Com apenas 27 anos, o deputado federal João Campos, principal herdeiro de Eduardo Campos. Com 70% das urnas apuradas, a diferença pra a segunda colocada já é de 60 mil votos.
Fonte: Blog Elielsnon
Com apenas 27 anos, o deputado federal João Campos, principal herdeiro de Eduardo Campos. Com 70% das urnas apuradas, a diferença pra a segunda colocada já é de 60 mil votos.
Fonte: Blog Elielsnon
Termina também prazo para propaganda dos candidatos
Eleitores de 57 municípios brasileiros voltam às urnas neste domingo (29) para decidir quem comandará a administração pelos próximos quatro anos. As urnas eletrônicas estão em fase final de preparação para o segundo turno, e o calendário eleitoral determina o encerramento da propaganda eleitoral.
As urnas estão nos municípios, sendo carregadas, ou já prontas para domingo. O carregamento da urna consiste na retirada do equipamento dos nomes dos candidatos a vereador e a prefeito que disputaram o primeiro turno. Apenas os dois candidatos a prefeito que foram ao segundo turno são mantidos no software da urna eletrônica.
Após esse procedimento, que está sendo finalizado nesta sexta-feira (27), as urnas ficam guardadas em alguma instalação dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Pode ser um cartório eleitoral ou depósito, por exemplo.
Hoje também é o último dia da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão e para a divulgação paga, na imprensa escrita, de material de campanha. É ainda o último dia para realização de debates no rádio e na televisão, que não podem, porém, ultrapassar o horário de meia-noite.
Amanhã (28) termina o prazo para a propaganda eleitoral feita mediante alto falantes ou amplificadores de som e também para distribuição de material gráfico e para realização de caminhadas, carreatas ou passeatas.
Por Marcelo Brandão Agência Brasil
Edição: Nádia Franco Agência Brasil
Foto: Antônio Algusto TSE
Fonte: Agência Brasil
O socialista comentou sobre a campanha realizada pelos seus sucessores Juarez e Silvinho da Banana
Atual prefeito no município de Machados, Argemiro Pimentel (PSB), falou, nesta quarta-feira (25), entrevista ao programa 96 É Notícias, apresentado pelo radialista Gonçalves Filho, na Rádio Cultural FM, na cidade de Limoeiro.
No encontro, o socialista agradeceu ao povo de Machados o apoio dado aos seus sucessores, Juarez da Banana (PSB) e Silvinho da Banana (PSB), nas eleições 2020. “A população de Machados acompanhou o nosso trabalho e viu a transformação que fizemos no município. Foi uma missão muito árdua e difícil mas eu e Juarez conseguimos cumprir essa missão além do que previsto e o resultado foi visto nas urnas ”, disse Argemiro.
Argemiro relembrou no bate papo os trabalhos realizados durante sua gestão. "Machados teve uma mudança radical no seu procedimento com as pessoas e no tratamento com o idoso, por exemplo. Na educação fizemos o maior investimento nunca visto no munícipio. Elevamos a educação ao primeiro lugar no Estado de Pernambuco e a Saúde da cidade melhorou muito. Na área de infraestrutura, conseguimos calçar várias ruas e outras ainda deverão ser concluídas antes do fim de ano. Mas vamos continuar trabalhando”, afirmou Argemiro.
O chefe do executivo ainda relatou durante a entrevista como foi difícil atravessar as eleições 2020 ao lado dos seus sucessores. “Contratamos mais de 15 policiais para não sermos assassinados. Os meus sucessoress sofreramvárias ameaças. Foi o maior absurdo que já presenciei em toda minha vida política”, ressaltou.
O socialista falou ainda quais são seus planos depois de concluir seu mandato na cidade de Machados. “Estarei colaborando com o povo de Machados, com Juarez, Silvinho e os vereadores depois de concluir minha gestão. Com a mesma garra que estive durante meus mandatos, com minha pouca sabedoria e com minha experiência na vida pública, estarei à disposição do prefeito eleito para beneficiar a população”, finalizou.
Click no link e ouça a entrevista a baixo:
Luciano está isolado com Covid-19 e não comparecerá à cerimônia. Seu Francisco morreu aos 83 anos, após 14 dias internado
Zezé di Camargo (de camisa azul escura) na chegada ao lado do seu Francisco, em Goiânia-Foto: Vitor Santana G1
Por Sílvio Túlio e Vitor Santana, G1 GO
O cantor Zezé Di Camargo participa do velório do pai, Francisco Camargo, nesta terça-feira (24), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Parentes, famosos e autoridades também passam pelo local para prestar as últimas homenagens a Seu Francisco, como era carinhosamente chamado. Ele morreu após ficar 14 dias internado em um hospital particular da capital.
Zezé chegou ao local por volta de 11h20, acompanhado da noiva, Graciele Lacerda, e da mãe, Helena Camargo, viúva de Seu Francisco. Luciano, com quem faz dupla, não participará da cerimônia porque testou positivo para a Covid-19 e precisa ficar isolado.
Além de Zezé, outros filhos de Seu Francisco, como Emanoel e Wellington Camargo também participam do velório. Famosos, como a dupla Di Paulo e Paulino, e autoridades, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), também compareceram.
Tanto o velório como o enterro são restritos à família e amigos para evitar a disseminação do coronavírus.
Helena Camargo (no meio) chega ao velório do marido, Francisco Camargo, acompanhada da neta Wanessa-Foto: Vítor Santa/G1
Por meio de nota, o Hospital Órion, onde Francisco estava internado, informou que o paciente morreu às 23h05 de segunda-feira (23) por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma "instabilidade hemodinâmica". A morte foi anunciada na manhã desta terça-feira.
Internação
Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro.
Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18).Porém , ele teve nova piora.
Fonte: Por Sílvio Túlio e Vitor Santana, G1 GO
Quem conhece minha vida sabe que sempre tive uma relação profunda com o PT. Milito no Partido desde sua fundação até os dias de hoje, fazendo com que minha estória de vida e de participação política se confunde com a do PT. Durantes as três gestões do PT no Recife, contribui decisivamente, sendo oito anos como Secretário e quatro como Prefeito, para a construção de um legado que mudou a cidade, principalmente a vida dos mais pobres. Priorizando sempre a participação popular, através do Orçamento Participativo, um programa que revolucionou a participação das pessoas nas decisões políticas da cidade.
Mesmo em 2012, quando fui de maneira injusta impedido de ser candidato à reeleição pelo Partido, mantive-me fiel por sua contribuição à democracia e às mudanças realizadas pelos governos Lula e Dilma. Em 2016, quando João Paulo foi candidato a prefeito pelo PT, mesmo diante das diferenças estabelecidas, apoiei sua candidatura.Nestas eleições, não tem sido diferente. Desde o primeiro turno orientei a todos que me apoiaram a defender a candidatura do nosso Partido, neste momento representada pela companheira Marília Arraes. Agora, no segundo turno, diante dos ataques ao legado das nossas gestões e ao PT, reafirmamos o nosso compromisso com a defesa de Lula, de Dilma e da nossa candidata Marília Arraes.
Campanhas que despolitizam e atacam o PT de forma a desqualificar o processo democrático, minam a democracia e não ajudam a combater o bolsonarismo. A vitória da chapa PT/PSOL, formada por Marília Arraes e João Arnaldo, é a sinalização para derrotar o Bolsonarismo em 2022.
Recife, 23 de novembro de 2020
João da Costa
Vereador e Ex-Prefeito do Recife
Num papo descontraído, o prefeito eleito também falou sobre trajetória política e a formação da equipe de transição do governo
Eleito no último domingo (15), novo prefeito de Bom Jardim, com 61,41% dos votos, Janjão (PL) concedeu, na manhã desta quinta feira (19), entrevista a Rádio Cultural FM, em Limoeiro, ao programa 96 É Notícias, apresentado pelo radialista Gonçalves Filho. Durante a conversa, Janjão agradeceu ao povo de Bom Jardim os mais de 14 mil votos recebidos e a confiança para governar o município a partir de 2021. “Atribuo nossa vitória, primeiramente, a Deus e ao povo de Bom Jardim, que sonhou com a mudança, por dias melhores e por um caminho novo, com novas ideias e propostas que realmente fazem parte de um projeto chamado povo e não um que venha beneficiar parentes, como vimos no governo atual”, disse Janjão.
O prefeito eleito afirmou que já iniciou a busca por melhorias a população de Bom Jardim. “Conversei com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) e iremos à Brasília para discutir questões de emendas parlamentares para o município. Falei também com o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), desta vez, sobre a dificuldade do abastecimento de água no distrito de Umari. Estamos comprometidos nas melhorias de Bom Jardim”, ponderou Janjão.
O liberal pontuou como será sua relação com os vereadores que irão compor a Câmara em 2021. “Fiquei feliz que das treze cadeiras que compõem a Câmara de Vereadores do município, a Casa Dirceu Borges, nove vereadores são da nossa base política. Então, juntos vamos começar a trabalhar para o bem da nossa população”, finalizou.
Click no linque abaixo e ouça a entrevista
https://brlink.me/l30vq
Professora do curso de psicologia do UniFavip, Deysiane Macêdo, ressalta as causas, prevenção e tratamento psicológico para quem tem o quadro depressivo associado à doença
Para compreender os impactos do diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, é imprescindível assumir que existem fatores biopsicossociais envolvidos. O câncer por si só carrega representações sociais relacionadas à morte, castigo e carma, o que leva o sujeito a contornar o assunto com temor e fuga. Ao câncer de próstata se soma as fantasias relacionadas ao comprometimento da masculinidade diante de seus significados, como virilidade, atividade, produtividade, distanciamento de questões afetivas, ereção e potência sexual.
“A identidade do homem hétero e cis é moldada socialmente em frágeis alicerces, comunicando que a masculinidade não é adquirida logo ao nascimento com a presença do órgão genital masculino, mas que precisa estar sendo constantemente conquistada e afirmada a partir de comportamentos e performances. Isto provoca no sujeito uma necessidade constante de vigília, para que sua masculinidade não escape de si, por exemplo, em lágrimas”, destaca a professora do curso de psicologia do UniFavip, Deysiane Macêdo.
Ela ressalta também que “toda essa construção tóxica de masculinidade acaba por dificultar a experiência do sujeito diagnosticado com câncer de próstata. Este terá primeiramente a dificuldade de chegar aos serviços de saúde para consultas de rotina pois, de modo geral, assumir o lugar de paciente é assumir que podem haver fragilidades neste corpo e que este demanda cuidado. E no que se refere ao exame de próstata existe um discurso de aversão ao toque, difundido através de humor duvidoso, que põe em cheque a heterossexualidade do sujeito”.
No momento do diagnóstico outras questões são colocadas em cheque, tais como o temor à impotência sexual; a ameaça à atividade e produtividade, seja no campo do trabalho ou na liberdade e autonomia dos cuidados cotidianos e claro, o medo da morte.
“Diante de tantos medos e fantasias, a psicologia defende que o acesso honesto dos afetos, significados, angústias e frustrações é o primeiro passo para o cuidado psicológico do sujeito através da elaboração e ressignificação da experiência. Porém as barreiras da masculinidade tóxica dificultam esse processo, onde as fases do luto do sujeito - negação, raiva, barganha, depressão e aceitação - não atingem a aceitação, se aprisionando em raiva e depressão”, explica Macêdo.
A depressão pode evoluir, deixando de ser apenas uma fase do luto e se configurando enquanto transtorno, o que é muito comum em pacientes diagnosticados com câncer, de modo geral. Esta se caracteriza principalmente pela tristeza profunda e avolia, isto é, perda de desejo e sentido, anestesiando o interesse e prazer diante até de suas atividades favoritas. Há também um comprometimento no sono, alimentação e socialização deste.
“Para prevenir e cuidar desta comorbidade é indicado que haja um trabalho em conjunto entre o paciente, a família e a equipe interdisciplinar em saúde. Onde seja promovido um esclarecimento acerca da real condição do paciente, contribuindo para a diminuição da ansiedade e das fantasias. Também é importante que o psicólogo possa acolher com sua escuta qualificada, trabalhando diante da desconstrução dos mitos e estereótipos acerca da masculinidade, promovendo um espaço para que o sujeito e sua família, respectivamente, ressignifiquem sua identidade e os papéis sociais desta pessoa na família”, pontua a psicóloga, que finaliza falando sobre a importância do diálogo.
“A fala é uma belíssima via de elaboração de conflitos emocionais. É indispensável que ela seja utilizada, valorizada e propagada por todas as pessoas e grupos, sem restrições de sexo, gênero ou orientação sexual. O afeto contido e não dito adoece”, completa.
A partir do mesmo horário, também fica proibida a propaganda por meio de alto-falantes ou amplificadores de som
Os candidatos das Eleições Municipais 2020, bem como os partidos políticos que os representam, têm até as 22h deste sábado (14), véspera do primeiro turno do pleito, para fazer propaganda eleitoral por meio da distribuição de material gráfico – como panfletos, santinhos, banners e cartazes – e promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
Também termina às 22h o prazo para a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes ou amplificadores de som. Esses recursos são proibidos a menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, quartéis militares, hospitais, escolas, igrejas ou bibliotecas.
Quem desobedecer às normas vigentes para o período eleitoral pode ser multado e até preso. Veja o que diz a Lei das Eleições sobre o que pode e não pode durante o pleito.
No dia da votação
Poderão ser usadas bandeiras e adesivos plásticos dentro do limite de 0,5 m² de área. Os carros poderão ostentar adesivos perfurados no vidro traseiro ou em outros lugares, desde que, nesse caso, também seja respeitado o mesmo limite. É permitida a distribuição de panfletos, mas o despejo do material nas ruas, especialmente no dia da votação, é proibido.
Neste domingo (15), quase 148 milhões de eleitores estão aptos a comparecer a seus locais de votação para escolher os prefeitos e os vereadores dos 5.568 municípios do país.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deseja a todos os eleitores uma eleição tranquila, consciente e que o pleito eleitoral de 2020 seja mais uma vez uma celebração da democracia brasileira.
Máscara e documento oficial com foto são itens imprescindíveis
Devido à pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações aos eleitores sobre procedimentos a serem adotados durante a votação, que ocorre no domingo (15) das 7h às 17h.
Neste ano, os itens imprescindíveis para votar são um documento oficial com foto e a máscara, cujo uso será obrigatório a todo o momento nas sessões eleitorais.
A Justiça Eleitoral recomenda ainda que, se possível, o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, de modo a evitar o compartilhamento de objetos e a disseminação do novo coronavírus.
Assim como ocorreu em anos anteriores, o eleitor que já fez o cadastro biométrico pode, caso prefira, utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, precisando mostrar somente a tela do celular ao mesário. A ferramenta digital dispensa que o eleitor porte qualquer documento em papel.
O eleitor também pode levar a conhecida cola na hora de votar, com os números de seus candidatos. Vale lembrar, porém, que não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação. Por isso, se for mesmo necessária, o melhor é levar a cola em papel.
Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.
Está previsto que a Justiça Eleitoral deverá fornecer álcool gel aos eleitores. O previsto é que também haja álcool 70% disponível para higienização de superfícies.
Os organizadores da eleição não incentivam o uso de luvas, seja por mesários ou eleitores, sob o argumento de que o item desencoraja a higienização frequente das mãos e ainda pode se tornar um vetor de transmissão de covid-19, no caso de descarte inadequado.
Abaixo, as recomendações aos eleitores feitas pela Justiça Eleitoral no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Muncipais de 2020. Instruções para mesários, coordenadores e outras pessoas envolvidos no processo eleitoral podem ser encontradas na íntegra do documento, disponível no site do TSE.
Instruções aos eleitores
- Se apresentar febre, não saia de casa.
- No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.
- Mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão.
- Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos).
- Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.
- Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.
- Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.
- Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.
-Se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
- Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância.
- Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.
- Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.
Edição: Maria Claudia
Fonte: Agência Brasil
Uso de máscara é obrigatório e idosos terão preferência das 7h às 10h
No próximo domingo, 15 de novembro, os municípios brasileiros terão as eleições para a escolha de prefeito e vereador – e também no dia 29, para os locais que tiverem 2o turno. Devido à pandemia do coronavírus, esse pleito eleitoral terá algumas mudanças importantes que todo eleitor precisa saber antes de votar.
“A Justiça Eleitoral fez diversos treinamentos, tomou inúmeras medidas protetivas, inclusive ampliando o horário de votação e demarcando o distanciamento entre mesários e eleitores, justamente para evitar a aglomeração e proteger pessoas do grupo de risco. Vivemos um ano atípico e sabemos que os cuidados devem ser redobrados para não deixarmos de fazer valer o direito ao voto, importantíssimo no exercício da nossa cidadania”, disse o professor do UniFavip, Felipe Ferreira Lima, especialista em direito eleitoral.
É importante lembrar que o voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros dos 18 aos 70 anos – e facultativo para os jovens entre 16 e 18 anos, e analfabetos.
Horário de votação: o que muda?
O horário de votação deste ano foi ampliado devido à pandemia, com a antecipação em uma hora. Com isso, o eleitor pode comparecer ao local de votação a partir das 7h. Vale ressaltar que das 7h às 10h é preferencial para pessoas acima dos 60 anos.
Qual documento devo levar?
No dia da eleição basta levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Certidões de casamento e nascimento não serão válidas como prova de identidade.
Posso votar sem o título?
Caso você tenha perdido seu título ou esteja sem ele no dia da eleição, isso não impede a votação. Basta apresentar um documento de identificação com foto, como exemplificado no tópico acima.
Consulte seu local para votação
Para não ser pego de surpresa no dia da eleição com uma possível mudança do local de votação, é recomendável fazer uma consulta no site https://bit.ly/2IsbH2e, preenchendo com os dados da emissão do seu título eleitoral.
Uso obrigatório de máscara
Será obrigatório o uso de máscara facial pelo eleitor, para que possa entrar e permanecer na seção eleitoral. A medida também vale para os mesários, que, além das máscaras, utilizarão face shields (protetores faciais).
Orientações do Tribunal Superior Eleitoral
Cada eleitor pode e deve adotar o uso de uma caneta pessoal na hora de assinar o caderno de votação. Além disso, nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara.
Os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A permanência nos locais de votação deve compreender apenas o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.
Além disso, quem puder, deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante.
Por fim, vale destacar a consciência de cada cidadão para ficar atento ao principal sintoma de Covid-19, que é a febre. Portanto, se apresentar febre, não saia de casa.
O governador Paulo Câmara (PSB) realizou, nesta terça-feira (10), visita às obras de requalificação da PE-084, que dá acesso ao município de Machados, no Agreste Setentrional. A intervenção, que integra as ações do programa Caminhos de Pernambuco, vai facilitar o escoamento da produção local e garantir mobilidade nos principais corredores de circulação da Região.
A PE 84, que vai do trevo de Califórnia até a localidade do Cristo Redentor, no Bairro da Cohab, tem um trecho de 4,94 quilômetros de extensão.A ação é de indicação dos deputados Waldemar Borges e Danilo Cabral.
O candidato afirmou que seu apoio a chapa de Juarez da Banana (PSB) e Silvinho da Banana fortalece a base política no enfrentamento a oposição
Final de semana movimentado no município de Machados. Faltando menos de uma semana para o primeiro turno das eleições 2020, João Morais (MDB) um dos três candidatos a prefeito do município, renunciou, neste sábado (07), a candidatura para apoiar os postulantes Juarez da Banana (PSB) e Silvinho da Banana (PSB) na conquista da vitória no pleito deste ano.
De acordo com João Morais (MDB), o apoio ao socialista se caracteriza como um fortalecimento na base política dos candidatos e enfrentamento a oposição. "Tomei essa decisão em apoiar Juarez e Silvinho para fortalecer sua base política. Estou trazendo todos os meus amigos para fazer parte de sua equipe. Meu objetivo hoje é chegarmos a vitória e juntos trabalharmos para o desenvolvimento de Machados”, afirmou João Morais.
Com a adesão de João Morais (MDB) a base política de Juarez da Banana (PSB) e de Silvinho da Banana (PSB) se fortaleceu com mais dois vereadores que ampliaram o apoio à candidatura de Juarez e Silvinho. Luciano da Funerária (MDB) e Manoel de Deda Maço (MDB), que apoiando João Morais, mostraram assistência a campanha de Juarez. “O que me fez apoiar a decisão de João é a competência de Juarez e Silvinho para administrar Machados com desenvolvimento”, disse Luciano da Funerária. Agora, o candidato Juarez da Banana possui em sua base política, sete dos nove vereadores que atuam na Câmara Legislativa de Machados.
Silvinho da Banana (PSB), agradeceu o apoio dado por João Morais nessa reta final de campanha. “Quero agradecer todo o apoio dado pelo nosso amigo João Morais e sua equipe a nossa campanha. Quero afirmar a João Morais que ele não perdeu, pois vamos ganhar essa eleição e nossa vitória será sua vitória. Juntos lutaremos pelo povo de Machados”, expressou Silvinho da Banana.
Muito agradecido, Juarez da Banana (PSB) afirmou que o sonho de João Morais e o dele são únicos agora. “Nossos sonhos se juntam agora. Temos como objetivos lutar pelo desenvolvimento de Machados e pelos direitos do povo. O seu apoio e de seus amigos fortalecem nossa base e temos certeza da nossa vitória”, finalizou Juarez da Banana.
Assista ao vídeo :
Os recursos são resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal, Danilo Cabral (PSB)
Está em fase de conclusão uma obra de pavimentação que liga a localidade da Cohab, no Cristo Redentor ao bairro de Machadinhos. A iniciativa beneficiará o local melhorando o tráfego, trazendo benefícios ao comércio de produtos da região e permitindo a população maior comodidade na hora de realizar algum serviço.
A infraestrutura será dividida em duas partes, a primeira metade será de uma emenda parlamentar do deputado federal Danilo Cabral (PSB), teve o investimento de R$ 700 mil reais e a outra metade dos recursos será através da gestão atual no valor de 453 mil. A obra está cerca de 60% executada.
Os moradores de Machados serão contemplados por outra obra que se encontra em licitação. Desta vez, serão asfaltamentos de ruas. Começando no bairro da Cohab, passando pela Rua Antônio Emídio, Rua da Delegacia, Rua Felipe Correia e Rua São Vicente de Paula, no total de 10 ruas. A previsão é que essas áreas sejam asfaltadas durante o mês de dezembro.
Mais obras em Machados
Outra ação, desta vez com recursos do Governo do Estado, está prevista para iniciar na próxima segunda feira (09/11). Trata-se da recuperação da estrada de acesso ao município de Machados, a PE 84, que vai do trevo de Califórnia até a localidade do Cristo Redentor, no Bairro da Cohab, tem um trecho de 4,94 quilômetros de extensão. O investimento de R$ 3,2 milhões do Governo do Estado. A ação é de indicação dos deputados Waldemar Borges e Danilo Cabral.
Segundo o parlamentar, Danilo Cabral, o esforço valeu a pena e a assinatura da obra é uma vitória para a população de Machados. “Atendendo a uma antiga demanda da população de Machados, assinamos a ordem de serviço para a recuperação da estrada de acesso a sede do município, ao lado do prefeito Argemiro Pimentel (PSB) e da secretária estadual de infraestrutura Fernanda Batista. O investimento trará benefícios significativos para o município, é uma vitória do povo”, afirmou o deputado federal, Danilo Cabral.
Folha - Termina nesta quinta-feira (5) o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor. O processo é simples. É possível utilizar a versão digital do documento, baixando o aplicativo do e-Título no celular, ou tirar uma via impressa no cartório eleitoral.
Por causa da pandemia, a recomendação da Justiça Eleitoral é para que processo presencial seja evitado, uma vez que o título em papel é dispensável. Caso o eleitor considere imprescindível realizar o procedimento, deve ligar para o cartório eleitoral e agendar. O pedido será avaliado e, caso aceito, o votante vai até a seção regularizar a situação.
Os documentos necessários são: RG, comprovante de residência recente (últimos 3 meses) e documento que comprove a quitação com o serviço militar (para os homens). Também é preciso estar livre de débitos com a Justiça Eleitoral, como multas provenientes da ausência de voto em eleições anteriores.
Neste ano, o e-Título serve também como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Ou seja, é possível votar sem o documento impressso, mostrando apenas a versão digital.
O aplicativo permite ainda que o eleitor verifique a situação eleitoral e o local de voto. Ou a informação pode ser encontrada diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 15 de novembro.
No site do TSE o eleitor também pode verificar o local de votação. Para isso, ele tem que acessar a página do tribunal, entrar no campo "título eleitoral" e preencher os dados solicitados. Ali ele encontrará sua seção eleitoral.
Fonte: blog do Silvinho
As notícias falsas foram publicadas em redes sociais insinuando que o atual vice-prefeito e candidato a prefeito de Machados, Juarez da Banana (PSB), estaria sendo investigado pela Policia Federal
Foi publicada na última segunda-feira, dia 02 de novembro, Decisão Judicial nº 0600292-82.2020.6.17.0088, que determinou a retirada de publicação noticiosa falsa feita em rede social da conta grupo_juventude, em facebook, whtasapp e instagran, citando o socialista Juarez Rodrigues Fernandes, o popular Juarez da Banana.
A publicação considerada inverídica, conforme entendimento e levantamento da Justiça se trata de um vídeo produzido usando a imagem do candidato ao executivo de Machados e trechos de um relatório de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), sugerindo que Juarez teria cometido fraudes.
Os responsáveis pelo produto ainda usaram na abertura do vídeo uma chamada de voz para destacar atuação da Polícia Federal (PF) na operação, passando a mensagem que o órgão estava à procura do candidato. A Justiça constatou que as publicações contêm informações inverídicas, com a intenção de ludibriar o eleitorado e denegrir a imagem do candidato. Assim, a decisão judicial, assinada pelo Juiz Eleitoral Hailton Gonçalves da Silva, determinou a retirada imediata desta publicação, sob pena de multa de mil reais, no caso de descumprimento da sentença.
Na semana passada, o mesmo magistrado também considerou falsa a publicação veiculada em blogs locais acusando o atual prefeito Argemiro Pimentel (PSB) e o vice Juarez da Banana de terem cometido mais de 24 irregularidades na atual gestão, tais como: o excesso de cargos comissionados e contratados, como também, o acúmulo de diversos escândalos com as verbas destinadas ao combate da Covid-19.
A luta por esta conquista durou mais de 100 anos, pois o marco inicial das discussões parlamentares em torno do tema começou nos debates que começou nos debates que antecederam a Constituição de 1824, a qual não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício.
Em 2009, a reforma eleitoral também estabeleceu novas exigências na Lei dos Partidos Políticos (Lei n° 9.096/1995) privilegiando a promoção e difusão da participação feminina na política. Entre os benefícios concedidos foi determinado que os recursos do Fundo Partidário sejam também aplicados na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação das mulheres na política, além do mínimo de 20% de espaço dedicado às mulheres em propagandas partidárias gratuitas.
Fonte: https://costaadvogados.adv.br/03-de-novembro-dia-da-instituicao-do-voto-da-mulher-no-brasil/
Com informações do TSE
O agrônomo começou no IPA ainda como estagiário e foi admitido como servidor em janeiro de 1965
Múcio ficou surpreso com a notícia. Aos 79 anos, descobriu, em uma ligação telefônica, mais um título em sua carreira profissional, e do outro lado da linha, sorriu. Múcio de Barros Wanderley, agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 1964, é, hoje, o servidor com maior tempo de admissão e de serviços prestados ao Estado de Pernambuco. Seu nome está no quadro do funcionalismo público há nada menos que 55 anos.
Na ficha da Secretaria de Administração consta a data de 1º de janeiro de 1965 como a da sua contratação. Mas ele contesta. A rigor, explica, entrou no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em janeiro de 1962. Na época, atuando como auxiliar acadêmico, como eram então chamados os estagiários. Se não está em atividade em sua sala no IPA atualmente, é por conta da pandemia do novo coronavírus e o risco imposto pela doença às pessoas com mais de 60 anos de idade. Mas Múcio segue no trabalho remoto em casa.
“Hoje, o funcionário mais antigo do IPA sou eu. Mas não sabia que era o servidor com mais tempo no Estado”, brinca. Há dez anos, o agrônomo já poderia ter se aposentado. “Não quis. E nem quero. Me acho com disposição para trabalhar. Tenho demandas e achei que não estava na hora. Vou para casa fazer o que? Isso saiu da minha cabeça faz tempo”, diz, decidido.
Múcio construiu uma carreira considerada de sucesso no Estado. Ocupou desde o cargo de estagiário até o de presidente do IPA. Hoje, atua como pesquisador socioeconômico, seu campo de estudo há muitos anos. A área analisa os impactos de novas tecnologias na geração de emprego e no aumento de renda, por exemplo. Múcio também foi professor na UFRPE, onde criou a cadeira de estatística experimental para o curso de Agronomia. A maior parte do atual quadro do IPA é formada por ex-alunos seus.
Se agronomia e serviço público mudam vidas, Múcio certamente é um dos personagens dessa mudança. Entre os anos de 1965 e 1970, atuou na estação experimental de Belém de São Francisco, quando então o IPA havia intensificado as pesquisas com sementes de cebola. “Quando cheguei lá, todas as sementes de cebola consumidas por órgãos de governo e produtores eram variedades importadas. Começamos um trabalho de melhoramento genético junto com a Universidade de São Paulo, o que permitiu que o IPA fosse pioneiro em produção de sementes de cebola em clima tropical semiárido”, conta. Antes disso, as sementes eram compradas no exterior e os estudos de melhoramento genético somente aconteciam na região centro sul do país.
Múcio integra uma lista com outros oito nomes de servidores estaduais com datas de admissão mais antigas. O documento foi fornecido pela Secretaria de Administração. O agrônomo ocupa a primeira posição, empatado com a servidora Leônia Rodrigues da Silva, 74 anos, auxiliar de saúde ligada à Secretaria Estadual de Saúde e única mulher da lista. Leônia trabalhou no Hospital São Sebastião, em Caruaru, no Agreste, e atualmente está à disposição no Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus, ligado à Prefeitura de Caruaru.
Na mesma lista constam os nomes de Jair Teixeira Pereira, 83, pesquisador do IPA (01/02/1965); Roberto Gilson da Costa Campos, 79, analista de desenvolvimento da Perpart (07/02/1965); Gilson Bandeira Diniz, 73, da Secretaria da Fazenda (01/07/1965); Ricardo Leitão Pimentel, 74, auditor fiscal do tesouro estadual da Secretaria da Fazenda (01/01/1966); Marconi Catulo da Silva Dourado, 73, defensor público do Estado (02/02/1966); Ubaldo Rafael de Barros Nunes, 72, da Secretaria da Fazenda (01/04/1966) e Rogério Maia Guedes, 72, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (24/05/1966).
Marcionila Teixeira
:: No projeto Servidores que Inspiram apresentamos narrativas surpreendentes de pessoas que compõem o quadro de funcionários do Governo de Pernambuco. Os textos são publicados no Diário Oficial, todos os sábados, e também podem ser acessados nas redes sociais do Governo de Pernambuco sempre às segundas-feiras.
* Marcionila Teixeira é Gerente de Produção de Conteúdo da Secretaria de Imprensa de Pernambuco e editora titular do Diário Oficial do Estado.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou outubro deste ano com uma taxa de inflação de 0,65%. A taxa é inferior ao 0,82% de setembro, de acordo com dados coletados em sete capitais brasileiras e divulgados hoje (3) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Com o resultado de outubro, o IPC-S acumula taxas de inflação de 3,09% no ano e de 4,38% em 12 meses.
Cinco das oito classes de despesa tiveram queda em suas taxas de inflação, de setembro para outubro: educação, leitura e recreação (cuja taxa caiu de 3,34% para 1,81%), alimentação (de 1,86% para 1,69%), despesas diversas (de 0,14% para 0,03%), habitação (de 0,32% para 0,28%) e vestuário (de 0,25% para 0,21%).
Por outro lado, tiveram alta na taxa, os grupos transportes (de 0,13% para 0,40%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,02% para 0,03%). O IPC-S é calculado com base em preços coletados nas cidades de Brasília, São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Porto Alegre, do Recife e de Salvador.
Edição: Valéria Aguiar
FONTE: Agência Brasil
Hoje"é também um dia de esperança. (...) Um céu novo, uma terra nova e a cidade santa de Jerusalém, nova.
Linda imagem usada para nos fazer entender o que nos espera: «Vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo» (cf. Ap 21, 2).
Espera-nos a beleza... Memória e esperança, esperança de nos encontrarmos, de chegarmos onde está o Amor que nos criou, o Amor que nos espera: o amor do Pai."
(Homilia do Papa Francisco no Dia de Finados de 2018)