar em conta a existência do público com deficiência e esse grupo precisa ter seus direitos assegurados. Esta é uma bandeira que temos levantado e defendido constantemente”, destaca.
De acordo com a Sead, são esperadas mais de 100 pessoas com deficiência durante os dois dias de oferta de serviços que promovem a inclusão social. Para o superintendente da SEAD, Edimilson Silva, proporcionar condições de acesso ao grupo em espaços como este ajuda a romper preconceitos. “É importante que as pessoas com deficiência possam e consigam ocupar esses espaços para quebrar estigmas de que só podem ficar em casa, que não são capazes de estar em ambientes como este. As pessoas com deficiência podem participar sim de eventos desse porte, basta apenas garantir condições necessárias”, pontua. Os interessados podem entrar em contato na portaria do Teatro procurando pelo serviço.

Estudantes da ETE Ministro Fernando Lyra criam aplicativo Paixão de Cristo

Software está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra desenvolveram um aplicativo para auxiliar os turistas que vão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. No app Paixão de Cristo, é possível encontrar informações sobre valores e venda dos ingressos, além das datas e horários do espetáculo. O app disponibiliza ainda contatos de vans que fazem o traslado Caruaru x Fazenda Nova.

O aplicativo foi desenvolvido em aproximadamente um mês pelos estudantes João Victor Sete, Filipe Amauri, Gabrielly Beatriz, André Luciano, João Victor de Brito, Mateus Guilherme e Enrique Lima, dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing, sob orientação do professor Paulo Henrique Santos. Para Paulo, o aplicativo vai facilitar a vida dos turistas que visitam o maior teatro ao ar livre do mundo, pois tem diversas informações na palma da mão. “Além de conhecer a história do espetáculo, o turista vai ter acesso a conteúdos programáticos e toda a programação do Caruaru por Paixão”, comentou.

A ferramenta também permite consultar as principais pousadas e hotéis em Caruaru e próximos ao Teatro de Nova Jerusalém. O app Paixão de Cristo está disponível, gratuitamente, no Google Play, para Android, e para os usuários de iOS, através do link: app.vc/paixaodecristo
 

fonte:

Douglas Morais

domingo, 7 de abril de 2019

Empresa do Simples tem até terça para inscrever empregados no eSocial

Os micro e pequenos empresários do Simples Nacional, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, devem ficar atentos ao calendário do eSocial. Termina nesta terça-feira (9) o prazo para cadastrar os dados dos trabalhadores no sistema e enviar as tabelas.
A exigência também vale para empregadores pessoa física (exceto domésticos), produtores rurais pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos. Segundo o Ministério da Economia, atualmente existem mais de 23 milhões de trabalhadores cadastrados na base do eSocial.
Criado em 2013, o eSocial unifica a prestação, por parte do empregador, de informações relativas aos empregados. Dados como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e de Informações à Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela Receita Federal são enviados em um único ambiente ao governo federal.
Brasília - Recolhimento de impostos na contratação dos empregados domésticos pelo eSocial começou em novembro de 2015. Patrões reclamaram da emissão das guias, devido a problemas no site (Marcelo Camargo/Agência Brasil) - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por meio do eSocial, os vínculos empregatícios, as contribuições previdenciárias, a folha de pagamento, eventuais acidentes de trabalho, os avisos prévios, as escriturações fiscais e os depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) são comunicados pela internet ao governo federal. A ferramenta reduz a burocracia e facilita a fiscalização das obrigações trabalhistas.
A migração para o sistema do eSocial foi dividida em quatro grupos de empresas. Cada grupo tem quatro fases para a transmissão eletrônica de dados. A primeira fase é destinada à comunicação dos eventos de tabela e dos cadastros do empregador. A segunda etapa engloba os eventos não periódicos: envio de dados dos trabalhadores e seus vínculos com a empresa. A terceira fase compreende os eventos periódicos: informações sobre a folha de pagamento. Na última fase, são exigidas informações relativas à segurança e à saúde dos trabalhadores.
Primeiramente, o sistema tornou-se obrigatório para os empregadores domésticos, em outubro de 2015. Num módulo simplificado na página do eSocial, os patrões geram uma guia única de pagamento do Simples Doméstico, regime que unifica as contribuições e os encargos da categoria profissional.
As empresas do Simples Nacional fazem parte do terceiro grupo de empresas a migrar para o eSocial. O primeiro grupo, que reúne as 13.115 maiores empresas do país, começou a inserir dados no sistema em janeiro do ano passado e, desde março de 2018, informa os dados dos trabalhadores. O segundo grupo, que reúne as empresas de médio porte (que faturam até R$ 78 milhões por ano), iniciou o processo em julho do ano passado e insere dados dos empregados desde outubro.
Para o terceiro grupo, a inserção dos dados dos empregadores começou em janeiro. Em julho, as empresas do Simples e os demais integrantes desse segmento passarão para a terceira fase do programa, que prevê a inserção das folhas de pagamento no eSocial. O quarto grupo, composto pelos órgãos públicos e por organismos internacionais que operam no país, só começará a adesão ao eSocial em janeiro de 2020.
Edição: Aécio Amado
Tags: ESOCIAL

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.
Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Prefeito de Orobó, mais uma vez, tem suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco


Mais uma vitória para o prefeito de Orobó, Cleber José de Aguiar da Silva (Chaparral), do PSD, que teve suas contas, exercício financeiro de 2016, aprovada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, ficando constatado o cumprimento das exigências constitucionais e legais, levando os conselheiros a votar pela aprovação das contas.



É importante lembrar que essa é a quarta conta do prefeito aprovada, somando as de 2013, 2014, 2015 e agora 2016. Essa aprovação é um reflexo do compromisso e honestidade  da equipe administrativa, que sempre se manteve firme e comprometida com a responsabilidade fiscal.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Case Timbaúba recebe curso de cultivo de legumes ofertado pelo Senar-PE

Capacitação trabalha conhecimentos que podem ser aproveitados na vida profissional






Onze adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), estão participando do curso de Olericultura, atividade voltada para o cultivo de legumes. A formação, que tem 24 horas/aula, está sendo viabilizada por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PE). Seleção de sementes, técnicas de plantio, manejo do solo, tratos culturais, beneficiamento, comercialização e empreendedorismo são temáticas trabalhadas com os alunos. A capacitação tem duração de três dias e, no encerramento, os jovens receberão certificados.

As aulas, que têm etapas práticas no terreno da própria unidade da Funase, estão acontecendo nesta semana, em horário integral. Outra atividade trabalhada com os adolescentes e jovens é a produção de inseticida orgânico, voltado à contenção de pragas de forma menos agressiva ao meio ambiente. “Estou fazendo o curso e é muito importante saber que a gente pode comer tudo orgânico sem a presença de agrotóxico, além de sair daqui com algum curso no currículo”, afirmou o socioeducando A.A.F., de 18 anos.





Para a coordenadora técnica do Case Timbaúba, Karolyne Bezerra, as ações que estão sendo desenvolvidas têm o diferencial de trabalhar, de forma prática, conhecimentos que poderão ser aplicados na vida profissional dos adolescentes. “A Zona da Mata é uma terra muito fértil. O curso vai fazer com que os meninos aproveitem o conhecimento para que, quando saírem da unidade, possam ter uma fonte de renda para eles e para a família. Eles estão muito motivados com a formação”, declarou.

A parceria com o Senar-PE, renovada em março deste ano, tem assegurado a oferta de treinamentos profissionais para dezenas de adolescentes atendidos pela Funase. O curso de Olericultura faz parte de um projeto com mais oito formações previstas para 2019: Trabalho no Cultivo de Plantas Ornamentais, Cerâmica em Barro, Trabalho na Agricultura Orgânica, Artesanato em Embalagens, Pintor, Eletricista, Bombeiro Hidráulico e Couro e Pele. Além do Case Timbaúba, outras unidades serão beneficiadas com as aulas. Em 2018, a parceria viabilizou a inserção de 117 jovens em cursos e oficinas, todos com certificados emitidos pelo Senar-PE.

Imagens: Divulgação/Funase 
 
FONTE:

Imprensa Funase

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Orobó recebe mutirão de exames de vista para famílias de baixa renda

Iniciativa acontece neste sábado (5), na sede do Porto Digital



Famílias de baixa renda, que residem no município de Orobó, no agreste pernambucano, vão ter a oportunidade, pela primeira vez, de participar do mutirão de exames de vista, gratuitamente. A ação tem como objetivo prevenir doenças oculares e, também, acompanhar pacientes que necessitem do uso de óculos, faz parte do “Mutirão visão feliz”. 

Durante o mutirão, o público vai fazer o exame de vista computadorizado, e uma vez identificado a necessidade do uso de óculos, o paciente vai pagar apenas pelas lentes, já que a armação, também será gratuita. Outra vantagem da iniciativa, é que os pais que comprarem os seus óculos, e que tiverem filhos de até 12 anos, vão poder ter  óculos totalmente gratuito para eles. Apenas as lentes deverão ser compradas pelos pacientes, que custam a partir de R$59, 90.

“Esse é um serviço de saúde fundamental às pessoas. Pois, entendemos que um diagnóstico ocular preventivo, é essencial para poder ter uma saúde dos olhos eficaz por toda a vida” ressalta Thomas Brito, vereador e idealizador da ação.  

O atendimento ao público, que será acompanhado por um oftalmologista(oculista), acontecerá no Portal de Inclusão Digital, que fica localizado ao lado da Secretaria de Obras. Para participar, é necessário realizar a reserva de vagas nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), no próprio local. “ O Mutirão visão feliz” será realizado no sábado (6), das 9h às 15h