Além das organizações que atuam na causa, os fabricantes parceiros, Andina, FEMSA e Solar, se juntam para apoiar as ações de coleta de resíduos descartados incorretamente
Ao repensar a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente, trazendo desenvolvimento econômico, a The Coca-Cola Company anuncia a mudança da garrafa de Sprite, a adesão ao Pacto Global da ONU no Brasil e o calendário de ações de limpeza de rios, praias e lagoas como parte do seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e reforça seu papel como participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) pela economia circular.
As ações de limpeza de rios e praias deram início em 11 de dezembro de 2022 em Recife (PE), seguindo por Salvador (BA) no dia 17 de dezembro e ao longo de todo o ano de 2023 nas cidades de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Itanhaém (SP) e Rio de Janeiro (RJ). As ações voltam a acontecer em 2024.
Cada cidade contará com pelo menos quatro limpezas de mobilização, sensibilização e coleta, sendo que em cada uma delas, Sprite e a iniciativa Blue Keepers se unem para apoiar, fortalecer e dar visibilidade às iniciativas e ONGs locais que já atuam e possuem histórico na limpeza de praias, rios e áreas naturais. Dentre as instituições que participam deste projeto o Instituto Limpa Brasil estará em seu segundo ano promovendo ações em Recife.
Essa é mais uma iniciativa da The Coca-Cola Company que reforça o compromisso da empresa para um Mundo sem Resíduos. “Desde 2018, nós da Coca-Cola assumimos globalmente o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado, além de contribuir para a coleta, reciclagem e/ou retornabilidade de 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030.” afirma Silmara Olivio, Líder de Relações Corporativas Brasil e Cone Sul da Coca-Cola América Latina.
A quinta ação de limpeza em Recife será liderado localmente pelo Instituto Limpa Brasil e acontecerá no próximo dia 2 de março de 2024, sábado, a partir das 8h na Av. Boa Viagem, Praia de Boa Viagem, nº 2682 (entre Quiosque 16 e 17) em Recife/PE. A ação de limpeza será aberta ao público local devendo apenas confirmar a participação com uma inscrição simples através do link https://bit.ly/mutirao-
A ação conta com o apoio da Prefeitura do Recife, da EMLURB (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) e do projeto da Prefeitura, Recife Limpa, dentre outros parceiros e apoiadores.
Mundo sem resíduos
As iniciativas de ESG da Coca-Cola estão focadas em três grandes frentes: Economia Circular, Preservação e Acesso à Água e Empoderamento Econômico. Em cada um destes pilares a companhia apresenta compromissos, metas, avanços e programas ambiciosos alinhados e que visam contribuir de forma sinérgica e efetiva para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
“Desde a década de 90 realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis (que hoje representam 34% das vendas na América Latina) até programas como “Reciclar pelo Brasil”, “Recicla Solar” e “SustentaPet”, iniciativas de fomento e apoio à reciclagem que juntas envolvem e apoiam diretamente mais de 300 organizações e cooperativas em 160 cidades brasileiras contribuindo para a coleta e reciclagem de mais de 70 mil toneladas de embalagens PET pós consumo anualmente. Neste sentido, a iniciativa com Sprite, Blue Keepers e o Pacto Global na prevenção e combate à poluição em rios e oceanos se conecta à estas iniciativas e programas na medida em que também sensibiliza e engaja cidadãos e consumidores a destinar corretamente as embalagens utilizadas contribuindo para sua circularidade” comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.
Sobre o Blue Keepers
O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2.100 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Sobre a The Coca-Cola Company
The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no , Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre o Instituto Limpa Brasil
O Instituto Limpa Brasil, fundado em 2010 pela empresa Atitude Brasil, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão: Promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos restaurando o meio ambiente, construindo uma cultura de reciclagem, consumo consciente, produções responsáveis, economia circular, gerando renda para catadores de materiais recicláveis.
O Instituto Limpa Brasil é o representante oficial no Brasil do Let´s do It! maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos que já atraiu mais de 90 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países. Saiba mais em www.limpabrasil.org e seiga-nos no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário