Atividades incluem diagnóstico, capacitações e definição de estratégias para um melhor atendimento na ilha
Em articulação com a Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Saúde, representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) estiveram na ilha, entre 19 e 21 de agosto, para uma série de atividades voltadas ao diagnóstico e fortalecimento dos serviços públicos no arquipélago. A agenda incluiu treinamentos, reuniões e visitas às unidades que compõem a rede local de atendimento.
A equipe da SES-PE esteve acompanhando de perto o funcionamento de setores estratégicos, como a Vigilância em Saúde, o Hospital São Lucas e a Unidade de Saúde da Família (USF), com o objetivo de avaliar as demandas do território, identificar desafios e apoiar na implementação de melhorias que fortaleçam a rede de cuidados.
O levantamento servirá de base para um plano de ação da Secretaria Estadual voltado para qualificar e garantir mais eficiência na oferta de serviços. Com o diagnóstico, serão definidas as prioridades e traçado um cronograma de trabalho.
“Essa parceria com a Secretaria de Saúde é muito importante para nós, pois nos permite melhorar a nossa capacidade de atendimento e oferecer uma atenção de maior qualidade aos nossos pacientes”, afirmou o superintendente de Saúde, Fernando Azevedo.
O diretor da Superintendência de Saúde da ilha, Orlando Gomes, também ratifica a importância da visita. “Receber a equipe da SES é extremamente positivo, porque, agora, com esse diagnóstico de como a saúde aqui realmente funciona, eles poderão trazer e nos ajudar com mais logística, mais insumos e mais tecnologia”, disse.
De acordo com Sheyla Vasconcelos, gerente da Rede de Urgência e Emergência da SES, ligada à Secretária Executiva de Atenção à Saúde, a visita foi de extrema importância para fortalecer a rede de saúde.
"A iniciativa de aproximação entre a Secretaria de Saúde e a Administração da ilha é estratégica para fortalecer as ações de saúde locais. Pela Rede de Urgência e Emergência, os nossos focos centrais foram o Samu, que já vem apresentando um desempenho de excelência e o CIATox. Nesse sentido, estamos promovendo a capacitação contínua de profissionais e o fortalecimento da assistência a todos os trabalhadores da área da saúde na ilha."
Sheyla Vasconcelos também adiantou que, paralelamente, já estão estruturando planos para ampliar esses vínculos, tanto com a SES quanto com o Ministério da Saúde, tendo como finalidade oferecer suporte total e adequado a todo o processo de cuidado à população.
Crédito das fotos: Weidson Carlos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário