Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Taxa de pacientes que indicariam o HC-UFPE é de 96,1%

Avaliação melhorou em relação ao ano passado em cinco dos seis eixos avaliados. O índice de satisfação é de 86,23%

Mais de 96% (exatos 96,1%) dos usuários do Hospital das Clínicas da UFPE e seus acompanhantes indicariam o HC para alguém. Esse é um dos dados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU), que ouviu 283 pessoas no ano passado. O levantamento foi realizado em outros 40 hospitais e maternidades vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A pesquisa completa pode ser consultada neste link. O painel de comparação com os resultados de 2023 até 2025 pode ser visto aqui.
 
Outro ponto de destaque na PSU foi a melhora das notas médias de cinco dos seis eixos avaliados pelos respondentes: Atendimento na internação subiu de 9,15 para 9,32; Atendimento no ambulatório de 8,55 para 8,90; Estrutura de 7,32 para 7,68; Refeições de 9,04 para 9,16; e Roupa/Limpeza/Lixo de 8,64 para 9,35. Houve uma oscilação para baixo no eixo Segurança/Portaria/Controle de acesso saindo de 9,30 para 8,80. O índice de satisfação foi de 86,23%.
 
“Os resultados indicam a manutenção de um desempenho global positivo, com destaque para o atendimento na internação e nos ambulatórios, que segue como um dos principais pontos fortes da instituição, refletindo o compromisso das equipes multiprofissionais com o cuidado humanizado e seguro. Outro ponto positivo é a diminuição do tempo de espera para realização de consultas, exames e internação”, destaca a ouvidora do HC, Marilene Lanes.

 A ouvidora pontua que dimensões relacionadas aos serviços de apoio, como refeições, limpeza e roupa hospitalar, apresentaram avaliações estáveis, indicando padrão adequado de qualidade, mas com margem para aprimoramentos contínuos.
 
A pesquisa de 2025 evidencia desafios relevantes concentrados nos eixos estrutura física (que já está sendo qualificada com as obras em andamento no HC) e nos processos de segurança, portaria e controle de acesso, áreas que apresentaram maior dispersão nas avaliações dos usuários.
 
“A presença significativa de respostas intermediárias nesses eixos sugere que, embora não haja insatisfação crítica generalizada, existem oportunidades claras de melhoria da experiência do usuário, reforçando a importância do uso sistemático dos resultados da PSU para orientar ações estratégicas e fortalecer a gestão da qualidade institucional”, comenta Marilene Lanes.
 
A PSU (com todos os seus dados) é uma ferramenta estratégica de gestão, orientando a tomada de decisões e o aprimoramento dos serviços prestados pelo HC.
 
Sobre a Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário