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terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Novo Ensino Médio muda rotina e foca no protagonismo e na autonomia dos estudantes

Projeto será implementado de forma gradual, iniciando com alunos do 1º ano em 2022 e atingindo todas as séries até 2024

O ano letivo de 2022 começa com mudanças de rotina para os estudantes do Ensino Médio. Isso porque a nova matriz e o novo currículo desta modalidade, tal como preconiza a Lei 13.415/2017, começa a ser implantado em Pernambuco. As escolas públicas estaduais farão a implementação de forma gradual, iniciando com alunos do 1º ano em 2022, e atingindo todas as séries até 2024. Desta forma, todas as turmas de 1º ano vivenciarão, pelo menos, seis aulas diárias (antes eram cinco), e 30 horas semanais (antes eram 25).

Estes estudantes vivenciarão maior parte da carga horária em Formação Geral Básica (parte do currículo que se alinha à Base Nacional Comum Curricular), mas já passarão a vivenciar dentro dos Itinerários Formativos: Componentes Eletivos, Investigação Científica, Tecnologia e Inovação e Projeto de Vida

O programa começou a ser elaborado a partir do final de 2018, quando foi homologada a BNCC para o Ensino Médio. Desde então, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), promoveu diversos encontros com os professores da Rede Pública Estadual, Rede Privada, Institutos de Ensino Superior e Sindicatos para elaboração, discussão, revisão e validação das habilidades, objetos do conhecimento e ementas do Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio, que foi aprovada e homologada no início de 2021.

Nesse sentido, o Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio contém os fundamentos da educação para esta etapa de ensino, as habilidades e objetos do conhecimento comum para todos os estudantes, bem como todas as Trilhas dos Itinerários Formativos contendo o perfil do egresso, as unidades curriculares que serão cursadas pelos estudantes a depender das suas escolhas, os eixos estruturantes, habilidades e ementas em cada semestre dos três anos do Ensino Médio. Além do currículo, também estão disponíveis os organizadores bimestrais da Formação Geral Básica e os portfólios das Trilhas.

“As mudanças que acontecem neste primeiro ano são voltadas para o curso de Projeto de Vida e Eletivas, que era algo já comum na Rede Estadual de Pernambuco, e duas novas unidades curriculares, que são Investigação Científica e Tecnologia e Inovação. Além disso, a maior carga horária está voltada para os componentes curriculares da formação geral básica, então os estudantes continuam a cursar as disciplinas que já faziam parte da grade”, explicou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva. 

“A gente sabe que este ano vai ser de grandes desafios, mas é um ano que está muito organizado na Rede Estadual para que o estudante tenha já o sentimento das mudanças, mas com muita tranquilidade nesse processo”, acrescentou. 

Itinerários Formativos 

Os Itinerários Formativos são um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento ou formação técnica e profissional. O interessante é que o estudante pode cursar todo Ensino Médio em uma área de conhecimento ou na formação profissional. Caso o estudante termine o Ensino Médio e queira voltar e fazer outra área do conhecimento ou técnica, ele pode, desde que haja vaga nessa disciplina. 

Os Itinerários Formativos servem para consolidar e aprofundar a formação integral que amplie o conhecimento e o desenvolvimento das competências gerais, permitindo que o jovem saia do Ensino Médio sabendo tomar decisões e agir com autonomia e responsabilidade. 

De acordo com os princípios da arquitetura do documento, todas as escolas terão formação geral básica (1800h) e Itinerário Formativo (1200h) e cada escola terá pelo menos dois Itinerários Formativos. Em Pernambuco, serão ofertados os seguintes Itinerários Formativos: 

Áreas do Conhecimento 

Itinerário de Área de Conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias  

Trilha: Comunicação 

Trilha: Identidades e Expressividades 

Trilha: Línguas e Culturas de Mundo

Itinerário de Área de Conhecimento: Matemática e suas Tecnologias  

Trilha: Soluções Ótimas 

Itinerário de Área de Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

Trilha: Saúde coletiva e qualidade de vida 

Trilha: Meio Ambiente e Sociedade

Itinerário de Área de Conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Trilha: Direitos Humanos e Participação Social 

Trilha: Juventude, Liberdade e Protagonismo

Itinerário Integrado entre as áreas: Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias 

Trilha: MatematizAÇÃO, Design e Criatividade

Itinerário Integrado entre as áreas: Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

Trilha: Modos de Vida, Cuidado e Inventidade

Itinerário Integrado entre as áreas: Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Trilha: Diversidade Cultural e Territórios

Itinerário Integrado entre as áreas: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

Trilha: Tecnologias Digitais

Itinerário Integrado entre as áreas: Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Trilha: Possibilidades em rede e Humanização dos espaços  

Itinerário Integrado entre as áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Trilha: Desenvolvimento Social e Sustentabilidade

Formação Técnica e Profissional 

Trilha: Empreendedorismo Técnico

Trilha: Empreendedorismo FIC

Trilha: Inovação e Criatividade Técnico

Trilha: Inovação e Criatividade FIC

Projeto de Vida

O “Projeto de Vida” já está nas escolas da Rede Estadual desde 2012. Em 2018, ela foi incluída como unidade curricular do projeto piloto do Novo Ensino Médio, e a partir deste ano ela entra na grade curricular de todas as escolas estaduais de Pernambuco.

É importante destacar que a disciplina “Projeto de Vida” não entra exclusivamente como tema transversal porque as unidades curriculares do Estado já trabalham “Projeto de Vida” de forma transversal independentemente da Trilha que o estudante cursar. Pernambuco apresenta “Projeto de Vida” enquanto unidade curricular, ofertando duas aulas por semana para discutir os projetos dos jovens durante todo o Ensino Médio. Durante as aulas, são discutidos três núcleos temáticos envolvendo autoconhecimento, relações sociais e historicidade e trabalho.

Atenciosamente, 

Douglas Morais. 

Jornalista | Superintendência de Comunicação 

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE-PE

Emails:imprensa@educacao.pe.gov.br / douglasmorais.educacao@gmail.com  

Tel.: (81) 3183- 9293 / 9300 

Facebook: Secretaria de Educação de Pernambuco | Instagram: @educacaopeoficial 

Site: www.educacao.pe.gov.br




 

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