Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Simpósio Técnico de prevenção à Violência reúne melhores do país


Observadores, pesquisadores e profissionais que trabalham a prevenção à violência vêm ao Recife apresentar aquilo que está dando certo


A prevenção social à violência é um conceito conhecido, no entanto, suas práticas são recentes em todo o país. Como Pernambuco está na vanguarda das novas estratégias para manutenção da segurança pública, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas promove, nesta terça-feira (dia 24), o Simpósio Técnico sobre Prevenção à Violência – do Conceito à Prática.
O evento terá a presença de profissionais, pesquisadores e estudiosos em estratégias e práticas de prevenção à violência em todo o país. O Simpósio Técnico sobre Prevenção à Violência conta com a presença de representantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), do Unicef, UNODOC (Escritório das Nações Unidas para prevenção ao crime e às drogas), subsecretaria de Prevenção à Criminalidade em Minas Gerais e da Polícia Militar de Minas Gerais.
Serão apresentações com dados e lições retiradas das práticas de prevenção em execução no país. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que David Marques representa, é o responsável pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com dados a respeito da segurança pública em nível nacional.
Os representantes da ONU Habitat, Unicef e UNODC trabalham exatamente a política de prevenção ao crime e à violência em diferentes frentes. O ONU Habitat considera os reflexos que as instalações urbanas têm no desenvolvimento da sociedade naquele território. O Unicef foca sua atuação na principal vítima da violência no Brasil, que são os adolescentes e jovens de até 29 anos; o representante da UNODC é considerado um dos especialistas no país no tocante às políticas de prevenção à violência.
O Simpósio Técnico sobre Prevenção à Violência – do Conceito à Prática também terá importante participação da responsável pela Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Segurança em Minas Gerais, Andreza Rafaela Abreu Gomes, e do chefe de Planejamento Operacional do 5º BPM de Minas Gerais, Ronan Sassada Silva. Os dois acumulam conhecimento nas novas práticas de prevenção à violência em Minas Gerais.
O simpósio é mais uma estratégia da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de trocar informações sobre o que vem sendo feito em Pernambuco e o que está sendo posto em prática em outros estados do país ou mesmo experiência de sucesso fora do Brasil.
Pernambuco está entre as primeiras unidades da federação a criar uma secretaria exclusivamente voltada para a prevenção à violência, formalizou em lei a Política de Prevenção Social ao Crime e à Violência (Lei número 16.569, de 15 de maio de 2019) e executa a intersetorialidade entre diferentes secretarias de Estado no programa Pernambuco pela Prevenção. Este programa, por sinal, terá seus resultados apresentados no simpósio, da mesma forma que os resultados do primeiro ano de implantação do sistema Koban, pela Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Militar de Pernambuco.
Serviço:
Simpósio Técnico de Prevenção à Violência – do Conceito à Prática
Auditório do Cais do Sertão
Avenida Alfredo Lisboa, S/N, no Bairro do Recife.

Coordenador de Comunicação: Celso Calheiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário