Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Assembleia leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para São Vicente Férrer

Mais de 2 mil atendimentos serão oferecidos pelo projeto ‘Alepe Cuida’. Agendamento começa nesta quarta-feira, dia 18




Nos próximos dias 25 e 26 a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chega ao município de São Vicente Férrer, no Agreste, com o ‘Alepe Cuida', programa itinerante que oferece uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania. Os atendimentos serão realizados das 9h ao meio-dia e das 13h às 16 horas na Rua João Inojosa, S/N, em frente à Secretaria de Educação do município.

Para marcação de exames e consultas, os moradores de São Vicente Férrer podem agendar a partir desta quarta-feira (18/09) pelos fones da central Alepe: (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026. O agendamento segue na quinta (19/09), sexta (20/09), segunda (23/09) e terça-feira (24/09) da próxima semana, sempre em horário de funcionamento da Alepe. 

Serão oferecidos mais de 2 mil atendimentos gratuitos, incluindo consultas médicas, exames, retirada de documentos, orientação jurídica e profissional. 



Oferta de serviços

As especialidades disponíveis para agendamento incluem consultas em ginecologia, dermatologia, mastologia, urologia, nutrição, odontologia e oftalmologia (a partir dos 12 anos), com encaminhamento para tratamento da visão, caso seja necessário. Também serão realizados exames de mamografia e ultrassonografia de mama, abdômen total, endovaginal e próstata para maiores de 15 anos. 


Demanda Espontânea

Além dos serviços agendados, haverá atendimentos por demanda espontânea (sem agendamento), obedecendo a ordem de chegada. Entre esses serviços estão: atendimento jurídicos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), emissão de carteira de identidade pelo Instituto Tavares Buril (levar foto 3x4, certidão de casamento original, certidão de nascimento original e taxa de pagamento com comprovante). 

A retirada da primeira identidade para maiores de 60 anos será isenta de taxa. Haverá, ainda, a correção de registro de nascimento, orientação jurídica pela Defensoria Pública, teste de paternidade, divórcio e pensão alimentícia. 

O Detran-PE é parceiro da Alepe no projeto e oferecerá serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e de boletos para pagamentos. 


Microempresários

Os pequenos empresários de São Vicente Férrer terão atendimento especial pelo ‘Alepe Cuida’ com orientações sobre abertura de Microempreendedor Individual (MEI), consultas e parcelamentos de dívidas, obtenção de créditos junto ao Banco do Nordeste (BNB), além de serviços ofertados pelo Sebrae. 



Autocuidado

Um dos destaques do programa ‘Alepe Cuida’, que será levado à edição em São Vicente Férrer, é ambulatório do pé diabético. A unidade é voltada para atendimento exclusivo de pacientes portadores de complicações provocadas pelo diabetes. 

O ‘Alepe Cuida’ é um programa coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe. Nesta edição, em São Vicente Ferrer, são parceiros da Assembleia o Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, Defensoria Pública, Instituto Tavares Buril, Secretaria de Defesa Social, Detran-PE e Fundação Altino Ventura (FAV).


Serviço:

Projeto ‘Alepe Cuida’

Onde: Rua João Inojosa, S/N (em frente à Secretaria de Educação do município)

Quando: 25 e 26 de setembro 

Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h

Dias de agendamento: 18, 19, 20, 23 e 24 de setembro

Maiores informações e agendamentos pelos fones: (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026, no horário de funcionamento da Alepe (8h às 16 horas). Na sexta-feira o agendamento tem horário reduzido: das 8h às 13h.

Crédito das fotos: Alepe/fotografia


Publicidade


MORRE NO RECIFE O DEPUTADO ESTADUAL JOSÉ PATRIOTA, AOS 63 ANOS

Patriota foi eleito deputado estadual e liderou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos

 

             Imagem de divulgação da Alepe

Esta terça-feira 17/09, Pernambuco amanheceu em luto com a triste notícia do falecimento de José Patriota, aos 63 anos.  Deputado e Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Patriota travava uma batalha contra um câncer de fígado, que vinha enfrentando desde 2018.

      Imagem de divulgação da Alepe

Sertanejo de origem humilde, José Patriota foi passou dificuldades junto à sua família. Foi eleito deputado estadual com 43.586 votos, em 2022 e também liderou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos. Ocupou diversos cargos de liderança, como vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira (dois mandatos).  Seu trabalho à frente da Prefeitura garantiu sua a reeleição com 83% dos votos. 

                                                      
                                                                                                                     Imagem de divulgação da Alepe

 Políticos e autoridades lamentaram o falecimento, emitindo notas de pesar.  “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos. Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida.”, lamentou a governadora, Raquel Lyra.

 

                                 Imagem de divulgação da Amupe

Patriota deixa familiares e uma legião de amigos, colegas e admiradores que lamentam a sua partida precoce. Durante sua gestão à frente da Amupe, José Patriota foi reconhecido pelo seu comprometimento com a defesa dos interesses dos municípios pernambucanos e o fortalecimento da gestão pública nos municípios do estado. Patriota trabalhou no sindicato e como assessor da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco - Fetape, com agricultores, especialmente em tempos de seca. Essas experiências deram o levaram a entrar na luta pelos menos favorecidos e contribuir para o desenvolvimento das áreas rurais e urbanas de Pernambuco.

    Imagem de divulgação da Alepe

O legado deixado por José Patriota será lembrado por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele e de compartilhar de sua dedicação e empenho em prol do desenvolvimento municipal. Neste momento de reflexão e saudade, toda a equipe do  Blog do Repórter que chega, lamenta essa perda irreparável e se solidariza com os familiares.  O velório será em Afogados da Ingazeira, no Sertão, local onde ele amava estar, ficar e permanecer. 


Direto da Redação: Tânia Lima.


domingo, 15 de setembro de 2024

Gilberto Barbosa visita governadora Raquel Lyra para agradecer obras e faz convite para celebração dos 35 anos da Comunidade Obra de Maria

Reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas



O fundador da Comunidade Católica Obra de Maria, Gilberto Barbosa, visitou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice-governadora, Priscilla Krause, para agradecer pelo atendimento às solicitações feitas em janeiro deste ano pela comunidade: a pavimentação da estrada de Penedo e a instalação de iluminação no trecho entre a Arena Pernambuco e a estação de metrô Cosme e Damião. Durante o encontro, Gilberto convidou a governadora e a vice para a celebração dos 35 anos da Obra de Maria, que acontecerá em janeiro de 2025, na Arena de Pernambuco e no Centro de Convenções de Pernambuco.

“Essas obras foram rápidas e muito importantes para a nossa comunidade”, destacou Gilberto. Durante o encontro no Palácio do Campo das Princesas, Gilberto enfatizou a importância do turismo religioso para o desenvolvimento do Estado. “É fundamental o investimento do poder público nesses lugares que movimentam os fiéis e mantenha esses locais acessíveis para os peregrinos, pois são pontos de fé, cultura e história que atraem pessoas de todas as partes do país”, afirmou Gilberto.

O fundador da Obra de Maria citou pontos turísticos de grande relevância para os fiéis, como o Santuário de São Severino dos Ramos, em Paudalho, que é rota de fé para milhares de romeiros e reconhecido como patrimônio cultural, religioso e imaterial do estado. Gilberto também mencionou o Sítio Guarda, em Pesqueira, onde, em 1936, houve uma aparição da Virgem Maria, tornando o local um importante centro de peregrinação.


Caruaru


Outro ponto destacado foi o Santuário de Frei Damião, em Caruaru, cidade onde a governadora Raquel Lyra foi prefeita por dois mandatos. O frade capuchinho, amplamente querido e popular no interior do Estado, atraiu multidões por onde passou, tornando a criação deste santuário um marco importante para o turismo religioso, não só no Nordeste, mas em todo o Brasil.

Ainda no encontro, foi falado também sobre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho, que vai abrigar a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, com 45 metros de altura. Além disso, Gilberto destacou um novo projeto: a construção de uma grande igreja em frente à Arena Pernambuco, dedicada a São João Paulo II, com capacidade para 1.500 pessoas, uma obra moderna que fortalecerá ainda mais o turismo religioso no Estado.

A governadora Raquel Lyra reafirmou seu compromisso com o investimento no turismo religioso e informou ao fundador da Obra de Maria que já estava acompanhando o andamento de alguns desses projetos citados por Gilberto Barbosa. Ao lado da vice-governadora Priscilla Krause, ambas se comprometeram a dar celeridade ao processo, reforçando a importância desses investimentos para o crescimento de Pernambuco como destino turístico religioso.




Publicidade


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Pós-pandemia impulsiona busca por moradias mais amplas e conectadas à natureza


Trapuá Shopping Park aposta em arquitetura integrada e sustentável para atender novas demandas habitacionais


O cenário pós-pandemia trouxe à tona uma série de mudanças no comportamento das pessoas, especialmente no que se refere às suas moradias. A necessidade de viver em espaços mais amplos, confortáveis e integrados à natureza tem se tornado prioridade, e é exatamente essa tendência que o Trapuá Shopping Park, empreendimento da Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU), busca atender com seu projeto inovador de arquitetura e urbanismo.



Lançado recentemente durante convenção de vendas realizada em Carpina, o Trapuá Shopping Park é um condomínio-clube que oferece casas com ambientes integrados, soluções sustentáveis e áreas de lazer diferenciadas, dentro de um masterplan que promete transformar a Reserva do Trapuá em uma cidade planejada na Mata Norte de Pernambuco.

 

Segundo a arquiteta Iuzi Barbosa, responsável pelo projeto, o foco em integração foi uma escolha estratégica. “Trabalhamos com o conceito de ambientes integrados, como a cozinha e a sala de estar, para criar uma sensação de amplitude. Isso promove um conforto maior, principalmente para famílias que desejam mais flexibilidade e conexão entre os espaços da casa. Além disso, facilita a convivência e o cuidado com as crianças, já que, de qualquer ambiente, é possível visualizar outras áreas da casa”, explica.

 

Outro diferencial do Trapuá Shopping Park está na flexibilidade das plantas das casas, que permite adaptações internas de acordo com as necessidades dos moradores. "O cliente pode optar por ampliar uma suíte ou criar um closet, o que torna o imóvel altamente personalizável", destaca Iuzi.

 

Além da arquitetura inovadora, o projeto reflete a crescente preocupação com a sustentabilidade e o uso inteligente dos recursos. Ventilação cruzada, com portas e janelas estrategicamente posicionadas para maximizar a circulação de ar, e o aproveitamento da luz natural são elementos fundamentais no design das casas. Esses fatores, além de garantirem maior conforto térmico, contribuem para a economia de energia e para um ambiente mais saudável.

 

“Buscamos utilizar materiais contemporâneos e sustentáveis, que além de qualidade, agregam valor ao conceito moderno e funcional das casas”, complementa a arquiteta.

 

A área de lazer é outro destaque, com opções que valorizam o contato com a natureza. O lago artificial, por exemplo, foi incorporado ao projeto como um espaço de convivência, e a piscina com borda infinita cria uma experiência visual que conecta o lago e o ambiente ao redor, simulando uma extensão natural.

 

 “Após a pandemia, houve uma mudança no comportamento das pessoas, que agora valorizam mais áreas abertas, ventiladas e que promovam o bem-estar. Pensamos em cada detalhe para proporcionar essa sensação de liberdade e de integração com a natureza dentro do condomínio”, afirma Iuzi Barbosa.

Condomínio completo

O Trapuá Shopping Park reforça a visão da Petribu Desenvolvimento Urbano de criar empreendimentos que combinam qualidade de vida, sustentabilidade e inovação, adaptando-se às novas exigências dos moradores. Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas ao mercado 104 unidades, incluindo casas térreas (com 3 quartos e 1 suíte), com área de 94,29 metros quadrados, e duplex (4 quartos e 3 suítes), com 144,74 metros quadrados, em lotes individualizados que variam entre 200 e 450 metros quadrados e possuem tipologias de três e quatro quartos, possibilitando se trabalhar diversos tipos de clientes e de plantas.

 

O projeto é uma resposta ao movimento crescente de migração das grandes cidades para áreas mais tranquilas e conectadas com a natureza, sem abrir mão de conforto e segurança. Com portaria 24h, infraestrutura de ponta e áreas comuns que promovem o bem-estar, o Trapuá Shopping Park é uma opção completa para quem busca uma moradia adaptada às novas exigências do mundo pós-pandemia.

 

O preço das casas térreas com três quartos é a partir de R$ 519.684,30 e a de 4 quartos é de R$ 771.824,14, variando de acordo com o tamanho do lote. Na segunda etapa, serão disponibilizadas duas torres residenciais 104 apartamentos de 70 metros quadrados de 3 quartos e uma suíte. Na terceira etapa serão colocadas à venda mais 81 casas, nos mesmos tamanhos e tipologias das unidades disponibilizadas nesta etapa.

 

Sobre a PDU

O espírito de desenvolvedora urbana, aliado ao selo de qualidade Petribu, vem impulsionando a PDU desde 2012 a investir em soluções para a construção de bairros planejados e inteligentes, baseados em alicerces de qualidade de vida, segurança, tecnologia e sustentabilidade. A Reserva do Trapuá deve se transformar no bairro mais desejado na Mata Norte do Estado. A perspectiva é que, com todos os projetos do ecossistema planejados em funcionamento, consolide-se no futuro uma cidade planejada com até 80 mil pessoas.

 

O Shopping Carpina, inaugurado em 2019, é um dos fios condutores para impulsionar os novos negócios na Reserva do Trapuá. Os empreendimentos residenciais lançados até então tiveram grande aceitação no mercado. O loteamento Nova Carpina é um sucesso de vendas, estando com várias casas prontas e outras em construção; o Condomínio Ipês Reserva de Trapuá, o primeiro condomínio-clube da região, foi entregue em maio de 2023 e o Trapuá Shopping Park chega ao mercado trazendo um conceito de moradia inovador, colocando em harmonia os novos estilos de vida.


Publicidade


Mais de 5 mil nordestinas vão receber o diagnóstico de câncer de colo do útero em 2024

Levantamento realizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) na base de estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em alusão à campanha "Setembro em Flor", aponta que 5.280 mulheres dos nove estados da região Nordeste vão ser acometidas esse ano por câncer de colo do útero, doença causada pela infecção pelo HPV e que pode ser prevenida com vacina disponível no SUS. Somando com os outros dois mais comuns tipos de câncer ginecológico - ovário e corpo do útero (endométrio) - são previstos 8.790 novos casos no ano


O câncer de colo do útero é o mais comum entre os tumores ginecológicos, tendo como causa as infecções pelo papilomavírus humano (HPV), em especial dos tipos 16 e 18, para os quais há vacina disponível, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, seguem elevadas as taxas de incidência (número absoluto de novos casos) e prevalência (número de casos para cada 100 mil pessoas) entre as mulheres dos nove estados da região nordeste. A estimativa é que 5.280 nordestinas tenham recebido o diagnóstico de câncer de colo do útero até o final de 2024.

Há uma variabilidade entre os estados no Nordeste. A maior prevalência de câncer de colo uterino é observada no Maranhão, com 21,13 casos para cada 100 mil sergipanos, já a Paraíba apresenta a menor taxa com 10,50 casos a cada 100 mil habitantes.  Na Bahia são esperados mais de 1.150 novos casos de câncer de colo de útero esse ano seguido de Ceará com 1.030 casos. O levantamento, que foi feito pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) na base de estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um alerta alusivo à campanha Setembro em Flor, de conscientização sobre câncer ginecológico.

“A partir da análise dos dados epidemiológicos é possível identificar onde estão importantes gargalos e, com isso, direcionar melhor as políticas de saúde. Vemos, por exemplo, o quanto a alta prevalência no Maranhão requer atenção das autoridades, assim como o elevado número absoluto de casos no estado da Bahia e no Ceará também é preocupante”, ressalta a oncologista clínica Aknar Calabrich, da Comissão de Ética do Grupo EVA e titular da Clínica AMO, da Bahia.

Somando a incidência de câncer de colo do útero com os outros dois tipos mais comuns de cânceres ginecológicos (corpo do útero/endométrio e ovário), são esperados 8.790 novos casos em 2024 entre as nordestinas. Sergipe registra a maior prevalência de câncer de endométrio (6,29 casos para cada 100 mil), enquanto a maior prevalência de câncer de ovário é observada em Pernambuco (7,24). Lá são esperados 450 novos casos de câncer de ovário e 260 novos casos de câncer de endométrio esse ano, números que só ficam atrás da Bahia.

Em todo o país, o câncer ginecológico é um dos mais incidentes nas mulheres, sendo que os três órgãos do sistema reprodutor feminino mais acometidos por tumores malignos somam 32,1 mil novos casos anuais, representando 13,2% de todos os casos de câncer diagnosticados nas brasileiras. Do total de mulheres do país que recebem, anualmente, o diagnóstico de algum câncer ginecológico, a maioria apresenta tumores de colo do útero: são aproximadamente 17 mil novos casos previstos para 2024. Em seguida está o câncer de corpo do útero (endométrio) com 7.840 casos, seguido por câncer de ovário com 7.310 casos. O câncer de ovário é o tipo de tumor mais mortal entre os ginecológicos e frequentemente descoberto em estágio avançado. Outros dois tipos, câncer de vulva e vagina, também entram nesse grupo, mas para eles não há dados nacionais oficiais de novos casos por ano.


CÂNCER DE COLO
 DO ÚTERO (região Nordeste)


INCIDÊNCIA
(número de novos casos em 2024)


PREVALÊNCIA
(número de casos para cada
100 mil pessoas / taxa ajustada)

Alagoas

370

18,54

Bahia

1160

11,84

Ceará

1030

13,97

Maranhão

800

21,13

Paraíba

290

10,50

Pernambuco

770

12,14

Piauí

360

15,23

Rio Grande do Norte

280

12,06

Sergipe

220

13,85

TOTAL

5.280

 

 


CÂNCER DE CORPO DO ÚTERO (ENDOMÉTRIO)

(região Nordeste)

 


INCIDÊNCIA
(número de novos casos em 2024)


PREVALÊNCIA
(número de casos para cada
100 mil pessoas / taxa ajustada)

Alagoas

90

4,89

Bahia

490

4,89

Ceará

210

3,41

Maranhão

120

3,75

Paraíba

130

4,18

Pernambuco

260

3,96

Piauí

60

2,86

Rio Grande do Norte

100

4,13

Sergipe

90

6,29

TOTAL

1.550

 

 


CÂNCER DE OVÁRIO

(região Nordeste)

 


INCIDÊNCIA
(número de novos casos em 2024)


PREVALÊNCIA
(número de casos para cada
100 mil pessoas / taxa ajustada)

Alagoas

110

5,54

Bahia

460

5,01

Ceará

350

6,22

Maranhão

140

4,24

Paraíba

150

5,35

Pernambuco

450

7,24

Piauí

100

5,12

Rio Grande do Norte

130

5,51

Sergipe

70

5,09

TOTAL

1.960

 

Fonte: Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológico (EVA) em levantamento feito na base de Estimativas para 2023-2025 do Instituto Nacional de Câncer (INCA)

SETEMBRO EM FLOR - A campanha “Setembro em Flor” foi criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). A partir desse movimento, em 29 de novembro de 2023 a deputada Renilce Nicodemos (MDB/PA) apresentou o Projeto de Lei 5782-2023, para incluir no calendário nacional a campanha “Setembro em Flor”, para conscientização sobre os tumores ginecológicos durante o nono mês do ano.

O símbolo da campanha é uma flor, com pétalas de diferentes cores, sendo que cada cor representa um dos cinco tumores ginecológicos (colo uterino, corpo uterino, ovário, vulva e vagina). A flor é um símbolo de vida, pureza, feminilidade, fertilidade, o que representa bem a mulher. A campanha, idealizada há quatro anos pela oncologista clínica Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, diretora do EVA e coordenadora de Advocacy, explica que a ação surgiu de uma carência de conhecimento da população brasileira sobre os tipos de câncer que acometem o aparelho reprodutor feminino.  Pelo segundo ano consecutivo, a atriz Marieta Severo será a madrinha da campanha. 

“É de extrema importância que a campanha ajude as mulheres a se mobilizarem para a prevenção e o diagnóstico precoce por meio do exame de Papanicolau e a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV)” alerta a oncologista clínica e vice-presidente do EVA, Graziela Zibetti Dal Molin. O exame de Papanicolau e a vacina contra HPV estão disponíveis e acessíveis na rede pública. Alguns cânceres podem ser silenciosos, assim é válida a conscientização para um rastreio controlado por meio de exames de rotina, como o preventivo no câncer de colo de útero, enquanto outros podem dar sintomas precoces como sangramento anormal no caso do câncer de endométrio levando a procurar assistência médica. Nesse sentido, promover educação e ensino em câncer ginecológico é um dos focos do grupo, que busca trabalhar em parceria com outras associações médicas e não médicas para melhor assistência à paciente com câncer ginecológico.

A campanha “Setembro em Flor” de 2024, que tem a atriz Marieta Severo como madrinha pelo segundo ano consecutivo, traz o tema “Há vida além do câncer”. “Nosso objetivo é oferecer o máximo de conhecimento para a população e, para isso, preparamos muitas ações para o mês de setembro e em diferentes formas de comunicação como: episódios de podcast nas plataformas digitais e no canal do Youtube do EVA, cartilhas educativas, infográficos e ações de vacinação e estímulo a realização dos exames de prevenção”, afirma o gineco-oncologista e presidente do Grupo EVA, Glauco Baiocchi Neto.

IMUNIZAÇÃO NO SUS CONTRA HPV

A vacina contra o vírus HPV é recomendada para as crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 9 a 14 anos; pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, em tratamento de câncer, submetidas a transplantes, com imunodeficiência primária ou erro inato da imunidade, pessoas imunocompetentes de 9 a 45 anos vítimas de violência sexual. O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que em 90% dos casos é contraído por meio do contato sexual, genital ou oral. O HPV é tão comum que afeta quase 80% das pessoas sexualmente ativas. A maioria das pessoas contaminadas conseguem eliminar o vírus nos primeiros dois anos após contágio, entretanto, uma parcela da população acaba cronificando essa infecção dando origem as verrugas e cânceres, a depender do subtipo do HPV infectante.

Além de representarem a causa de câncer de colo do útero - o tumor ginecológico mais incidente nas mulheres brasileiras - os HPVs oncogênicos também estão associados com outros tipos de tumores malignos. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, o número de casos de câncer associados ao HPV por tipo de câncer é de 75% para câncer de vagina, vulva (69%), pênis (63%), ânus (91%) e orofaringe/garganta (70%).

“É fundamental que tanto as mulheres, quanto os homens, de todos os grupos preconizados, recebam as doses da vacina. Desta forma, é quebrada toda a cadeia de transmissão e, assim, são prevenidos diferentes tipos de câncer”, ressalta Andréa Paiva Gadêlha Guimarães.

Sintomas de alerta dos tumores ginecológicos - Os cânceres ginecológicos podem se manifestar de diferentes formas. Em estágios iniciais, podem ser assintomáticos, mas é importante ficar alerta a alguns sintomas persistentes, que necessitam de investigação, como: 

Sangramento vaginal fora do ciclo menstrual;
Sangramento vaginal na menopausa;
Sangramento vaginal após a relação sexual;
Corrimento vaginal incomum;
Dor pélvica;
Dor abdominal;
Dor nas costas;
Dor durante a relação sexual;
Abdômen inchado;
Necessidade frequente de urinar;
Lesão na vulva ou vagina;
Coceira persistente em vulva ou vagina;
Alteração do ritmo intestinal.

Diagnóstico de câncer ginecológico - Em caso de suspeita de câncer ginecológico é necessário realizar uma série de exames minuciosos para definir o histórico correto da paciente e chegar ao diagnóstico preciso, tais como: ultrassom; radiografia; tomografia computadorizada; ressonância magnética; tomografia por emissão de pósitrons. Após esses exames é necessário que seja feita uma biópsia, para confirmar o diagnóstico. É fundamental que as mulheres estejam cientes dos sinais e busquem avaliação médica regularmente, permitindo assim o diagnóstico precoce, que pode fazer diferença no tratamento e na sobrevida.

Sobre o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) – O EVA é uma associação sem fins lucrativos, atualmente presidida pelo ginecologista oncológico Glauco Baiocchi Neto, gestão de 2022-2024, composta em sua maioria por médicos, com missão de combate ao câncer ginecológico, com foco na educação, pesquisa e prevenção, promovendo apoio e acolhimento às pacientes e aos familiares.



Publicidade


Pós-pandemia impulsiona busca por moradias mais amplas e conectadas à natureza

Trapuá Shopping Park aposta em arquitetura integrada e sustentável para atender novas demandas habitacionais


O cenário pós-pandemia trouxe à tona uma série de mudanças no comportamento das pessoas, especialmente no que se refere às suas moradias. A necessidade de viver em espaços mais amplos, confortáveis e integrados à natureza tem se tornado prioridade, e é exatamente essa tendência que o Trapuá Shopping Park, empreendimento da Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU), busca atender com seu projeto inovador de arquitetura e urbanismo.

Lançado recentemente durante convenção de vendas realizada em Carpina, o Trapuá Shopping Park é um condomínio-clube que oferece casas com ambientes integrados, soluções sustentáveis e áreas de lazer diferenciadas, dentro de um masterplan que promete transformar a Reserva do Trapuá em uma cidade planejada na Mata Norte de Pernambuco.

Segundo a arquiteta Iuzi Barbosa, responsável pelo projeto, o foco em integração foi uma escolha estratégica. “Trabalhamos com o conceito de ambientes integrados, como a cozinha e a sala de estar, para criar uma sensação de amplitude. Isso promove um conforto maior, principalmente para famílias que desejam mais flexibilidade e conexão entre os espaços da casa. Além disso, facilita a convivência e o cuidado com as crianças, já que, de qualquer ambiente, é possível visualizar outras áreas da casa”, explica.

Outro diferencial do Trapuá Shopping Park está na flexibilidade das plantas das casas, que permite adaptações internas de acordo com as necessidades dos moradores. "O cliente pode optar por ampliar uma suíte ou criar um closet, o que torna o imóvel altamente personalizável", destaca Iuzi.

Além da arquitetura inovadora, o projeto reflete a crescente preocupação com a sustentabilidade e o uso inteligente dos recursos. Ventilação cruzada, com portas e janelas estrategicamente posicionadas para maximizar a circulação de ar, e o aproveitamento da luz natural são elementos fundamentais no design das casas. Esses fatores, além de garantirem maior conforto térmico, contribuem para a economia de energia e para um ambiente mais saudável.

“Buscamos utilizar materiais contemporâneos e sustentáveis, que além de qualidade, agregam valor ao conceito moderno e funcional das casas”, complementa a arquiteta.

A área de lazer é outro destaque, com opções que valorizam o contato com a natureza. O lago artificial, por exemplo, foi incorporado ao projeto como um espaço de convivência, e a piscina com borda infinita cria uma experiência visual que conecta o lago e o ambiente ao redor, simulando uma extensão natural.

“Após a pandemia, houve uma mudança no comportamento das pessoas, que agora valorizam mais áreas abertas, ventiladas e que promovam o bem-estar. Pensamos em cada detalhe para proporcionar essa sensação de liberdade e de integração com a natureza dentro do condomínio”, afirma Iuzi Barbosa.

Condomínio completo

O Trapuá Shopping Park reforça a visão da Petribu Desenvolvimento Urbano de criar empreendimentos que combinam qualidade de vida, sustentabilidade e inovação, adaptando-se às novas exigências dos moradores. Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas ao mercado 104 unidades, incluindo casas térreas (com 3 quartos e 1 suíte), com área de 94,29 metros quadrados, e duplex (4 quartos e 3 suítes), com 144,74 metros quadrados, em lotes individualizados que variam entre 200 e 450 metros quadrados e possuem tipologias de três e quatro quartos, possibilitando se trabalhar diversos tipos de clientes e de plantas.

O projeto é uma resposta ao movimento crescente de migração das grandes cidades para áreas mais tranquilas e conectadas com a natureza, sem abrir mão de conforto e segurança. Com portaria 24h, infraestrutura de ponta e áreas comuns que promovem o bem-estar, o Trapuá Shopping Park é uma opção completa para quem busca uma moradia adaptada às novas exigências do mundo pós-pandemia.

O preço das casas térreas com três quartos é a partir de R$ 519.684,30 e a de 4 quartos é de R$ 771.824,14, variando de acordo com o tamanho do lote. Na segunda etapa, serão disponibilizadas duas torres residenciais 104 apartamentos de 70 metros quadrados de 3 quartos e uma suíte. Na terceira etapa serão colocadas à venda mais 81 casas, nos mesmos tamanhos e tipologias das unidades disponibilizadas nesta etapa.

Sobre a PDU

O espírito de desenvolvedora urbana, aliado ao selo de qualidade Petribu, vem impulsionando a PDU desde 2012 a investir em soluções para a construção de bairros planejados e inteligentes, baseados em alicerces de qualidade de vida, segurança, tecnologia e sustentabilidade. A Reserva do Trapuá deve se transformar no bairro mais desejado na Mata Norte do Estado. A perspectiva é que, com todos os projetos do ecossistema planejados em funcionamento, consolide-se no futuro uma cidade planejada com até 80 mil pessoas.

O Shopping Carpina, inaugurado em 2019, é um dos fios condutores para impulsionar os novos negócios na Reserva do Trapuá. Os empreendimentos residenciais lançados até então tiveram grande aceitação no mercado. O loteamento Nova Carpina é um sucesso de vendas, estando com várias casas prontas e outras em construção; o Condomínio Ipês Reserva de Trapuá, o primeiro condomínio-clube da região, foi entregue em maio de 2023 e o Trapuá Shopping Park chega ao mercado trazendo um conceito de moradia inovador, colocando em harmonia os novos estilos de vida.


Publicidade


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Conservatório Pernambucano de Música realiza Festival de Música Clássica

Evento acontece de graça no Teatro de Santa Isabel

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) realiza, nas noites do sábado (14) e do domingo (15), o Festival de Música Clássica, um evento que visa celebrar a tradição musical europeia em um dos mais prestigiados espaços culturais do estado: o Teatro de Santa Isabel. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada uma hora antes de cada evento na bilheteria do teatro, que fica no Centro do Recife.

O evento oferecerá aos amantes da música clássica uma programação variada, destacando composições clássicas, que vão desde compositores renomados da tradição ocidental até obras de novos compositores contemporâneos. “Será um momento muito especial para a gente poder apreciar com mais profundidade a música clássica”, destaca a gerente geral do CPM, Janete Florêncio.

No sábado, às 19h, o jovem pianista Luís Felipe Oliveira subirá ao palco com um recital dedicado a compositores do período romântico. Ele interpretará obras de Franz Liszt e Frédéric Chopin, cuja música é conhecida por sua profunda expressão emocional e inovação técnica no piano.

Já no domingo, às 18h, será a vez do Coro de Câmara do Conservatório, sob a regência da professora Mônica Muniz e com acompanhamento do pianista Jetro Rodrigues. O grupo apresentará árias e coros de óperas renomadas, incluindo obras de Giuseppe Verdi, Georges Bizet e Gaetano Donizetti, prometendo uma performance inesquecível do universo operístico.

“Franz Liszt e Frederic Chopin, cujas obras serão interpretadas por Luís Felipe Oliveira,  têm como principal característica esse contato mais profundo com a expressão humana, como amor, paixão, melancolia, de uma forma muito subjetiva, e usaram o piano como principal meio de expressar suas ideias. Já o Coro de Câmara irá nos brindar com clássicos do universo operístico. Será um momento mágico”, diz Janete.



Publicidade


Friskies® Miau-dota 2024: Evento em Recife une diversão e amor aos pets, com 60 gatinhos adotados

Parceria entre a marca e a ONG Anjos do Poço transforma o Shopping Rio Mar em um ponto de encontro para cat lovers, celebrando adoções responsáveis e atividades para toda a família


Na terceira edição do evento “Friskies® Miau-dota”, promovido pela Purina® no Shopping Rio Mar, em Recife, o clima de festa contagiou tanto os visitantes quanto os novos adotantes. Durante quatro finais de semana, de sexta a domingo, o espaço se transformou em um verdadeiro lar temporário para gatinhos resgatados, que encontraram novas famílias em um ambiente repleto de diversão e boas energias. A ação resultou na adoção de 60 felinos, reforçando o compromisso da marca com a adoção responsável e o bem-estar animal. Realizada em parceria com a ONG Anjos do Poço, a iniciativa foi projetada para oferecer uma experiência completa às famílias, combinando a adoção de gatos com atividades interativas que destacaram o amor pelos pets e a conexão entre humanos e animais. 

Com atrações planejadas para todas as idades, o evento ofereceu experiências únicas: no Catfé, os adultos puderam saborear deliciosas bebidas de Nescafé Dolce Gusto e chocolates Garoto, enquanto as crianças se divertiam na KidCat, uma área lúdica onde se transformavam em gatinhos por um dia. Cada adoção foi celebrada com um kit especial da Purina® Friskies®, contendo ração, petiscos e outros mimos para dar as boas-vindas aos novos membros da família. O espírito solidário também esteve presente, com a marca incentivando a doação de alimentos para pets pelos visitantes, arrecadando mais de 1.400 refeições. Como compromisso adicional, a Nestlé triplicará essa quantidade, totalizando cerca de 4.200 refeições doadas para a ONG Anjos do Poço. 

O Friskies® Miau-dota 2024 mostrou que adotar é um ato de amor e que o cuidado com os pets pode – e deve – ser divertido! “Com a adoção de gatos e o apoio a ONGs locais, o Friskies Miau-dota reafirma nosso compromisso em transformar vidas — tanto dos animais quanto de seus futuros tutores. Ver tantas famílias encontrarem seus novos amigos reforça nossa convicção na relevância de ações como essa. Queremos continuar inspirando mais pessoas a se engajarem nessa causa", destaca Vitor Di MarcoGerente de Marketing de Purina®

A ação foi idealizada, planejada e desenvolvida pela agência Estalo, que buscou criar uma experiência única e totalmente personalizada para o público amante de gatos.“Esse é o terceiro ano consecutivo que atuamos com a Friskies nesta campanha de sucesso, e estamos muito animados, pois a ação vai muito além da ativação de marca. Os amantes dos felinos têm gostos muito específicos e amam a temática de gatinho em tudo, por isso, pensamos em ações totalmente personalizadas para eles. A ideia é estabelecer conexões significativas entre a Friskies e os gateiros, promovendo campanhas que tragam benefícios para toda a comunidade. Temos certeza de que muitos gatinhos e famílias terão a oportunidade de se conhecer e iniciar uma nova história juntos”, explica Maíra Holtzsócia-diretora da Estalo

Para mais informações sobre o evento e futuras ações, acompanhe o perfil @FriskiesBR no Instagram. 

 

Sobre Nestlé PURINA®  
Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Nestlé PURINA® está presente em 75 países e mantém uma posição de destaque na produção de alimentos com alto valor nutritivo para cães e gatos. Com extensas pesquisas realizadas desde 1926, a companhia desenvolve com exclusividade estudos como o Life Span, que acompanhou cães por mais de 15 anos com o objetivo de entender a influência da nutrição e da condição física na saúde dos cães durante toda a sua vida. A Nestlé PURINA® tem como principal plataforma manter a saúde física e o bem-estar dos cães e gatos com fórmulas adequadas à condição corporal, idade e estilo de vida, garantindo uma vida mais longa e saudável aos animais. No Brasil, segundo colocado no ranking mundial de população de cães e gatos, a PURINA® oferece uma linha diversificada, com 7 marcas de produtos para cães e 5 marcas de produtos para gatos. A empresa conta com uma fábrica em Ribeirão Preto (SP) e sua distribuição tem atuação em todo o território nacional.  

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.


Publicidade


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Caso raro de gestação durante quimioterapia e hemodiálise tem final feliz no HC

Assim que descobriu a gravidez, paciente recebeu acompanhamento das equipes da Nefrologia, do Pré-Natal de Alto Risco e da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia
 


“Estou sendo muito bem tratada no Hospital das Clínicas da UFPE desde o início do tratamento. Só tenho a agradecer pela minha saúde, pela gravidez e pelo parto tranquilos que tive, mesmo eles sendo de alto risco devido ao meu quadro de saúde”. O relato da comerciante Fernanda Almeida, de 33 anos, poderia ser mais um entre tantos que são postados diariamente no Instagram do HC, na Ouvidoria ou simplesmente ditos em tom de gratidão aos profissionais do hospital. Mas, além disso, é um exemplo de como a integração das equipes de assistência e de como o cuidado podem fazer a diferença para um caso raro ter um final bem-sucedido. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
Fernanda trata um linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer hematológico, há cinco anos no HC. Por causa da toxicidade da quimioterapia, apresentou alteração da função renal e iniciou hemodiálise em janeiro de 2021 também no HC. Por causa da diálise, as pacientes costumam ter alterações no ciclo menstrual (como suspensão ou irregularidade) e a possibilidade de gestação é cerca de 100 vezes menor em comparação com a população geral.
 
“Só descobri que estava grávida com 24 semanas, já que não estava mais menstruando por causa da hemodiálise. Entrei em choque com a surpresa. Sempre quis ser mãe, mas o meu plano era ter filho só depois de me curar do linfoma. Mas Deus sabe o que faz e hoje tenho Rhadassa nos meus braços. Em 20 de agosto (com 37 semanas de gestação), dei entrada na maternidade do HC por volta das 12h30 e, às 17h, ela já tinha nascido de parto normal, de forma bem tranquila”, conta a mamãe de primeira viagem.
 
A nefrologista do HC Rafaella Barros, médica assistente de Fernanda na diálise, explica que o caso exigia uma série de cuidados. “Além da doença renal, ela também estava com o linfoma em atividade e tinha histórico de tromboses. Como o diagnóstico da gestação foi feito no segundo trimestre, com 24 semanas, iniciamos um acompanhamento imediato conjunto entre a Nefrologia, o Pré-Natal de Alto Risco e a Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do HC”, comenta a médica. 
 
Tamanho cuidado se refletiu numa gestação e num parto sem complicações, com mãe e filha recebendo alta logo nos primeiros dias. “Para minimizar os riscos de prematuridade, baixo peso ao nascer, pré-eclâmpsia/eclâmpsia, trombose e outras condições que aumentam a morbimortalidade materna e fetal, foram realizados ajustes em medicamentos e aumento no tempo de diálise. Foi fundamental o comprometimento da própria paciente, que é muito responsável, e da nossa equipe de enfermagem. Mantivemos também contato permanente com Thiago Saraiva, o obstetra da primeira consulta de Fernanda até o parto”, relata Rafaella Barros.
 
Outro ponto de atenção durante o pré-natal foi a necessidade de uma sessão de quimioterapia na reta final de gestação. Também bem-sucedida. “Os profissionais do HC avaliaram e estudaram todos os riscos, me explicaram direitinho e realizamos essa sessão com uma droga nova, que, graças a Deus, não teve nenhum efeito colateral. Não senti enjoo nem cansaço”, relata Fernanda Almeida.
 
Após o parto, Fernanda segue realizando a hemodiálise, agora retornando ao padrão anterior, com menos sessões. Simultaneamente, ela e a equipe da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia monitoram os efeitos da nova quimioterapia sobre o linfoma. “Me sinto bem, feliz, confiante no tratamento e realizada pela minha filha”, afirma a mamãe de Rhadassa.


Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicidade