Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Casa da Cultura recebe apresentações de tradições do ciclo natalino em Pernambuco

Dentre as atrações que compõem a programação do evento, destaque para o grupo de Cavalo Marinho Boi Pintado, da cidade de Aliança, na Mata Norte 



Assim como acontece no Carnaval e no São João, as tradições deste período configuram o Ciclo Natalino. Acontece, nesta sexta-feira, 10, mais uma edição do projeto Casa da Cultura em Movimento, iniciativa realizada com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. Na ocasião, o evento traz para o público várias apresentações culturais desta época do ano. O evento será na Casa da Cultura, rua Floriano Peixoto, sn - São José, Recife, no horário das, 13h às 16h. 


Dentre as atrações que compõem a programação do evento, destaque para o grupo de Cavalo Marinho Boi Pintado, da cidade de Aliança, na Mata Norte. Fundado há 28 anos por José Grimário da Silva, o Mestre Grimário, a manifestação é Patrimônio Cultural do Brasil. 


Ao todo, a agremiação reúne cerca de 21 integrantes, que estão divididos entre: rabeca, pandeiro, bagé e mineiro, instrumentos que conduzem a manifestação. Além disso, o brinquedo popular trabalha com os personagens e adereços típicos da brincadeira.  


O Cavalo Marinho é uma dança natalina típica da Zona da Mata Norte.  Seu ritmo é marcado por um sapateado que lembra o galope dos cavalos. São passos rasteiros intercalados de saltos rápidos, para levantar poeira.


A festa tem à frente o Capitão Marinho, que chega a cavalo, usando um apito, que marca o ritmo da música, ordena o início e o término da festa. São apresentadas diversas situações, entre elas, momentos do Reisado e do Bumba-meu-boi, terminando com a morte e ressurreição do boi.


Outra atração convidada é o Bloco Carnavalesco Munguzá de Zuza Miranda & Thaís.  Com seus bonecos gigantes, passistas de frevo e estandarte, o Bloco  promete agitar o local com toda irreverência e cultura do carnaval de Olinda. 


Há 25 anos, o Bloco se reinventa e está sempre pronto para vestir as cores de Pernambuco envolvendo o público de alegria com muito frevo em brasa e muita energia positiva, no melhor Carnaval do Mundo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário