O Edital do grupamento contempla 04 vagas para bombeiros civil já formados, e com às documentações em dia.
O processo seletivo será feito em três etapas: prova teórica e prática e entrevista todas com caráter eliminatório. Às inscrições deu início nesta sexta-feira até o próximo dia 12 de agosto, no prédio do CIC na Rua CONS João Alfredo, 93 - Centro - Nazaré. Os aprovados serão convocados no dia 29 de agosto e já inicia no dia 31 de agosto na base em Nazaré da Mata-PE.
EDITAL nº 01 – 2019/2020
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Processo Seletivo destina-se à
contratação para Bombeiro Profissional Civil e Socorrista de até 04 (Quatro) Bombeiros
Civil Socorrista, para atuar nos
meses de Agosto de 2019 a Janeiro de 2020, podendo este período ser prorrogado
ou reduzido de acordo com as necessidades do GBCNF;
Os candidatos
selecionados serão contratados sob o regime de Contratos de Prestação de
Serviços com duração de 06 meses.
Para concorrer a uma
das vagas, o candidato deverá atender os seguintes requisitos: Ser Brasileiro;
ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade, no momento da inscrição;
não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade; ter
concluído o ensino
fundamental; estar quite com as obrigações eleitorais; estar
regularizado com as obrigações do serviço militar obrigatório;
O processo seletivo
será composto por exame de saúde física e mental, exame de aptidão física e
capacitação técnica. As avaliações serão aplicadas em locais, datas e horários
a serem divulgados oportunamente.
2. DA DIVULGAÇÃO
A divulgação oficial das
informações sobre o Processo de Seleção dar-se-á através da publicação de
Editais ou Avisos na CIC (Centro Integrado de Cursos), ficando à disposição dos
candidatos.
3. DAS VAGAS
04 (Quatro) vagas;
As vagas obedecerão à seguinte distribuição:
HABILIDADE
|
VAGAS
|
Bombeiro Civil Socorrista
|
04
|
4 DAS INSCRIÇÕES
A inscrição do candidato implicará
o conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital e
alterações que venham a ser publicadas, das quais não poderá alegar
desconhecimento;
As inscrições para o processo
seletivo serão realizadas no período entre os dias 02 ao dia 12 de agosto.
São requisitos para a inscrição:
Ser brasileiro
Ter no mínimo 18 anos
e no máximo 55 anos de idade, no momento da inscrição;
Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade;
Ter concluído o
ensino fundamental;
Estar quite com as obrigações eleitorais;
Estar regularizado com as obrigações do serviço militar obrigatório;
5. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
O local para as inscrições serão
realizadas no prédio do CIC (Centro Integrado de Cursos) Nazaré da Mata, até o
dia 12 de agosto.
O candidato deverá comparecer no
CIC e preencher corretamente a ficha de inscrição, na qual prestará todas as
informações solicitadas, expressando sua concordância com as condições da
seleção e com as que vierem a se estabelecer, sob as penas da lei;
A ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato e mantida em
seu poder para fins de comprovação quando necessário.
6. DAS FASES
DO PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo constará de
três Fases: 1ª Fase – Habilitação Específica (Entrevista), 2ª Fase –
Habilitação Específica (Exame de Aptidão Física) e 3ª FASE – Capacitação Técnica:
1ª FASE - HABILITAÇÃO
ESPECÍFICA - Entrevista – a ser realizada por todos os
candidatos inscritos;
Entrevista, de caráter
eliminatório, conforme Anexo “A”;
2ª FASE - HABILITAÇÃO ESPECÍFICA - Exame de Aptidão Física
Exame de Aptidão Física, de
caráter classificatório e eliminatório, composto de 02 (duas) etapas, conforme
Anexo “B”;
Terá
caráter classificatório e eliminatório o exercício
descrito no item 3.2 do Anexo B, sendo os demais apenas de caráter eliminatório.
3ª FASE – CAPACITAÇÃO TÉCNICA
CAPACITAÇÃO
TÉCNICA – Para esta Fase, de caráter eliminatório e
classificatório, serão convocados os candidatos aprovados na 1ª Fase e 2ª Fase,
conforme classificação no exame de aptidão física da segunda etapa, os quais
realizarão a Capacitação Técnica de BCS.
As provas serão realizadas nos
locais, datas e horários, de acordo com o cronograma a ser divulgado através de
avisos e convocações, conforme item 02 do presente Edital.
1ª e 2ª FASES – HABILITAÇÃO ESPECÍFICA - Entrevista e Exames de Aptidão Física:
É de responsabilidade exclusiva do
candidato à identificação correta de seu local de exame e o comparecimento no
horário determinado, devendo apresentar-se com antecedência mínima de 30
(trinta) minutos em todas as fases;
O candidato que não apresentar documento
de identificação oficial, original, com foto na forma definida no item anterior
deste Edital, não poderá realizar as provas e será automaticamente eliminado da
seleção, salvo na hipótese do item 6.2.1.3;
Identificação especial: caso o
candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das
provas, documento de identificação original, com foto, por motivo de perda,
roubo ou furto, deverá:
Apresentar documento que ateste o
registro da ocorrência em órgão policial com data de expedição de, no máximo,
15 (quinze) dias anteriores à data da realização das provas. Não serão aceitos
boletins de ocorrência registrados eletronicamente;
Preencher formulário de
identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas;
Poderão ser solicitados pela
Comissão de Recrutamento e Seleção outros documentos para verificação da
identidade do candidato;
Permitir ser fotografado pela
equipe responsável local, utilizando-se da foto somente para fins de
identificação nesse Processo Seletivo;
3ª FASE – CAPACITAÇÃO TÉCNICA
Os candidatos convocados para esta
Fase, conforme classificação na 2ª Fase, deverão, na data de apresentação,
entregar toda documentação prevista no item 7 deste Edital;
O período e local de realização da
Capacitação Técnica será definido conforme cronograma a ser divulgado pela CIC
e BPC RESGATE;
Será considerado aprovado nesta
fase o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete vírgula
zero) na Capacitação (BPCS);
Os candidatos aprovados na 3ª Fase
serão convocados para o processo de contratação, de acordo com a ordem de
classificação e dentro das vagas disponibilizadas.
7. DA CONTRATAÇÃO
Documentos necessários à contratação:
Certidão de Nascimento ou
Casamento (original) e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser
autenticada);
Certificado de conclusão do ensino
fundamental (antigo 1º Grau) e respectivo histórico (original) e 01 (uma) cópia
reprográfica (não precisa ser autenticada);
CPF (original) e 01 (uma) cópia
reprográfica (não precisa ser autenticada);
Carteira de Identidade – RG
(original) e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);
Título de Eleitor (original) e 01
(uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);
Prova de quitação das obrigações
eleitorais ou Certidão Eleitoral, emitida através do site: www.tre-rs.jus.br;
Certificado de Alistamento Militar
ou Certificado Militar - 1ª e 2ª Categorias, CDI para praças ou Certificado de
Situação Militar se Oficial R2 (original), e 01 (uma) cópia reprográfica (não
precisa ser autenticada);
Alvará de Folha Corrida do Poder
Judiciário www.tjrs.jus.br;
Alvará de Folha Corrida da Polícia
Federal;
Vencidas
todas as fases do Certame e conhecidos os candidatos
aprovados no Processo Seletivo, considerando-se o número de vagas
disponibilizadas em Edital de Convocação, serão aqueles convocados por ordem de
classificação geral .
Os candidatos aprovados na 3ª Fase
– (BPCS) serão contratados para o
preenchimento das vagas disponibilizadas neste Edital, observando-se a
classificação obtida na Capacitação Técnica, desde que atendidos os requisitos
previstos no item 7.1 deste Edital;
Em caso de empate, o critério de
desempate dar-se-á através da seguinte forma:
1º critério – Maior número de
participações nas provas;
2º critério – Maior Escolaridade;
3º critério – Maior Idade;
Os candidatos aprovados no
Processo Seletivo serão contratados para atuar nos meses de Agosto de 2019 a janeiro
de 2020, podendo o respectivo período ser prorrogado ou reduzido, conforme a
necessidade da Administração;
Os candidatos contratados desempenharão
suas atividades no seguintes município de Nazaré da Mata, os quais poderão ser
reduzidos ou acrescidos, a critério da Administração, conforme as necessidades
da atividade e da quantidade de efetivo selecionado para contratação, conforme
suas habilidades:
8. DO DESLIGAMENTO
O GBCMF será desligado nas hipóteses previstas na Instrução Técnica, que
regulamenta o processo seletivo, as normas gerais de contratação e emprego dos BCS, bem como estabelece o padrão de
comportamento profissional, a conduta disciplinar e os procedimentos de desligamento.
9. DO RECURSO
Não serão analisados os recursos
formulados fora do prazo ou que não contenham os elementos indicados no item
9.2 deste Edital. Quando enviados via SEDEX, será considerada para a computação
do prazo a data de postagem do recurso no Correio, que deverá ser igual à do
prazo estabelecido para os recursos.
10. DAS PRESCRIÇÕES DIVERSAS
Os dados para o preenchimento da
ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato;
As CONVOCAÇÕES para as FASES e ETAPAS
e seus respectivos RESULTADOS serão
divulgados conforme item 02 (dois) deste Edital, bem como através de Avisos, se necessário;
O candidato deverá comparecer aos
locais, datas e horários designados, munido do documento de Identificação
original, válido e com foto, com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência,
devendo assinar a lista de presença, sendo que a ausência de assinatura
caracteriza o seu não comparecimento;
O candidato que faltar ou chegar
atrasado, em quaisquer das etapas do Processo Seletivo, independentemente do
motivo, será automaticamente eliminado da Seleção. Não será aceito qualquer
tipo de atestado que impeça a realização, por parte do candidato, de qualquer
fase do Processo, podendo o candidato interpor recurso desta decisão;
O candidato que desrespeitar os
integrantes das comissões de aplicação de provas e exames ou durante estas se
portar de modo inconveniente, será eliminado do processo seletivo, sem prejuízo
das sanções penais e cíveis;
Os casos não previstos neste Edital
serão analisados e decididos pela Comissão de Recrutamento e Seleção no que lhe
couber, bem como pelas bancas de
avaliação em sua área de atuação;
O processo seletivo tem validade
certa e determinada, exaurindo seus efeitos após o término dos contratos
temporários dele decorrentes.
Nazaré da Mata, PE,
29 de Julho de 2019.
ANEXO “A”.
1ª FASE – HABILITAÇÃO ESPECÍFICA
(1ª Etapa – Exame de Saúde)
O Exame de Saúde
tem caráter eliminatório e será realizado por CIC e BPC RESGATE que avaliará os
candidatos quanto ao seu estado clínico geral e de sanidade mental;
Utilizará o Código Internacional de Doenças
(CID-10) para a identificação das patologias encontradas;
1. A inspeção de saúde avaliará os candidatos conforme segue:
Avaliação acerca de:
Peso;
Altura;
Pressão Arterial;
Frequência Cardíaca;
Exame Clínico.
No momento da realização do Exame
de Saúde, o candidato deverá apresentar o seguinte exame, que será realizado
sob as suas expensas e será de caráter eliminatório:
As candidatas do sexo feminino,
além do exame acima, deverão apresentar o Exame HCG por RIE, com o resultado
negativo e com validade de até 15 (quinze) dias antes da realização do Exame de Saúde;
Deverá ser apresentado atestado
médico de cardiologista, com a devida inscrição no CRM para a especialidade,
conforme disposto no “Anexo C”;
Os pareceres da Especial serão
resumidos sob as seguintes formas: APTO,
INAPTO ou AUSENTE;
Serão causas de inaptidão as
alterações significativas quanto ao estado clínico ou dentário;
Serão causas de inaptidão na
avaliação médica:
Altura inferior a 1,60 m para
mulheres e 1,65 m para homens;
Qualquer doença, afecção ou
síndrome que seja motivo ou causa de incapacidade ou invalidez para o serviço
do GBCMF;
Peso desproporcional à altura, com
IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 18,5 e acima de 29,9 conforme tabela
abaixo. O Índice de Massa Corporal (IMC) será realizado pela fórmula: IMC =
Kg/m² onde o peso, em quilogramas, é dividido pelo quadrado da altura, em
metros. Somente serão aprovados os candidatos que se encontrarem nas situações
de Saudável e Sobrepeso. Candidatos que apresentarem índices inferiores ou
superiores ao estabelecido serão avaliados individualmente a critério da JPMSE,
observando-se outros dados do exame clínico;
IMC
Classificação
|
|
<18,5
|
Magreza
|
18,5
– 24,9
|
Saudável
|
25,0
– 29,9
|
Sobrepeso
|
30,0
– 34,9
|
Obesidade
Grau l
|
35,0
– 39,9
|
Obesidade
Grau ll
|
>
40,0
|
Obesidade
Grau lll
|
Inspeção Geral: Bócios,
exoftalmia, anisocorias, alopecias patológicas. Estrabismo manifesto, leucoma
corneano significativo (opacidade corneana). Desnutrição e hipovitaminoses.
Icterícia. Ausência (congênita ou adquirida, total ou parcial) de dedos das
mãos e/ou dos pés, deformidade e/ou cicatriz decorrente do uso de alargador de
orelha ou acessório semelhante que impeça e/ou dificulte o exercício da função
de Guarda-vidas ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o
aprimoramento físico. Ausência (congênita ou adquirida, total ou parcial) de
qualquer parte do corpo humano que impeça ou dificulte o exercício da função de
Guarda-vidas ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o
aprimoramento físico. Cicatrizes hipertróficas e quelóides, cicatrizes
decorrentes de cirurgias neurológicas, abdominais, vasculares, cardíacas,
torácicas, ortopédicas, urológicas, ginecológicas, cabeça e pescoço, cicatrizes
decorrentes de acidentes/ferimentos/queimaduras, cicatrizes decorrentes de
ferimentos por qualquer arma de fogo, armas brancas ou material explosivo que
impeçam e/ou dificultem o exercício da função de Guarda-vidas ou mesmo a
execução de qualquer exercício necessário para o aprimoramento físico.
Celulites e/ou abscessos ativos em qualquer parte do corpo. Circulação
colateral na região cefálica/cervical, no tórax, no abdome ou membros. Eczemas
agudos ou crônicos. Erisipela, eritema nodoso. Insuficiência venosa crônica, varizes
dos membros inferiores primárias e/ou secundárias, úlceras dos membros
inferiores, síndrome pós- flebítica, úlceras de pressão. Linfangites,
linfedemas, edemas idiopáticos dos membros, linfoceles. Hemangiomas ou
malformações arteriovenosas que impeçam e/ou dificultem o exercício da função
de Guarda-vidas ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o
aprimoramento físico;
Deformidades, lesões, sequelas,
tumores ou amputações do sistema musculoesquelético que sejam incapacitantes ou
que venham a se tornar limitantes ao pleno exercício da atividade de Bombeiro
Civil;
Doenças cardiorrespiratórias que
sejam incapacitantes ou que venham a se tornar limitantes ao pleno exercício da
atividade de GBCNF. Doença hipertensiva (essencial ou secundária). Hipotensão.
Alterações da ergometria sugestivas de isquemia miocárdica como: resposta
isquêmica, arritmias complexas, resposta hipertensiva severa ou grave;
Tatuagens que representam
ideologias criminosas, ilegais, terroristas ou extremistas, contrárias às
instituições democráticas ou que preguem a violência e a criminalidade,
discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ideias ou atos libidinosos;
Transtornos de desenvolvimento da
cabeça e pescoço e alterações extraorais que resultem em comprometimento da
função, fonação e estéticas;
Transtornos de repercussão
neurológica, que causem alterações que comprometam a forma, a função e/ou a estética;
ANEXO “B”
1ª FASE – HABILITAÇÃO ESPECÍFICA
(2ª Etapa – Exame de Aptidão Física)
1.
(Exame de caráter classificatório
e eliminatório a cargo do Departamento de Ensino, pela CIC E BPC RESGATE,
através da Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física) que avaliará as
condições físicas do candidato, através dos seguintes exercícios e respectivos
índices mínimos exigidos:
2.
PRIMEIRA PARTE:
Para candidatos de ambos os sexos: 15 (quinze)
apoios sobre o solo, 35 (trinta e cinco) abdominais em 60 (sessenta) segundos,
e percorrer 2.050 (dois mil e cinquenta) metros em 12 (doze) minutos;
O candidato terá como resultado APTO ou INAPTO, sendo a condição de inaptidão quando o candidato não
alcançar quaisquer dos índices mínimos exigidos, sendo que, dentro de cada
parte, dos exercícios, não necessariamente, serão realizados na ordem acima descrita.
3.
SEGUNDA PARTE:
Para candidatos de ambos os sexos: Corrida de
50 (cinquenta) metros, em linha reta, em um tempo máximo de 15 (quinze) segundos;
Para candidatos de ambos os sexos: Nadar 100
(cem) metros, ininterruptamente, sem tocar os pés no chão, sem equipamentos que
favoreçam a flutuação e/ou o deslocamento em meio líquido (ex.:roupa de
neoprene ou similar, lycra ou
similar, nadadeira, toca, óculos, palmar) em um tempo máximo de 05’.00’’
(cinco) minutos, no estilo crawl ou similar, em águas de rio ou lagoa.
Descrição dos exercícios:
Exercício de Apoio sobre o solo
para candidatos do sexo Masculino:
Posição Inicial: em posição de
quatro apoios (mãos e pés paralelos entre si); pés e pernas em pequeno afastamento
lateral; palmas das mãos apoiadas no solo, com braços estendidos, suspendendo o
corpo ereto e paralelo ao solo;
Execução: ao sinal estipulado pela
Comissão de Avaliação, o avaliado flexionará a articulação dos cotovelos,
aproximando o corpo ao solo, estendendo novamente os braços e retornando à
posição inicial;
Correção do movimento: será
considerado correto o movimento onde não haja contato do restante do corpo com
o solo, e na posição em que o tronco permaneça estendido num alinhamento
retilíneo, sem a saliência dos quadris para cima ou para baixo;
Contagem: a contagem será validada
e computada a cada vez que o candidato completar o movimento nos padrões acima
citados retornando a posição inicial;
Exercício de Apoio sobre o solo para
candidatas do sexo Feminino:
Posição inicial: em posição de
quatro apoios (mãos e joelhos paralelos entre si); palmas das mãos apoiadas no
solo, com braços estendidos, suspendendo o corpo ereto, musculatura dos glúteos
e abdominais em contração isométrica, mantendo um alinhamento dos joelhos ao tronco;
Execução: ao sinal estipulado pela
Comissão de Avaliação, o avaliado flexionará a articulação dos cotovelos,
aproximando o corpo ao solo, estendendo novamente os braços e retornando à
posição inicial, não permitindo o relaxamento da musculatura dos glúteos e
abdominais;
Correção do movimento: será
considerado correto o movimento onde não haja contato do restante do corpo com
o solo, e na posição em que o tronco permaneça estendido num alinhamento retilíneo,
sem a saliência dos quadris para cima ou para
baixo;
Contagem: a contagem será validada
e computada a cada vez que o candidato completar o movimento nos padrões acima
citados, retornando à posição inicial.
Exercício Abdominal:
Posição Inicial: deitado em
decúbito dorsal, com os braços estendidos acima e no prolongamento do corpo,
com pernas fechadas e flexionadas, apoiadas e
fixadas;
Execução: ao sinal estipulado pela
Comissão de Avaliação, o avaliado flexionará as articulações do quadril e ombro
simultaneamente, elevando o tronco em direção às pernas, passando os braços
lateral e externamente pelas pernas, retornando à posição inicial;
Correção do movimento:
Quando na execução simultânea
citada no item 3.4.3.2, os cotovelos atinjam o mesmo alinhamento lateral dos
joelhos, posicionados na mesma altura, com os braços em posição paralela ao chão;
Quando os movimentos de flexão
(quadril e ombro) sejam simultâneos;
Quando do retorno à posição
inicial em cada execução o tronco retome a amplitude máxima no prolongamento do solo;
Quando não haja o auxílio das mãos
no movimento das pernas;
Contagem: a contagem será validada
e computada a cada vez que o candidato completar o movimento nos padrões acima
citados, retornando à posição inicial.
Para ser considerado, APTO, os candidatos deverão realizar,
no mínimo, 30 (trinta e cinco) abdominais em 60 segundos;
Exercício de Corrida (Resistência
de longa duração)
O avaliado, partindo da inércia,
ao sinal estipulado pela Comissão de Avaliação, iniciará o deslocamento
(preferencialmente em forma de corrida), devendo mantê-lo em sentido (direção)
único durante os 12 (doze) próximos minutos, cronometrados pela Banca Avaliadora;
Ao final dos 12 (doze) minutos,
mediante sinal convencionado pela Comissão de Avaliação, o avaliado deverá
parar no local onde se encontrar, podendo permanecer em movimento ou caminhada
de forma perpendicular à pista, aguardando a tomada da distância pelo avaliador e posterior liberação
da posição. A distância mínima
a ser percorrida em 12 minutos é de
2.050
metros para todos os candidatos.
CRITÉRIO DE INAPTIDÃO:
O candidato que não realizar o
respectivo índice mínimo em qualquer dos exercícios acima descritos será
considerado inapto no Exame de Aptidão
Física e eliminado do Processo Seletivo;
Para a realização do Exame de
Aptidão Física, o candidato deverá apresentar-se no local, data e horário que
lhe forem designados, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos (2ª Etapa
– Primeira Parte) trajando calção e/ou abrigo, camiseta, tênis e com
antecedência mínima de 30 (trinta) minutos (2ª Etapa – Segunda Parte), trajando
calção e/ou abrigo, camiseta, tênis, e trajes de banho (sunga de banho para o
masculino e maio ou sunquini para o feminino), conforme o tipo de prova a ser realizada.
Periodo
de Inscrição
|
02 até
o dia 12 de Agosto
|
|
Taxa
de Inscrição
|
R$:
30,00 (Trinta Reais)
|
|
Data
Para Realização dos Exames
|
1ª Fase 17/08/2019
2ª
Fase 18/08/2019
3ª
Fase 18/08/2019
|
|
Publicação
dos Aprovados
|
20/08/2019
|
|
Data
para entrega dos Documentos
|
22 até o dia 25
|
|
Data
para Convocação dos aprovados
|
27/08/2019
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário