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sábado, 7 de maio de 2022

EREM Abílio de Souza Barbosa promove Semana da Matemática

O encontro aconteceu na unidade de ensino e abordou o tema “Semana da Arte Moderna de 1922”



A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Abílio de Souza Barbosa, localizada em Orobó, Agreste do Estado, realizou, do dia 02 ao dia 06 deste mês, a Semana da Matemática, em alusão ao Dia Nacional da Matemática (06), com o tema “Semana da Arte Moderna de 1922”. A unidade de ensino promoveu uma extensa programação com o objetivo de tornar a disciplina mais atrativa, e homenagear o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

 

O tema do projeto é o mesmo da 17ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), e relembra o período do dia 13 ao dia 18 de fevereiro de 1922, quando o  Theatro Municipal de São Paulo abriu suas portas para receber a Semana de Arte Moderna, evento que representou um marco histórico na cultura brasileira. O festival ficou conhecido por romper com as expressões artísticas mais predominantes à época. A escolha do centenário como tema do evento propôs trazer à tona a relação da matemática com a arte, introduzindo a disciplina de uma forma lúdica e atraente.



Os estudantes do 3º ano apresentaram uma exposição sobre a história da arte moderna e o envolvimento com a matemática na quadra da escola, seguida de uma gincana com diversas modalidades, como desafios de tangrans (jogos de quebra-cabeças geométricos), brincando com palitos, dominós, mesa de jogos e desafios, quiz da matemática, e o torta na cara. Para a jovem Clara Arruda, a gincana envolveu muitas atividades dinâmicas onde os alunos conseguiram desenvolver o raciocínio lógico. “É importante envolver os estudantes no aprendizado da matemática dessa forma”, disse.

 

De acordo com o professor de matemática, Gustavo França, os educadores têm papel fundamental na formação profissional dos alunos. “Diante das demandas e dos anseios que eles têm, a Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões e constituir um projeto coletivo, tendo como protagonistas os estudantes. Parabenizo o envolvimento e apoio dos professores, da coordenação da biblioteca e da gestão da escola, que foram fundamentais para que o evento acontecesse e tomasse toda essa proporção”, comemorou.

 

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes


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