Agentes de alimentação escolar de 14 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul participaram de mais uma edição do Merenda Boa, projeto de qualificação desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) e o Instituto César Santos. A oficina, que teve início na quarta-feira (24) e terminou nesta sexta (26), aconteceu na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Supervisora Miriam Seixas, localizada em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.
Nos dois primeiros dias de oficina, as agentes de alimentação escolar receberam orientações voltadas sobre técnicas no preparo de alimentos, conhecimento gastronômico, reaproveitamento integral dos alimentos e transformação. No último dia, a culminância foi marcada pela elaboração de pratos como lombo suíno recheado com legumes, cuscuz tropeiro e arroz colorido.
”A formação é um instrumento imprescindível para os agentes de alimentação, pois eles desempenham funções que garantem a produção de refeições seguras e saudáveis. E isso está diretamente ligado ao desenvolvimento e rendimento escolar dos alunos”, detalha a superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Paula Darling.
A parceria entre Governo do Estado e Instituto César Santos teve início em novembro de 2023. O intuito é compartilhar experiências e melhores práticas na cozinha, incluindo a adoção de novas receitas e a utilização total dos alimentos, além de porcionamento, manipulação, higienização e a segurança alimentar dos preparos.
A iniciativa busca, ao mesmo tempo, estimular a autoestima das merendeiras, o uso de receitas e de insumos que conquistem o paladar dos estudantes e ainda incentivar a alimentação saudável dentro e fora da escola, inclusive com uso da agricultura familiar.
Imagens: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário