Evento visa trazer reflexões sobre a importância dos museus em meio às mudanças sociais
A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), realiza, mais uma vez, a Semana Nacional dos Museus, que chega à sua 23ª edição. O evento acontece entre os dias 27 e 30 de maio, em comemoração ao Dia Internacional do Museu, realizado no dia 18 do mesmo mês. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a comemoração tem a finalidade de propor reflexões sobre o papel dos museus na preservação da memória cultural em meio às mudanças sociais.
A programação integra o Memorial Marieta Borges Digital, uma plataforma virtual, no site noronha.pe.gov.br , que conta com um acervo histórico de Fernando de Noronha, disponibilizado de forma acessível. Ao todo, são 58 painéis que mostram a trajetória da ilha, proporcionando uma experiência imersiva para o público.
O superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Noronha, Paulo Henrique, fala sobre a importância da Semana Nacional dos Museus para a comunidade noronhense. “O evento, que é destinado a artesões, artistas e toda a comunidade que quiser participar, é de grande importância, pois à medida que a gente vai criando e desenvolvendo essas ações, vão sendo construídas peças que dialogam diretamente com toda a história da ilha”, comenta.
A ação, que foi idealizada com atividades culturais e educativas, conta também com a Oficina Sustentabilidade Galeria Reciclada, que será realizada no espaço de artesanato da Air France. Tem como finalidade a preservação do patrimônio imaterial e o desenvolvimento sustentável para artes do arquipélago, com patrocínios e envolvimento do Cepe. O encontro ainda visa combinar criatividade e descartar produtos adequados que possam impactar diretamente o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário