Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Estado leva acessibilidade para o espetáculo da Paixão de Cristo

Nos dias 15 e 17 de abril, serão disponibilizados serviços de interpretação de Libras e audiodescrição, além das vans do PE Conduz, para o espetáculo em Nova Jerusalém
A encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, terá serviços que promovem a inclusão social de pessoas com deficiência. Pelo sétimo ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) vai disponibilizar, nos dias 15 e 17 de abril, o serviço de interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência, através do Projeto "Paixão Para Todos", e vans do programa PE Conduz, além da audiodescrição para pessoas com deficiência visual no dia 17.
            Ao todo, seis intérpretes de Libras, divididos entre os dois dias, vão acompanhar as pessoas surdas durante a apresentação. Em cada cena, o grupo será posicionado em um espaço reservado. Cinco vans do programa PE Conduz, sendo três partindo do Recife e duas de Caruaru, irão garantir o transporte de cerca de 10 usuários no dia 15.  Já no dia 17, o foco total será para o processo de audiodescrição que vai atender 20 pessoas com deficiência visual, através de aparelhos de tradução simultânea, que possibilita informações sobre figurino, cenário e orientações durante todo o espetáculo.
De acordo com a secretária interina da SDSCJ, Laura Gomes, o Governo de Pernambuco tem buscado todos os dias que as construções de políticas públicas no Estado sejam pensadas para todos. “Nesse conjunto, estão as pessoas com deficiência. Seja dentro do viés da política da cultura e lazer, ou em qualquer outro segmento, é necessário levar em conta a existência do público com deficiência e esse grupo precisa ter seus direitos assegurados. Esta é uma bandeira que temos levantado e defendido constantemente”, destaca.
De acordo com a Sead, são esperadas mais de 100 pessoas com deficiência durante os dois dias de oferta de serviços que promovem a inclusão social. Para o superintendente da SEAD, Edimilson Silva, proporcionar condições de acesso ao grupo em espaços como este ajuda a romper preconceitos. “É importante que as pessoas com deficiência possam e consigam ocupar esses espaços para quebrar estigmas de que só podem ficar em casa, que não são capazes de estar em ambientes como este. As pessoas com deficiência podem participar sim de eventos desse porte, basta apenas garantir condições necessárias”, pontua. Os interessados podem entrar em contato na portaria do Teatro procurando pelo serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário