Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de junho de 2024

ETE Nelson Barbalho produz programa televisivo sobre tradições juninas de Caruaru

Trabalho é uma parceria com a TV Pernambuco

Nesta terça-feira (04), às 18h, vai ao ar, na TV Pernambuco, um programa intitulado “Se Liga Diversidade”, produzido, apresentado e editado por estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho, de Caruaru, Agreste do Estado. A atração conta histórias da tradição junina da cidade, curiosidades, além de entrevistas e apresentações de artistas locais. Esta será a quarta edição veiculada na emissora.  

O São João de Caruaru é conhecido por ser uma das maiores e mais tradicionais festas juninas do Brasil e por atrair turistas de diversos lugares do País. No entanto, há tradições que passam despercebidas pelo público, como os polos descentralizados que ficam nos bairros afastados e nas áreas rurais da cidade. E foi pensando em divulgar essas histórias que estudantes e professores ETE se uniram para produzir reportagens com as turmas dos cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo; e Rádio, TV e Internet.

A escola conta com dois estúdios de gravação bem equipados, que servem para as aulas práticas do curso e para a produção dos programas. “Essa veiculação na TV Pernambuco é uma oportunidade para que os nossos estudantes possam praticar o que aprendem nos cursos técnicos, além da visibilidade que o trabalho deles vai ganhar. Isso mostra que a educação pública é forte e tem qualidade“, celebra o gestor da ETE, Cícero José da Silva.

Para a estudante Sarah Evelyn Gonçalo de Miranda, que participa da produção dos programas, essa é uma experiência marcante. “A gente passa a experimentar, na prática, todos os trabalhos dos bastidores da TV, que vão desde a preparação da equipe e produção, até a apresentação”, relata.

O sentimento de satisfação também é compartilhado pelo estudante Leandro Silva. “Acredito que essa experiência não apenas enriquece nossas habilidades técnicas e criativas, mas também nos prepara para os desafios do mundo profissional. Quando nós produzimos este material para a TV, nós estamos descobrindo e mergulhando em um ambiente colaborativo, onde aprendemos a trabalhar em equipe, a cumprir prazos, a enfrentar os imprevistos com criatividade e com resiliência”, conta.

O próximo programa “Se Liga Diversidade” vai trazer uma reportagem especial sobre a festividade junina no Alto do Moura; a história do “Maior chocolate quente do mundo”, produzido no bairro de São João da Escócia; do “Maior Caldo de Macaxeira”, feito no bairro Maurício de Nassau; e do “Maior Bolo de chocolate”, criado pelos moradores do bairro José Carlos de Oliveira.

O programa “Se Liga Diversidade” tem duração de meia hora, pode ser acompanhado ao vivo através dos canais  46.1 no Recife, 12.1 em Caruaru e região e 13.1 em Petrolina, ou pelo canal da TV Pernambuco no YouTube.. As edições anteriores também podem ser acessadas no canal. 


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário