Cerca de 20 alunos da unidade de ensino de Paulista apresentam os quadros produzidos no projeto “Pintando na Biblioteca”. Ação busca desenvolver novos talentos nas artes plásticas
Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Escritor José de Alencar, localizada no município de Paulista, promovem uma exposição de artes, entre os dias 31 de outubro e 18 de novembro, em Caruaru, no Agreste do estado. A mostra faz parte da 3ª edição do projeto “Pintando na Biblioteca”, que é desenvolvido na unidade de ensino e busca estimular os alunos a explorarem talentos nas artes plásticas. Ao todo, serão expostos 50 quadros produzidos pelos estudantes na Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte. A visitação é aberta ao público.
O projeto “Pintando na Biblioteca” foi criado em 2022 e trata-se de uma ação coletiva de estudantes e professores da Erem Escritor José de Alencar. A iniciativa consiste na produção de quadros pintados à mão e pincel. Participaram desta edição 20 estudantes da unidade de ensino de Paulista. Os visitantes poderão conferir a produção de animes; cartuns e “naif”, arte popular originária da França, com foco nas representações de temas do cotidiano ou de manifestações culturais. As obras também retratam movimentos artísticos como impressionismo, surrealismo, cubismo, renascimento e abstracionismo.
Francisco Guerra, coordenador do projeto e da biblioteca da escola, destacou a importância das exposições e do engajamento dos estudantes. “É uma experiência muito boa para promover o conhecimento artístico para os nossos alunos. São três anos de projeto e estamos vendo o crescimento, o engajamento e a procura dos estudantes a cada exposição. Esses meninos e meninas são muito criativos e fazem um trabalho maravilhoso na biblioteca da escola. São produzidos diversos estilos artísticos. Para isso, são utilizados tinta acrílica, pincel de qualidade, tela boa e moldura”, finalizou. Esta será a 8ª exposição de pinturas dos estudantes da Erem Escritor José de Alencar, que já passou pelas cidades do Recife, Olinda, Gravatá e Paulista.
Entre as alunas que vão participar da exposição está Áquila da Silva, do 3º ano do ensino médio. Tendo uma paixão desde pequena pelas artes, Áquila faz parte do projeto “Pintando na Biblioteca” desde a sua criação. Para a exposição em Caruaru, a estudante produziu uma pintura com traços impressionistas, intitulada “Noite de Fadas" e o quadro “Apollo”, que remete ao período renascentista. Ela está cada vez mais familiarizada com a pintura de quadros graças ao projeto.
“O contato que temos com a arte nos molda dentro da sociedade e inspira outras pessoas através da nossa forma de enxergar o mundo. Estou no projeto desde o início, porque sempre admirei a arte em todas as suas formas e vi uma oportunidade de expandir essa habilidade com quadros ao longo desses anos”, disse Áquila.
A exposição contará com a participação dos estudantes e de artistas, apresentações culturais de música, dança e declamação de poesia. A abertura será realizada nesta quinta-feira (31), na GRE Agreste Centro Norte, no bairro de Indianópolis, a partir das 13h30. Até o último dia da mostra, 18 de novembro, o espaço ficará aberto todos os dias, das 8h às 17h30, exceto finais de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário