Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Projeto cultural de incentivo à leitura, escrita e contação de história chega à cidade de Araçoiaba - PE

Iniciativa é uma realização do Projeto ‘Ler pra Ser’, que tem proposta capacitar crianças, adolescentes, jovens e adultos de municípios pernambucanos com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Buscando incentivar a prática da leitura, escrita e apropriação de sua própria história, por meio da cultura local, entre as crianças, adolescentes, jovens e adultos, o Projeto ‘Ler pra Ser’, desembarca, nesta terça-feira, 11 de janeiro, na cidade de Araçoiaba.

A ideia do projeto é atuar nos municípios pernambucanos com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ou seja, localidades com precariedades de políticas públicas eficientes que atuem nas problemáticas das comunidades e população, como falta de escolas, atendimento de saúde de qualidade, rede de saneamento, violência urbana, desemprego. 

Depois de passar pela cidade de Passira, região agreste do estado, o Projeto ‘Ler pra Ser' chega à Região Metropolitana do Recife (*RMR*). As atividades começam na terça (11) e seguem até a sexta-feira (14). Durante quatro dias, o projeto traz oficinas de contação de histórias, mediação de leitura e apresentações culturais para crianças e adolescentes, gratuitamente. As ações também têm como público-alvo professores, educadores sociais e agentes culturais da comunidade. 

Com a proposta de criar novos leitores e escritores na cidade, o prevê a doação de uma ‘Caixa de Histórias’ - uma espécie de biblioteca ambulante que vai circular por pontos de cultura, sede de agremiações culturais, praças, associações e a própria casa dos moradores. A caixa contém um acervo de 50 livros, que incluem recursos de acessibilidade em Braille, Libras e audiolivros, voltados para o público infantil, juvenil e adulto. 

Os títulos abordam questões relacionadas à identidade negra, indígena, direitos das pessoas LGBTQIA +, feminismo, mediação de conflitos, inclusão social, cultura. As publicações foram escolhidas a partir de um trabalho minucioso de curadoria que privilegia obras escritas por mulheres. "Queremos, por meio deste trabalho, contribuir para o acesso ao conhecimento, inclusão social e transformação da comunidade” afirma a produtora cultural e coordenadora do projeto, Eliz Galvão”.

As oficinas acontecerão na Escola Municipal Hildebrando Carneiro de Souza, centro - Araçoiaba, no horário das 14h às 17h. Todos eles terão acesso a camisa e certificado. O arte-educador Anderson Abreu, será responsável por ministrar oficina de contação de histórias para o público infantil. Já as atividades de mediação de leitura têm à frente o arte-educador, Guga Bezerra. 

O Projeto ‘Ler pra Ser’ ´tem o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. Em dezembro o projeto aconteceu na cidade de Passira (Agreste), mas até o fim do primeiro semestre de 2022, os municípios de Joaquim Nabuco ( Zona da Mata Sul) e Manari, localizada no Sertão, também serão contemplados com o projeto.

Para quem desejar acompanhar o projeto na internet, pode acessar o perfil do Instagram @LigaCriativa ou entrar em contato pelo e-mail: liga@ligacriativa.com.br 


Fotos divulgação: Jennyfhem Mendonça

Fonte: 

Salatiel Cícero

Jornalista - Assessor de Imprensa

(81) 9 9909.6077 (WhatsApp)



Nenhum comentário:

Postar um comentário