Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de março de 2024

Instituto Padre Luiz Cecchin reflete os 14 anos da partida do religioso com programação especial

Missas Eucarísticas serão realizadas no IPLC e na Igreja Matriz de São Sebastião em Limoeiro durante o dia


Há 14 anos, no dia 26 de março de 2010, partiu para o plano Espiritual o Padre Luiz Cecchin, religioso italiano, mas erradico no município de Limoeiro, Agreste de Pernambuco. De presença forte na região, prestava assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Instituto que leva seu nome localizado na cidade limoeirense preparou uma programação especial de celebrações In Memoriam para o sacerdote nesta terça-feira (26), data em que ele nos deixou materialmente.

Abrindo as comemorações, pela manhã aconteceu uma Missa Eucarística no auditório do Instituto Padre Luiz Cecchin (IPLC), localizado na Rua Professora Rivadávia B. de Paula, nº 155, no bairro José Fernandes Salsa. À tarde será realizada outra Celebração Eucarística no mesmo local, a partir das 14h. Encerrando a programação do dia, na Igreja Matriz de São Sebastião acontece mais uma Missa Eucarística, Ministrada pelo Dom Francisco Lucena, Bispo de Nazaré da Mata, em memória do religioso, a partir das 19h.

Trajetória de Fé e Amor

Considerado pelos fiéis da região um grande missionário, Padre Luiz Cecchin deixou sua terra natal, o país da Itália e viveu 40 anos no município de Limoeiro prestando serviços de evangelização e de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Um sacerdote voltado a causas sociais, deixando um legado muito grande com trabalhos voltados aos menos favorecidos da cidade, desde criança até aqueles que encontrassem em situação de vulnerabilidade social”, relatou o Padre e Coordenador do IPLC, Adelmo Cagliari.

O Instituto Padre Luiz Cecchin atua desde 1970 no município e região, completando em 2024, 54 anos de trabalhos prestados na localidade. “Vamos completar esse ano, 54 anos de existência e atuação na sociedade de Limoeiro. 1.150 pessoas são assistidas pela nossa organização diariamente. Podemos estimar que no mínimo 500 famílias sejam envolvidas diretamente no nosso projeto com todos os atendimentos que o Instituto faz atualmente”, ressaltou Pe. Adelmo.

Segundo o Sacerdote Adelmo Cagliari, o Pe. Luiz Cecchin atuou fortemente em Limoeiro e nas cidades vizinhas, deixando um marco muito importante para os devotos dessas regiões. “Sem dúvida nenhuma, a gente pode dizer que o Padre Luiz teve uma atuação em todo município de Limoeiro e em algumas cidades adjacentes, por exemplo, ele foi Pároco de Chã de Alegria. Sabemos que seu trabalho não se restringia apenas a um local, mas abrangia o todo”, destacou.

Beatificação

Está em andamento o processo de Beatificação e Santidade do Padre Luiz Cecchin pela Igreja Apostólica Romana, como explica o Sacerdote Adelmo. “Aconteceu dia 06 de fevereiro à abertura da causa, agora, será realizado um trabalho mais silencioso. A equipe histórica começará a reunir toda documentação, e junto com notário, (uma pessoa que faz parte da equipe do Vaticano), ouvirá os depoimentos das testemunhas dos milagres”, explicou o religioso.

“Hoje na Santa Missa na Matriz de São Sebastião será o lançamento da Oração Oficial para pedir graças ao Padre Luiz Cecchin. É um dia Santo, onde a gente se espelha também na resposta a Deus, dos serviços aos pobres, ao Reino e a Igreja”, conclui o sacerdote.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário