Programação do município no Agreste Pernambucano valoriza a cultura, o artesanato e estimula o exercício físico da comunidade
No próximo dia 30 de dezembro, o município de São Vicente Férrer, situado no Agreste de Pernambuco, comemora seu 72º aniversário de emancipação política.
A gestão municipal preparou uma série de ações que visam destacar e valorizar as riquezas da localidade.
Entre os principais destaques da programação comemorativa, estão:
Feira Cultural: Com exposição de peças produzidas por artesãos locais.
Aulas de Zumba: Atividade que tem como objetivo estimular o exercício físico na comunidade.
Iluminação Natalina: Que contribui para o clima festivo do aniversário da cidade.
São Vicente Férrer: História, Belezas Naturais e Destaque na Produção de Banana
Com clima suave e solos férteis, o município do Agreste Setentrional se consolida como um dos maiores produtores de banana do estado de Pernambuco, com forte produção de uva-Isabel e goiaba.
Com uma população de mais de 18 mil habitantes, São Vicente Férrer é conhecido por ser um "brejo", ou seja, uma área de exceção climática, com clima suave e solos férteis. O município se destaca na agropecuária por ser um dos maiores produtores de banana do estado, além de possuir grande visibilidade na produção de goiabas e uva-Isabel.
Em termos de recursos naturais, a localidade dispõe de importantes remanescentes de Mata Atlântica, centenas de nascentes, e diversos riachos, córregos e açudes.
Personalidades, Cultura e Gastronomia Local
São Vicente Férrer também é berço de importantes personalidades que se destacaram no cenário artístico e político nacional, tais como: Manoel Borba, Edson Régis, Aluízio Inojosa, Moura Cavalcanti, Edmir Régis, Alcedo Marrocos, Marinês e Sua Gente e Ed Carlos. A cidade é ainda reconhecida como a terra de sanfoneiros, violeiros, repentistas, cordelistas e contadores de histórias, confirmando sua vocação como um município hospitaleiro e singular.
A sede do município está estrategicamente localizada no Vale do Siriji, no Planalto da Borborema. A paisagem local é emoldurada por belos montes verdejantes, oferecendo uma visão panorâmica espetacular a partir do Mirante do Cruzeiro.
Na região, destacam-se os distritos:
Siriji (Vila);
Chã do Esquecido: Famoso pela produção de Uva-Isabel, goiabas e licores;
Estreito: Com ênfase na produção de uvas e bananas.
Um dos pontos de referência da cultura e gastronomia é a Cooperativa de Artesãos Fio e Renda. Neste local, artesãos e culinaristas locais inovam ao produzir itens derivados da fibra da bananeira e uma rica variedade de comidas e bebidas, como licores, cachaças, bolos, banana-passa e chips de banana.
A Cooperativa também oferece produtos tradicionais derivados da mandioca, como beiju, pé de moleque e tapioca, diversificando o artesanato e a culinária da localidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário